Developer: Studio Sai
Plataforma: PC (Steam)
Data de Lançamento: 21 de Setembro de 2023
Quem me conhece sabe bem que um dos meus tipos de jogos preferidos são os RPG ou role playing games e, desta categoria já experimentei todo o tipo de jogos, incluindo os jogos de Persona onde os criadores se inspiraram para criar Eternights. Assim sendo, este jogo só por isto, já tinha tudo para me deixar rendida, mas mesmo assim, e em adição a tudo isto, para além de ser um jogo RPG de ação, este tem uma mistura maravilhosa de Dating Simulator e de horror, o que vem trazer um toque bastante interessante e envolvente a este jogo.
Em Eternights, nós encontramos a nossa personagem, cujo nome também somos nós a dar, a navegar por aplicações de encontros, sim, porque conteúdos sexuais e encontros românticos vão ser um tema constante ao longo do jogo, não tivesse este uma grande parte de dating simulator. E é nesta parte inicial que também conhecemos Chani, um dos nossos companheiros de aventuras.
Depois de uma breve apresentação das mecânicas básicas do jogo, o mundo é abalado por uma situação desastrosa e a nossa personagem e o seu amigo encontram-se fechados dentro de bunkers subterrâneos, e é aos poucos e poucos que se começam a aperceber da severidade da situação. O mundo foi atingido por um Apocalipse e quase toda a população foi transformada em monstros.
Cabe-nos a nós, sobreviventes deste apocalipse, salvar o mundo , ou o que resta dele enquanto que ao mesmo tempo encontramos o amor, sim, porque felizmente não fomos os únicos a sobreviver e muito rapidamente damos de caras com Yuna, uma pop star muito famosa e uma das personagens que podemos cortejar.
O gameplay de Eternights, em si, resume-se a um loop de expedição – exploração – ação e cut scene, o que pode parecer aborrecido, no entanto os criadores do jogo conseguiram tornar este loop muito envolvente e cada “secção” dura a quantidade de tempo suficiente para manter um ritmo de jogo fluído e cativante.
No que diz respeito ao combate este é muito direto, visto que estamos perante um jogo RPG de ação. Este é muito rápido e consiste em vários tipos de ataques nos quais temos os ataques normais, heavy attacks e as habilidades especiais onde temos, por exemplo, os combos, stingers, explosões, tornados e os death blows, entre muitos outros. Temos ainda a capacidade de desviar de ataques dos inimigos, e quando esta ação é realizada no timing perfeito, todo o jogo desacelera e dá oportunidade ao jogador atacar outros inimigos sem ser atacado de volta.
É com alguma regularidade que, neste jogo, enfrentamos Bosses, e quando tal acontece é melhor que nós aprendamos os seus padrões de ataque pois caso isso não aconteça facilmente veremos o símbolo de Game Over a aparecer no ecrã.
Outra grande parte do gameplay deste jogo é a exploração de masmorras/labirintos, onde vai acontecer a maior parte do jogo. E todos esses labirintos são intensos e cheios de perigos e mistérios para descobrir. É caso para dizer que o perigo está sempre ao virar da esquina e nunca sabemos o que vamos encontrar, para além do facto de que cabe-nos a nós encontrar as suas saídas.
Sendo Eternights também um dating simulator, a vertente social do jogo é igualmente importante e pode alterar as relações que as outras personagens. Entre todas as lutas e exploração, vai ser de extrema importância desenvolver romance entre personagens. Temos ao todo 5 personagens com as quais podemos desenvolver relações e que nos vão acompanhar ao longo de todo o jogo. Se conseguirmos criar laços fortes com os nossos colegas poderemos desenvolver skills especiais para serem usadas em batalhas.
Durante a socialização com as outras personagens são-nos dadas opções de respostas e a escolha de determinada resposta vai aumentar o nosso nível social, por exemplo, certa resposta poderá dar +1 ponto de coragem ou +1 ponto de aceitação. Isto permite que a nossa personagem seja socialmente construída ao longo do jogo através destas interações tornando-se mais atraente para as possíveis conquistas.
Temos ainda um último elemento de jogo, que é o calendário e que nos ajuda a organizar o nosso dia, há muitas coisas para fazer no jogo, como namorar, explorar, etc, e cada área tem uma deadline para ser explorada. Por isso é de extrema importância verificar o calendário e pensarmos na melhor estratégia de jogo possível.
Falando agora de outros elementos do jogo, os gráficos em si são muito bons, os ambientes são muito bem construídos e trazem uma verdadeira vibe de apocalipse ao jogo. Os monstros conseguem ser deveras assustadores e quase que nos sentimos como se estivéssemos dentro de um filme de terror às vezes. As personagens, excetuado a nossa, são completamente faladas e os diálogos em si trazem um elemento divertido, em contraste ao mundo épico que se vive no jogo. A música e o ambiente sonoro são outros elementos que foram maravilhosamente construídos e trazem uma dimensão épica ao jogo.
Como ponto negativo diria apenas que muito do jogo ocorre em ambientes escuros, que apesar de extremamente bem apresentados, tornam quase impossível, às vezes, de jogar com luminosidade na sala, e houve alturas em que tive necessidade de anular ao máximo a luz que entrava.
Outro pequeno pormenor que poderá complicar o gameplay é que este jogo parece ter sido maioritariamente para ser jogado com comandos de jogo. O que não há problema porque facilmente se liga um comando ao computador, no entanto, para aqueles jogadores que preferem usar o rato e o teclado como meios de jogo poderá tornar-se um bocado mais difícil o jogo, visto que os movimentos da personagem são muito sensíveis às movimentações do rato.
Em suma, este jogo é um excelente RPG de ação, e tenho a certeza que vai agradar a todos os fãs de Persona e até mesmo a fãs de dating simulators. É sem dúvida uma maravilhosa mistura de elementos que são completamente diferentes e que tinham tudo para não funcionar, mas felizmente não foi isso que aconteceu e assim temos aqui um jogo épico que espero que seja experienciado por muita gente.