Developer: Codemaster
Plataforma: PlayStation 4, PC, Xbox One
Data de Lançamento: 26 de Fevereiro de 2019

Quatro anos após o lançamento do primeiro jogo Dirt Rally, lançado inicialmente para PC, eis que surge esta nova versão. Digo versão porque desde o inicio deste novo jogo da Codemaster nota-se logo uma grande semelhança ao seu antecessor. Isso é mau?, NÃO!!!! – porque quem jogou ou conhece Dirt Rally sabe e reconhece a sua qualidade. Para grande parte dos jogadores que apreciam simuladores de Rally este foi o rei desta categoria.

Passando agora para o recém chegado, Dirt Rally 2.0 consegue destronar o seu antecessor do pódio. Mesmo com uma tarefa bastante árdua em melhorar um jogo que teve um sucesso gigante, a Codemaster superou esse desafio com distinção. Apesar de o jogo estar brilhante, devo já dizer que para quem quer jogar Dirt Rally 2.0 terá de ter a noção que este é um verdadeiro simulador, daí não ser um jogo para todo o tipo de jogadores.

Se nunca jogaste nenhum simulador de Rally e Rallycross este é sem dúvida uma excelente escolha, mas deixo já um aviso, no início, poderás ter alguma dificuldade em adaptar-te, mas com o decorrer das provas verás essa dificuldade a desaparecer. Mesmo que não estejas a adaptar-te ao estilo de simulação há algo que te poderá ajudar bastante. Por predefinição todas as ajudas estão desligadas como controlo de tracção ou até mesmo a ajuda na travagem. Essas ajudas podem ser ligadas e verás que as provas fiaram bem mais fáceis. Já que estamos a falar em dificuldade, também é importante frisar que poderás diminuir o desempenho dos adversários (Inteligência Artificial). Isso faz com que o tempo de prova dos pilotos IA aumente, tornando assim a probabilidade do teu tempo de prova seja inferior.

Para que o teu tempo de prova seja positivo também terás de ter uns reflexos apurados e alguma técnica, porque não basta acelerar. As físicas do jogo estão eximias no que toca a realismos, também muito devido ao motor de jogo, EGO. Este é também utilizado em outros grandes jogos automobilísticos na vertente simuladora, tais como F1 (também desenvolvidos pela Codemaster). Para além da técnica e dos reflexos tens que ter um bom sentido de gestão do carro, por exemplo o tipo de pneus que usas, a quantidade de pneus suplentes que queres levar no carro para poder substituir durante a competição, quantos mais pneus levares, mais pesado o carro fica e consequentemente perde potência na aceleração, algo precioso já que neste tipo de provas todos os segundos são preciosos.

Para não perderes esses segundos fundamentais é preciso um extremo cuidado na condução, bater em árvores ou rochedos será a “morte do artista”, verás os segundos a passarem com o teu carro passado, e mesmo após voltares à pista a performance deste nunca mais será a mesma. Além disso não é só a performance que ficar afectada, a estética do próprio veículo também se altera e com um grande realismo. Para esses danos não acontecerem tens um grande apoio sentado ao teu lado, para ser mais especifico, o teu co-piloto. Ele será uma ajuda fundamental, informar-te-á das próximas curvas e até nos diz como as deves fazer. Esta ajuda é bastante útil para teres bons tempo e qualificares em boas posições, mas estas dicas só funcionam em modo Rally. Em provas de Rallycross o co-piloto é inexistente.

Como já referi existem dois tipos de provas, Rally e Rallycross, e estas provas podem ser jogadas nos dois modos de jogo que vais encontrar: o modo My Team e o Freeplay. Começando pelo Freeplay, tal como o nome indica é um modo livre que tem quatro tipos corridas, Historic são um conjunto de campeonatos já existentes em que podes competir com os carros que marcaram as provas de Rally , também existe o modo FIA Word Rallycross Championship que é o campeonato de Rallycross, mas caso não gostares deste campeonato podes criar um à tua medida no modo Custom. Para finalizar o clássico dos jogos de corrida o Time Trial, como já estamos habituados, terás de superar a meta de tempo que é apresentada.

O My Team é um modo em que geres uma equipa de Rally e de Rallycross e ao longo das provas poderás fazer upgrades aos teus carros, comprar outros veículos e mexer na tua equipa, contratando novos mecânicos, co-pilotos, etc.. Para fazeres upgrades aos carros precisas de ganhar experiência, algo que consegues no fim de cada prova. Existem também as moedas virtuais, e essas são ganhas após terminares o campeonato. Estas ultimas servem para comprar novos carros e novos membros para a tua equipa. Este modo é sem duvida o modo mais cativante mesmo sendo o mais desafiante. Convém referir também que é no Freeplay que podes aumentar ou diminuir a performance da IA, o que não acontece no My Team.

Em Dirt Rally 2.0 poderás conduzir cerca de cinquenta carros em varias pistas espalhadas pelo mundo como em Espanha, Argentina, Nova Zelandia, Polónia entre outros países. Não podemos deixar de mencionar que Portugal também tem uma pista neste jogo. Nas provas de Rallycross poderás conduzir em Montalegre, distrito de Vila Real.

Tecnicamente, Dirt Rally 2.0 está simplesmente alucinante. Os gráficos estão simplesmente soberbos, os pontos que saltaram mais à vista são os efeitos visuais, por exemplo o efeito do pó da pista a voar com o vento, o pó que levantamos com o carro, a água a cair no vidro, ou mesmo os salpicos quando passamos por cima de poças de água. O outro aspecto que eleva mais a qualidade gráfica é os reflexos, apesar de ser algo que possa ser considerado como um pormenor, este “pequeno” pormenor faz muito a diferença e torna o visual do jogo quase real. Os efeitos sonoros é outro aspecto técnico que está praticamente irrepreensível, o som dos motores dos carros está formidável até os ecos foram muito bem elaborados, por exemplo nas competições de Rallycross, que são provas em circuitos fechados o som dos motores ecoa.

Resumindo, a Codemaster está de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido em Dirt Rally 2.0 e elevando a fasquia mais uma vez, porque se o antecessor teve um enorme sucesso, este com toda a certeza terá ainda mais. Honestamente não ficaria chocado que Dirt Rally 2.0 ganhasse o prémio de melhor o jogo de desportos motorizados. Para os adeptos destas modalidades: JOGUEM DIRT RALLY 2.0!!!!!