Developer: Electronic Arts
Plataforma: Xbox Series, Xbox One, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC
Data de Lançamento: 27 de Setembro de 2024
Para muitos fãs de futebol, a chegada de uma nova edição do EA Sports FC é um momento quase religioso, um ritual anual que exige a compra imediata e a imersão em várias horas de jogo. Desde a era do FIFA, a franquia da EA tornou-se num pilar da cultura gamer, e essa tradição continua com o EA Sports FC 25. Cada ano traz a promessa de uma experiência futebolística mais autêntica e refinada, com novas funcionalidades que capturam as dinâmicas do desporto rei.
É um jogo sempre aguardado com enorme fervor, e vivido quase como o início de uma nova temporada real do futebol. Com EA Sports FC 25, a EA chega com a promessa de elevar ainda mais a fasquia, prometendo mudanças significativas na jogabilidade, que vão desde a introdução do FC IQ até ao novo modo Rush. Mas será que estas inovações justificam o hype e a lealdade inquebrável dos seus seguidores?
No EA Sports FC 25, a jogabilidade em campo sofreu apenas uma leve afinação, sem que houvesse uma transformação drástica em relação ao FC 24. A base da experiência de jogo permanece bastante familiar, com a principal diferença a ser observada nos pequenos ajustes que melhoram a fluidez e a precisão das mecânicas de jogo. As mudanças são mais refinadas do que revolucionárias, com ênfase em áreas específicas, como o comportamento da IA e a física da bola.
A inteligência artificial recebeu igualmente um update em certos comportamentos, sendo agora mais agressiva defensivamente e tornando mais difícil abusar de passes diretos para avançados em situações de contra-ataque. Nota-se uma melhoria no comportamento dos jogadores em cenários de um-para-um, com uma maior ênfase no físico e na capacidade de pressionar e roubar a bola. Os defesas estão mais eficientes quando controlam os movimentos dos atacantes, embora, pontualmente, ainda possam perder a marcação de maneira frustrante.
Uma das adições mais interessantes é sem dúvida o Simulation Mode. Através das já conhecidas sliders que afectam o gameplay, vamos encontrar dois modos, o clássico, que traz uma jogabilidade mais rápida e arcade; e o Simulation, que visa criar uma experiência ainda mais autêntica de uma partida de futebol. É uma configuração específica e não-personalizável, que traz uma nova dimensão de realismo à jogabilidade. Com uma abordagem mais lenta e estratégica, onde a construção das jogadas e a tática ganham maior protagonismo.
Vale destacar que esta função está disponível exclusivamente nos modos offline, onde os jogadores podem experimentar sem a interferência de outros utilizadores. Por isso mesmo, o Modo Carreira é aquele que provavelmente mais ganha com esta novidade, visto que se pode mesmo aproximar ao máximo do futebol que queremos jogar e enfrentar durante a época, obrigando a um planeamento completamente diferente das outras edições.
O FC IQ é outra das maiores novidades introduzidas no EA Sports FC 25, e tem a intenção de convidar os jogadores a debruçarem-se mais sobre a parte tática e estratégia do jogo. É um sistema que aproxima o jogo de futebol da EA de uma abordagem semelhante ao que se vê em Football Manager. A minha interpretação desta novidade, é que para a generalidade dos jogadores que não davam grande importância à componente estratégica, provavelmente ganharão aqui um interesse extra por esta parte do jogo.
O problema, no entanto, é que para quem já se dedicava a esta vertente mais tática, é claramente um passo atrás. À primeira vista, pode parecer permitir aos jogadores personalizarem e ajustar os comportamentos dos seus jogadores com uma precisão maior do que nas edições anteriores. Porém, isso já era possível fazer manualmente, e esta abordagem mais simplificada dos player roles, retira opções a quem pretende um maior controlo. Nem sempre o que é mais simples é melhor.
A imposição de usarmos formações pré-definidas e a impossibilidade de colocar os jogadores em locais específicos do campo, faz com que fiquemos limitados a um pequeno número de opções. Pior ainda, é terem retirado as instruções individuais, sendo que agora apenas temos disponíveis, no máximo, duas variantes do mesmo role. Isto resulta em que tenhamos comportamentos que correspondem apenas parcialmente ao que desejamos, e temos de ser nós a ajustar-nos às decisões dos jogadores em campo.
Acredito que para a maioria da comunidade seja algo secundário, mas para quem olhava para este aspecto do jogo como algo importante, confesso que desiludiu um pouco; principalmente pela expectativa criada. Tem, contudo, alguns aspectos positivos, nomeadamente na novidade dos laterais invertidos e dos wide playmakers, assim como na possibilidade de podermos ver as áreas de actuação de cada role, além da disposição dos jogadores em campo com bola e sem bola.
E a verdade é que quem antes não dispensava tempo a esta dimensão do jogo, tem aqui todo um novo mundo para descobrir. A ideia por trás dessa funcionalidade é facilitar a adaptação tática deste simulador ao futebol moderno, onde as formações tradicionais já não ditam completamente o papel de cada jogador. Com o FC IQ, é possível criar estratégias avançadas, como ajustar automaticamente as posições dos jogadores durante o jogo, dependendo de se estão a atacar ou a defender.
Por exemplo, numa formação defensiva de quatro jogadores, podemos instruir um lateral para assumir a posição de médio defensivo quando a equipa tem a posse; ou, permitir que um médio-centro actue mais livremente entre a defesa e o ataque, funcionando como um jogador “livre” para distribuir o jogo. Estas decisões são todas definidas antes do jogo começar, mas a sua execução ocorre automaticamente no campo, dependendo da situação.
À parte dos problemas que referi, podemos interpretar como uma inovação no sentido que oferece uma certa autenticidade ao replicar algumas das tendências táticas mais recentes do futebol moderno. Além disso, a implementação do FC IQ pode ser particularmente útil no modo Carreira, onde planear uma equipa a longo prazo e explorar ao máximo as capacidades dos jogadores se torna ainda mais importante. A versatilidade tática permite que os jogadores aproveitem ao máximo as habilidades específicas de cada atleta, ajustando as suas posições para maximizar o impacto no jogo.
O modo Carreira no EA Sports FC 25 introduziu várias melhorias, tornando a experiência mais envolvente para quem gosta tanto da parte de gestão, como a de desenvolvimento de jogadores, com mudanças que ajudam a tornar este modo mais intuitivo e realista. É um dos pilares da franquia e EA Sports FC 25 continua esse legado, proporcionando uma das melhores opções para quem gosta de uma experiência mais imersiva e a longo prazo. E embora as novidades não revolucionem completamente o modo Carreira, conseguem refinar uma fórmula que já era de si popular.
Uma grande mudança é o novo sistema de calendário. Ao contrário das versões anteriores, onde as tarefas diárias estavam espalhadas por diferentes menus, agora tudo está centralizado num layout mais acessível. Este novo sistema permite que os jogadores vejam todas as suas acções diárias num único ecrã, tornando a gestão do dia-a-dia muito mais simples. Isto descomplica a navegação pelas várias responsabilidades que um treinador tem no decorrer de uma temporada, sem perder a complexidade que os jogadores de longa data adoram.
O mercado de transferências no modo Carreira também está melhor e tornou-se mais dinâmico. Os outros clubes estão agora muito mais ativos e envolvidos nas suas próprias negociações, sendo comuns propostas mais realistas. Todavia, ainda existem algumas inconsistências na leitura das negociações, com as exigências dos jogadores a nem sempre serem claras. Apesar disso, o sistema geral de transferências oferece uma maior sensação de realismo, uma vez que os clubes adversários agem com mais proatividade no mercado.
Outra das principais novidades em EA Sports FC 25 é o modo Rush, que oferece uma nova forma de jogar futebol virtual, afastando-se do tradicional 11v11. No Rush, as equipas são reduzidas para um formato de 5v5, o que inclui o guarda-redes. Este modo está disponível tanto para jogar online como offline, e proporciona uma alternativa mais rápida e dinâmica ao estilo de jogo habitual. É uma proposta mais arcade em comparação com o futebol tradicional, e apesar do campo ser um pouco menor do que o normal, não chega ao tamanho reduzido do VOLTA, o qual substituiu.
O gameplay de Rush é mais centrado em transições rápidas, passes curtos e uma maior dependência de posicionamento e recuperação de bola, o que faz com que o ritmo seja bastante diferente e os jogadores possam usufruir de uma abordagem mais básica do jogo. No entanto, ao contrário do que se possa pensar, a menor dimensão das equipas não significa que os golos sejam mais fáceis de marcar, já que mantém o equilíbrio no jogo, e muitas vezes as partidas tornam-se batalhas estratégicas para ganhar e manter a posse de bola.
Com as oportunidades de golo a dependerem de um planeamento cuidadoso e de uma boa organização tática, este modo acaba por levar os jogos para um plano de habilidade mais técnico. Os aspectos individuais de cada jogador, tal como a sua habilidade em controlar a bola, de defender, e de posicionamento, são fundamentais para se ter alguma vantagem durante a partida. Dito isto, saber conciliar o aspecto técnico com o estratégico será determinante para sairmos vitoriosos, o que torna este modo muitíssimo interessante.
O modo Rush foi igualmente introduzido em vários dos principais modos de jogo do EA Sports FC 25, como o Ultimate Team, onde os jogadores podem construir as suas equipas e competir neste formato mais reduzido, mas é em Clubs Rush que ele verdadeiramente brilha. Clubs Rush é um modo online, onde podemos evoluir a nossa personagem e disputar partidas com, e contra outros jogadores. A rapidez com que se entra numa partida e o ritmo frenético fazem com que seja um modo viciante, especialmente porque o jogador pode melhorar as suas habilidades forma orgânica, enquanto compete com outros jogadores em tempo real.
O Ultimate Team em EA Sports FC 25 traz algumas atualizações interessantes, embora seja uma área onde as mudanças não são tão drásticas quanto em edições anteriores. Além da integração do FC IQ e do Rush, há outras novidades, como um passe de temporada unificado, tornando a progressão no Ultimate Team mais alinhada com outros modos do jogo. Não obstante, muitos dos elementos centrais continuam praticamente inalterados, o que pode ser visto como um aspecto positivo para os jogadores que apreciam a continuidade, mas também uma oportunidade perdida para quem esperava inovações mais radicais.
Graficamente, EA Sports FC 25 continua o caminho de se tentar fundir com a realidade. Apesar de não ter sofrido avanços significativos, é visível uma ligeira melhoria na qualidade visual e na performance. Novamente impulsionado pelo Hypermotion V, o investimento nas animações e na captura de movimentos tem sido um dos grandes trunfos deste franchise nos tempos mais recentes, trazendo maior autenticidade. Já é difícil imaginar o EA Sports FC sem esta tecnologia, e tudo aponta para que continue a progredir com a rápida evolução da Inteligência Artificial.
O movimento dos jogadores é incrivelmente fluído, desde as arrancadas rápidas até às trocas de passes e remates. Há uma maior ênfase nos detalhes, como a forma como os jogadores ajustam o corpo para receber a bola, o contacto físico nas disputas por espaço e a variedade de animações ao driblar ou rematar. Estas animações são agora contextualizadas de forma mais precisa, tornando as transições e as reações muito mais naturais.
Também foram melhorados outros aspectos visuais, como o clima dos estádios e o comportamento do público, que reage de forma mais convincente aos eventos da partida. As condições atmosféricas, como chuva ou sol, afectam igualmente a aparência do jogo de forma realista, sendo visível, por exemplo, a forma como a luz do sol incide sobre o campo ou o efeito das poças de água durante a chuva.
Outro detalhe que se destaca é o trabalho feito nas físicas dos tecidos. As camisolas e calções dos jogadores reagem dinamicamente ao movimento e ao vento – algo que não era tão evidente em versões anteriores – mas que, diga-se, achei visualmente estranho e pouco credível. Existem dois modos visuais, ambos a 60 FPS, com um mais dedicado à resolução, e o outro ao ray tracing, permitindo reflexos e iluminação um pouco mais realistas. Contudo, o modo com ray tracing não vem sem problemas, dado que em alguns casos, como durante jogos diurnos, foram reportadas situações de ghosting.
A parte sonora mantém-se como um dos pontos mais atractivos, reforçando a imersão dos jogadores com uma banda sonora actual. É uma experiência cada vez mais fiel à atmosfera de uma verdadeira partida de futebol, com os cânticos das claques e uma enorme variedade de reações do público consoante o que acontece em campo. Os estádios ganham vida através dos sons vibrantes das bancadas, que intensificam o drama durante os momentos cruciais de cada jogo, como golos e decisões de arbitragem.
EA Sports FC 25 renova a aposta na sua fórmula vencedora, com algumas melhorias incrementais na jogabilidade, modos de jogo e apresentação visual. As grandes novidades, como o FC IQ e o modo Rush, trazem frescura à experiência, especialmente para os fãs de longa data que procuram mais profundidade e diversidade. Embora o jogo não traga uma revolução, refina muitos aspetos importantes, mantendo a série competitiva e emocionante.
Deixa um comentário