Developer: A Take IT Studio!
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 5 de janeiro de 2024

Electrician Simulator foi lançado este ano para a Nintendo Switch e já tinha chegada ao PC em setembro de 2022. Na altura tive a oportunidade de fazer a sua análise, e o jogo era bastante interessante. É um jogo que coloca o jogador no papel de um eletricista em início de carreira, oferecendo uma experiência que combina elementos educacionais e de entretenimento. Embora eu não seja um daqueles jogadores loucos por simuladores, diria que este destaca-se dos demais por proporcionar uma visão acessível e divertida sobre a profissão de eletricista.

A história do jogo começa de forma simples e direta. Onde o jogador assume o papel de um jovem que segue os passos do seu pai, um eletricista experiente. A missão é revitalizar o negócio familiar, começando do zero. O jogador escolhe um nome e um logótipo para a empresa, estabelecendo a identidade do seu empreendimento. O tutorial, situado na casa da personagem principal, é uma introdução eficaz às mecânicas do jogo, já que ensina os conceitos básicos da eletricidade, mas também enfatiza a importância da segurança, destacando os riscos de trabalhar com circuitos elétricos.

O gameplay de Electrician Simulator é dividido em duas principais categorias: reparação de pequenos aparelhos eletrónicos na oficina e tarefas de instalação elétrica em casas de clientes. Começando pela parte de reparação, aqui o trabalho consiste naquilo que acontece em muitas lojas espalhadas de reparação de eletrodomésticos, onde temos de reparar diversos aparelhos, neste caso teremos pequenas consolas, secadores de cabelo, detectores de fumo, entre outros. Tudo aparelhos mais pequenos, mas que envolve desmontar, identificar o problema, substituir componentes danificados e voltar a montar o dispositivo. Para isso teremos de recorrer as diversas ferramentas que encontramos na oficina, como chave de fenda, pinças, multímetro, ferro de solda e spray anticorrosivo.

Já a parte das instalações electricas nas casas dos clientes oferece algo totalmente diferente, aqui os jogadores irão para fora da oficina, e terão diversas tarefas para realizar como instalação de tomadas, troca de lâmpadas e configuração de circuitos elétricos; alguns simples, outros um pouco mais complexos. Nestes locais teremos missões com diferentes tipos de dificuldade, desde tarefas simples até projetos que exigem planeamento e execução cuidadosa.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Algo que é impossível ficar indiferente é mesmo a instalação e criação dos circuitos elétricos, por ser uma das partes mais complexas e interessantes do jogo. Já que não é apenas ligar fios, é preciso tudo estar ligado a fontes de energia, em que os interruptores façam sentido das ligações e também ter cuidado com a segurança, e aqui é a parte que entra o quadro principal com os diversos fusíveis, de maneira a que tudo funcione e a segurança seja garantida. Embora tudo isto possa parecer demasiado complicado, o jogo tenta não complicar, e basta o jogador puxar um pouco pela cabeça e ter atenção aos detalhes para conseguir superar os desafios.

Mas o jogo não depende apenas do trabalho, já que será necessário gerirmos os nossos negócios, e aqui falo da componente financeira. Será necessário comprar ferramentas e componentes, e expandir a empresa à medida que vamos ganhando reputação e recebemos trabalhos mais desafiantes. Embora o jogo ofereça uma experiência de gestão simplificada, o que adiciona uma camada extra de profundidade e realismo.

A jogabilidade é simples e é uma das grandes vantagens de Electrician Simulator. Desde logo o jogo está disponível em vários idiomas, incluindo o português, o que é um grande ponto positivo para jogadores que não dominam o inglês. Os tutoriais são claros e abrangentes, tornando o jogo acessível para a maioria dos jogadores. No que toca aos controlos, estes estão bem implementados e intuitivos, e se a versão PC funciona muito bem com o rato e o teclado, a versão da Nintendo Switch também funciona muito bem com os Joy-Cons ou com o Pro Controler. E a adicionar a uma navegação pelos menus simples e eficaz, o jogo permite salvar o progresso a qualquer momento.

Embora o jogo tenha muitos pontos interessantes, também tem aqueles que falham. Na Nintendo Switch, um deles é o seu desempenho em alguns momentos, em que se nota que não está a correr com a fluidez que devia. Depois sofre de um problema que grande parte dos simuladores têm e trata-se do conteúdo repetitivo, já que depois de fazer algumas missões seguidas, começamos a sentir claramente que é mais do mesmo – por vezes numa proporção maior, mas não foge muito daquilo.

A componente gráfica, embora não esteja detalhada como no PC, não está nada mau em relação a alguns destes simuladores na Nintendo Switch. Confesso que foi uma agradável surpresa, oferece texturas nítidas e o design dos ambientes é bastante realista. A banda sonora é simples, composta por música de fundo e efeitos sonoros que complementam a jogabilidade sem distrair.

Electrician Simulator é um simulador que oferece uma experiência divertida e até educativa. Embora tenha as suas falhas, como a repetitividade, destaca-se pela acessibilidade e pela maneira como combina diferentes tipos de tarefas. É uma ótima opção para aqueles que têm interesse em simulações profissionais ou estão curiosos sobre a profissão de eletricista.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorSistemas Táticos do EA SPORTS FC 24: A Selecção Alemã de Julian Nagelsmann
Próximo artigoELDEN RING Shadow of the Erdtree recebe trailer da história
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.
analise-electrician-simulator-nintendo-switch<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Simulador bastante acessível</li> <li style="text-align: justify;">Graficamente detalhado</li> <li style="text-align: justify;">Muitos trabalhos diferenciados</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Por vezes notam-se alguns problemas de desempenho</li> <li style="text-align: justify;">Torna-se um pouco repetitivo como grande parte dos simuladores</li> </ul>