Developer: Sometimes You
Plataforma: Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch
Data de Lançamento: 5 de Dezembro de 2018

Desafios de quebra-cabeças sempre me fascinaram, e quando vejo um jogo que se enquadra nesse estilo, a minha atenção desperta, fazendo-me começar logo a imaginar como resolver determinado problema, ou mesmo qual a lógica para chegar a uma solução simples e rápida. Foi o que pensei quando vi o trailer de Energy Cycle Edge. Parecia um jogo interessante, com inúmeros quebra-cabeças e que provavelmente me iria prender diversas horas agarrado à Nintendo Switch.

No entanto, não foi o que se verificou. Antes pelo contrário. Na verdade, foi um martírio, uma completa frustração com o resultado do trabalho inacabado que a Sometimes You (produtora do jogo) trouxe aos jogadores. Energy Cycle Edge até parte de um bom princípio, um jogo extremamente difícil, onde o jogador tem de estar concentrado e perceber todo o conceito, porém, quando iniciamos um jogo, esperamos no mínimo um pequeno tutorial, uma explicação do que temos de fazer, nem que fosse uma pequena frase. Mas não, a Sometimes You acreditou que os jogadores provavelmente eram génios, e que a interface era auto explicativa, pois bem, não podia estar mais errada!

O jogo oferece 44 desafios (ou pesadelos, se preferirem) divididos entre 4 categorias. Essas 4 categorias estão relacionadas com o tipo de desafio, e temos desafios de 180º, 90º, 45º e desafios cúbicos. Se compreender o jogo enquanto estamos a jogá-lo já é complicado, tentar explicar em que consiste ainda é pior. Mas vamos tentar. Neste jogo os quebra-cabeças têm diversas peças que podem ter três tipos de cores (verde, azul e vermelho) espalhadas pelo ecrã, elas estão colocadas como se o jogo estivesse disposto em colunas e linhas. O objectivo é conseguir que todas as peças tenham a mesma cor, e para isso temos de ir carregando nas peças até elas mudarem de cor; contudo, a dificuldade é que sempre que carregamos em alguma peça, esta e todas as que estão na mesma linha e na mesma coluna, também mudam de cor.

Como devem imaginar, isto obriga a que vocês consigam encontrar uma estratégia de forma a carregarem apenas nas peças que são essenciais, já que, por vezes, alterar a peça errada chega para estragar tudo o trabalho que fizeram até ali. Para terem uma ideia, todas as pessoas a quem eu mostrei o jogo e tentei explicar o que tinham de fazer, ou desistiram no primeiro nível, ou apenas resistiram até ao segundo. A maior parte das vezes por frustração, e muitas vezes porque a minha explicação não era suficiente para compreenderem o que tinham de fazer. Agora imaginem isto, mas sem explicação absolutamente nenhuma.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Este jogo faz-me lembrar a primeira vez que me deram um cubo mágico para as mãos. Devia ter uns 4 ou 5 anos, e a primeira coisa que eu tentei fazer quando verifiquei que não conseguia meter cada parte de uma só cor, foi tentar arrancar as peças para as colocar à mão no local correcto. Mas em Energy Cicle Edge, como devem calcular, o problema é que não tem como tirar peças. Felizmente, todos os 44 níveis encontram-se desbloqueados, logo, se tiverem presos num deles sem descobrir a solução, podem automaticamente saltar para o próximo, mas o mais provável é mesmo saírem do jogo.

[wonderplugin_slider id=1207]

Se isto pode acontecer com os quebra-cabeças de 180º, agora imaginem fazer isto com quebra-cabeças em que têm de carregar nos botões L e R para conseguirem rodar a peça, pois esta tem vários lados, e todos eles têm de ficar da mesma cor. É simplesmente frustrante.

Este é mesmo um daqueles jogos para um público alvo muito específico, e não é por gostarem de desafios como eu que podem vir a gostar deste jogo, terão mesmo de ser apaixonados pelo género. Se é o vosso caso, provavelmente têm aqui uma obra prima que eu nunca serei capaz de apreciar. Mas gostos não se discutem. Certo?

Seja como for, a Sometimes You perdeu aqui uma enorme oportunidade de provavelmente apanhar mais alguns jogadores. Bastava para isso que a Energy Cycle Edge oferecesse umas dicas, ou no mínimo um tutorial. Sem isso, temos um jogo pouco interessante, frustrante, e que para muitos jogadores é, e será um vazio total.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorCharles Martinet (a voz de Mario) entra para o livro de Records do Guinness!
Próximo artigoAnálise: The Sims 4: Get Famous
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.
analise-energy-cycle-edge<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">A quantidade de quebra-cabeças.</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Dificuldade insana.</li> <li style="text-align: justify;">Falta de tutorial.</li> <li style="text-align: justify;">Falta de Dicas.</li> </ul>