Developer: Magic Pockets
Plataforma: Nintendo Switch, PS5 e PS4
Data de Lançamento: 29 de Outubro de 2023
Ultimamente parece haver uma crescente necessidade em criar jogos com uma vertente didática e consciente em relação ao ambiente que nos rodeia. Já experimentei vários jogos deste ramo e sinceramente é um novo tipo de jogo que me tem agradado imenso.
Em Dolphin Spirit encontramos uma mistura entre simulador, lifestyle, aventura e ainda educação, e, embora pareça ser uma mistura estranha, esta resulta muito bem. Aqui temos um jogo de aventura e exploração com um grande foro ecológico, onde somos relembrados do quão importante são os pequenos gestos e que todos nós podemos fazer a diferença no nosso planeta. Este jogo, logo desde os primeiros minutos, consegue mostrar de forma extraordinária o impacto da poluição em toda a vida marinha e os seus ecossistemas.
O jogo foi cuidadosamente criado em conjunto com peritos da associação CETASEA que se focaram em criar santuários para animais marinhos. E que bela Ode à ecologia temos neste jogo.
Dolphin Spirit: Ocean Mission começa com a nossa personagem principal a ir visitar o seu avô na ilha de Maupiroa para passar umas férias relaxantes. No entanto, as férias seriam tudo menos relaxantes, pois quando chegamos à ilha deparamo-nos com uma tempestade que espalhou lixo por todo o lado e causou um caos ecológico na ilha, tanto dentro como fora de água.
Após este evento, todos os habitantes da ilha juntam-se para limpar a ilha e trazer de volta a sua beleza original. Cabe a nós ajudar nessa limpeza seguindo a orientação do avô da nossa personagem que parece ter um conhecimento muito mais profundo do que deixa passar a primeira vista. Ao mesmo tempo que tudo isto decorre vamos descobrindo mais sobre a história da ilha, dos seus habitantes e de todos os animais que nela habitam.
O modo de jogo é muito simples: é-nos dado acesso a uma área do mapa em que temos de limpar e completar as tarefas que nos são dadas (como arranjar objetos ou salvar animais que se encontram em perigo) e assim que terminarmos tudo uma nova área abrir-se-á.
Apesar de muito simples, este modo de jogo é perfeito para pessoas que gostam de completar tudo, porque em cada área que entramos temos um contador de lixo e à medida que limpamos este contador vai enchendo, sendo que quando fica completo trazemos novos animais a essa área do mapa.
Mas como foi mencionado anteriormente, este jogo não se prende só à ilha,na verdade a parte mais importante da nossa missão é limpar o oceano que se encontra num caos. Para isso, temos a ajuda de um adorável golfinho chamado Keanu. À medida que o jogo progride vamos desbloqueando capacidades místicas que nos permitem desenvolver a relação com Keanu e adquirir novas formas de explorar o Oceano. No entanto, a mística vai ser a mesma, temos que limpar o oceano e ajudar todos os animais marinhos que estejam em apuros.
A par com tudo isto podemos também ir fotografando toda a vida animal e construir um catálogo fenomenal que nos ensina mais sobre os mesmos e a execução de tarefas vai-nos revelando histórias da ilha.
O gameplay é bastante simples e pouco exigente. Este jogo é sem dúvida um daqueles jogos para uma pessoa sentar e desfrutar. Os ambientes do jogo são coloridos e muito bonitos, ótimos para serem apreciados no jogo. No entanto, neste jogo, o objetivo não é ganhar nenhuma competição. Os gráficos não são polidos e apresentam texturas um bocado ríspidas. Apesar disso e como eu não sou uma pessoa muito exigente a esse nível, eu achei o ambiente da ilha e do fundo do oceano bastante envolventes.
Agora, uma área em que Dolphin Spirit brilha com todo o esplendor é, sem dúvida, no que diz respeito ao ambiente sonoro. A música é lindíssima e encaixa-se perfeitamente no jogo. A música mais ritmada está lindamente equilibrada com a parte mais sombria do jogo e ambas encontram-se num balanço perfeito com o que nos é oferecido no jogo.
A nível de comandos de jogo, estes são extremamente acessíveis a quaisquer pessoas, principalmente a crianças que queriam jogar o jogo.
Sinto que toda a gente, desde os mais graúdos aos mais pequenos, podem ganhar algo com este jogo, para além de que nunca é demais relembrar a importância dos oceanos e da sua limpeza. É um verdadeiro “cozy game” que nos envolve e que soube equilibrar bem todos os elementos que oferece.
Apesar de eu ter gostado imenso do jogo, não quer dizer, no entanto, que não consiga reconhecer alguns pontos negativos. E estes prendem-se, na maioria, com o facto de o gameplay ser bastante repetitivo, o que não é muito mau numa primeira vez que se joga, mas que tira bastante valor de replayability. O facto de as tarefas serem muito simples e o jogo não ser muito exigente pode levar algumas pessoas a afastarem-se deste jogo.
Um último ponto negativo que quero evidenciar, só porque gosto de investir nas personagens, é que este jogo não nos deixa criar a nossa própria personagem, sendo que no início do jogo apenas podemos escolher duas personagens, ambas pré-construídas.
No entanto, se és alguém que gosta de jogos simples e calmos e que acima de tudo prime a experiência, então este jogo é sem dúvida para ti.