Developer: Spike Chunsoft
Plataforma: PlayStation 5, PC, Xbox Series X|S
Data de Lançamento: 11 de outubro de 2024
Desde que Dragon Ball entrou nos videojogos, trouxe um impacto profundo nos jogos de luta, muitos se devem lembrar de como a série Budokai Tenkaichi oferecia uma liberdade de movimento incomparável, recriando de forma fiel a intensidade dos combates aéreos e terrestres da obra de Akira Toriyama. Estes jogos não só se tornaram um marco para os fãs da franquia, mas também estabeleceram novos padrões no género, influenciando muitos outros títulos baseados em anime que se seguiram.
Ainda assim, esta foi uma franquia que andou ausente por 15 anos, e finalmente podemos vê-la renascer com Dragon Ball: Sparking! ZERO. Este renascimento não só trouxe de volta uma jogabilidade que muito agrada aos jogadores, mas ainda elevou mais a franquia já que devido ao Unreal Engine 5 conseguiu trazer melhorias, quer no campo gráfico. como nas mecânicas de combate, para oferecer ainda mais fidelidade ao universo de Dragon Ball.
Algo que se destaca desde logo no jogo é a diversidade e profundidade dos modos de jogo, oferecendo uma experiência completa para aos jogadores. O modo Batalha de Episódio (modo história) é, sem dúvida, um dos pontos altos do jogo, permitindo reviver batalhas icónicas dos vários arcos da saga Dragon Ball, como se estivessem a participar diretamente nos episódios do anime. A recriação fiel destes momentos vai além das simples lutas; cada combate é enquadrado por sequências narrativas que nos colocam no centro da ação, acompanhando o desenvolvimento das personagens e os diálogos chave que antecedem ou sucedem cada confronto.
Vale a pena destacar que este modo está organizado por personagens, como Goku, Vegeta, Gohan, Piccolo, Jiren, Future Trunks, Goku Black e Freeza.
Conforme a personagem que escolhemos, revivemos apenas as batalhas em que ele participou, sempre acompanhadas por uma narrativa que nos contextualiza no momento e no arco da história em que nos encontramos. Por exemplo, se estivermos a jogar com Goku na Saga de Namek, só entramos em ação na altura da luta contra Rikum. Todos os eventos anteriores em Namek são apresentados através de narrativa.
Outro ponto que eleva este modo é a forma como integra as transformações e habilidades características de cada personagem, mantendo-se fiel à narrativa do anime. As transformações não são meros upgrades, mas sim momentos decisivos que ocorrem nas circunstâncias certas, refletindo a tensão e o desenvolvimento dramático que tornaram as batalhas de Dragon Ball tão inesquecíveis. Ainda assim, o jogo em alguns momentos dá a oportunidade de reescrever a história original. Dar também foco à extensão deste modo, já que faz-nos percorrer toda a história de Dragon Ball Z até ao final de Dragon Ball Super.
Um dos modos mais interessantes é o Modo Batalhas Personalizadas, que permite aos jogadores criar combates totalmente personalizados. Os jogadores podem escolher as personagens que participarão, definir as configurações da luta (incluindo quando cada personagem deve entrar em cena) e ajustar várias regras do combate. Além disso, é possível selecionar o cenário onde a luta ocorrerá e até escolher a música que acompanhará o embate, proporcionando uma experiência única e envolvente. Uma característica distintiva deste modo é que os jogadores podem disponibilizar os seus combates online para outros utilizadores. No entanto, para que um combate seja partilhado, o criador deve primeiro jogá-lo e ter sucesso na luta, garantindo que as batalhas disponíveis tenham um nível de dificuldade equilibrado. Esta funcionalidade oferece uma infinidade de escolhas para quem aprecia este tipo de lutas, permitindo que cada jogador explore as suas próprias estratégias e crie experiências de combate verdadeiramente personalizadas.
Dragon Ball: Sparking! ZERO oferece também um robusto modo online, que expande significativamente a longevidade do jogo. Com um sistema de matchmaking eficiente e modos de batalha competitivos, podemos enfrentar oponentes de todo o mundo em combates intensos e cheios de estratégia. O modo online conta ainda com tabelas de classificação, eventos sazonais e torneios, o que manterá a comunidade ativa e ao mesmo tempo a oferecer desafios constantes. A possibilidade de batalhas com uma vasta seleção de personagens, cada uma com os próprios golpes e transformações, garante que este modo tenha também uma grande variedade e profundidade.
Outros modos de jogo, como o Modo de Torneio e o Modo Treino, também acrescentam valor à experiência geral. No Modo de Torneio, podemos participar em competições inspiradas nos torneios de artes marciais do anime, com combates sucessivos que testam a resistência e as nossas habilidades. O Modo Treino é uma ferramenta essencial para aperfeiçoar técnicas e explorar as combinações de golpes e estratégias de cada personagem, oferecendo uma oportunidade para dominar as complexidades do sistema de combate.
Antes de entrarmos diretamente na jogabilidade, é impossível não referir um dos grandes atrativos do jogo, que é sem dúvida, a vasta quantidade de personagens jogáveis. Para terem uma ideia, são cerca de 180 personagens do universo Dragon Ball que estão presentes no jogo, que vão desde os mais populares e icónicos, como Goku, Vegeta e Freeza, até personagens inesperados e menos conhecidos, como Janemba ou Spopovich. Esta diversidade é sem dúvida um motivo de agrado, já que cada personagem oferece a sua própria jogabilidade e os seus próprios golpes, deixando assim os jogadores explorarem diferentes estilos de luta e estratégias.
Como referi acima, mas não é demais mencionar, cada personagem chega com as suas transformações emblemáticas e habilidades especiais, refletindo fielmente o que acontece no anime. Por exemplo, Vegeta pode transformar-se em diversas formas de Super Saiyan, enquanto Freeza também apresenta as suas várias formas, desde a original até à forma dourada. Estas transformações não se ficam apenas pelo visual, já que alteram as habilidades da personagem em combate, alterando a velocidade e o poder dos ataques.
Um dos pontos mais fortes do jogo é a jogabilidade incrivelmente dinâmica, trazendo uma enorme fluidez aos combates. O sistema de combate permite a execução de combos de forma intuitiva e fluída, proporcionando a melhor sensação que um jogo destes deve dar ao jogador – a sensação de poder. A mecânica de voo livre é uma das características mais marcantes, permitindo que os lutadores se movam livremente pelo cenário, algo que espelha fielmente as batalhas aéreas e intensas do anime. A interação com o ambiente também consegue criar essa sensação, já que certos cenários podem ser destruídos ou utilizados como parte da batalha.
Uma introdução no jogo é o sistema de energia. Agora, antes de escolheremos um ataque especial sabemos quanta energia será gasta por esse ataque. Esta novidade permite-nos utilizar ataques especiais de forma calculada, gerindo a energia de modo a desencadear golpes poderosos no momento certo. Esta funcionalidade oferece-nos uma parte mais estratégica, já que é possível durante a batalha ir gerindo o momento certo de desencadear estes ataques e quais devemos desencadear, consoante a energia que temos.
Ainda assim, é importante dizer que o jogo apresenta uma curva de aprendizagem acima da média. Não se trata de um jogo particularmente difícil, mas a grande quantidade de golpes, combos, defesas, desvios e contra-ataques pode fazer com que os novos jogadores se sintam perdidos. Se for esse o caso, vale a pena experimentar o modo de treino e baixar a dificuldade, pelo menos durante os primeiros combates.
Quanto à componente gráfica, é impossível ficar indiferente, já que a utilização do Unreal Engine 5 conseguiu proporcionar ao jogo gráficos de alta qualidade, tanto nas personagens como nos cenários. O detalhe visual é notável, especialmente nas expressões faciais e nas animações de combate, que capturam a essência frenética das batalhas de Dragon Ball. Os cenários são ricamente elaborados, com uma fidelidade impressionante aos locais icónicos do anime. Lugares como a Arena do Torneio de Artes Marciais e a Cidade do Oeste são recriados com tal precisão que parece que estamos verdadeiramente no universo da série.
Os detalhes também não foram esquecidos, como os ambientes destrutíveis e até os efeitos visuais das explosões, tudo contribui para uma experiência mais autêntica e envolvente. Depois, temos também a movimentação, onde podemos andar pelo cenários de maneira incrível. Quer do ponto de vista estratégico, como do combate em si, a verdade é que o jogo consegue recriar visualmente as batalhas que tanto estamos habituados a ver em Dragon Ball.
A banda sonora é outro ponto alto que contribui para a sua imersão. Com as conhecidas composições épicas a recriarem os ambientes e a atmosfera que testemunhamos ao longo do anime. Nesse aspecto podemos dizer que as músicas acompanham o ritmo das lutas, mantendo-nos constantemente envolvidos. Os efeitos sonoros também merecem destaque, desde o som dos kamehamehas até aos estrondos das lutas, tudo foi cuidadosamente recriado para manter a autenticidade do universo de Dragon Ball. O voice acting também está presente, quer nos momentos das batalhas onde, por vezes, as personagens falam, mas principalmente nos momentos narrativos, sempre com o som original das personagens, que neste caso o áudio pode ser em japonês ou inglês.
Dragon Ball: Sparking! ZERO chegou, viu e venceu, marcando de forma perfeita o “renascimento” da série Budokai Tenkaichi. Se depois de tantos trailers publicados pela Bandai Namco alguém ainda tinha dúvidas, assim que agarrarem no comando vão desfazê-las, já que o jogo está incrível. Os fãs de Dragon Ball certamente não ficarão desiludidos, assim como eu não fiquei. Além disso, parece-me ter ainda mais margem para crescer, já que a maneira como o modo história foi criado, certamente que surgirão mais alguns episódios.