Developer: Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 30 de Junho de 2023
É durante o período de férias que os party games fazem mais sucesso. Os jogadores têm mais tempo livre, as famílias reúnem-se com mais frequência e os amigos têm mais oportunidades de estar juntos. Por esse motivo, diria que o Everybody 1-2-Switch! chegou à Nintendo Switch na altura ideal.
Com o lançamento da Nintendo Switch, um dos jogos que certamente ficou na memória de todos os jogadores foi o 1-2-Switch. Além de demonstrar as incríveis funcionalidades dos Joy-Cons, o jogo era extremamente divertido para jogar com amigos, apresentando 28 mini-jogos extraordinários. Por esse motivo, Everybody 1-2-Switch! automaticamente criou uma espécie de expectativa entre os fãs.
Mas será que o jogo consegue convencer como o anterior? A resposta é um pouco ambígua. Embora ainda haja mini-jogos muito divertidos (e outros nem tanto), existe algo que faz uma enorme diferença entre eles, a adição da funcionalidade de mini-jogos que podem ser jogados com um smartphone, o que é incrível. Na verdade, estamos a falar de uma funcionalidade que permite que até 100 jogadores joguem simultaneamente.
O jogo é baseado em competição, onde uma equipa deve enfrentar outra, seja composta por vários jogadores ou apenas por um. O conceito é bastante interessante, criando um ambiente divertido entre dois grupos de pessoas, onde provocações amigáveis, picardias saudáveis e muitas risadas e gargalhadas serão uma constante.
Algo também interessante é a variedade de jogos disponíveis, independentemente do tipo de dispositivo que em jogarmos, podemos escolher jogar com smartphones (Modo Smart Device) ou com os Joy-Cons (Modo Joy-Con). O modo Smart Device permite de 2 a 100 jogadores, enquanto o modo Joy-Con permite de 2 a 8 jogadores. Essa variedade de mini-jogos é facilmente visível, por exemplo, no mini-jogo Color Shot, onde usamos a câmera do nosso smartphone para encontrar um objeto com uma cor muito semelhante à que está no ecrã da TV, algo que seria impossível fazer com os Joy-Cons.
A adição do smartphone ao jogo é extremamente simples, não sendo necessário instalar nenhum aplicativo. Ao escolher o modo Smart Device, um QR Code aparecerá na tela, que nos leva a uma página onde podemos registrar o nosso jogador e começar a jogar.
Everybody 1-2-Switch! oferece aos jogadores a possibilidade de escolher entre 3 modos de jogo. Temos o Team Contest, onde é possível selecionar a duração da competição, oferecendo janelas de mini-jogos com duração de 20, 40 ou 60 minutos. Nesse modo, os jogos são semi-aleatórios, pois ocorre um sorteio inicial de 4 mini-jogos e, de seguida, a equipa derrotada tem a opção de “escolher” entre mais 4 mini-jogos para competir. Nesse aspecto, o jogo é divertido, mas seria interessante ter a opção de os jogadores escolherem apenas os mini-jogos que mais desejam jogar.
Outro modo de jogo é o Quiz Party, onde o jogo faz várias perguntas e o jogador deve responder com a opção certa ou errada. Isso ocorre no modo Combo Quiz, onde aparecem perguntas de várias categorias. Além disso, o jogo permite personalizar as perguntas no modo Custom Quiz, onde podemos criar o nosso próprio quiz e jogá-lo quando quisermos, uma vez que ele fica salvo. Por fim, há também o Spontaneous Quiz, onde os jogadores podem enviar as suas próprias perguntas a partir do smartphone e os outros jogadores respondem.
Outro modo de jogo é o Bingo Party, onde só é possível usar o smartphone. Funciona como um jogo de bingo, onde o jogador tem o seu cartão no ecrã do smartphone e só precisam ficar atentos para fazer bingo e ganhar o jogo.
Existe também a opção de jogar os mini-jogos que já foram jogados. No início do jogo, não é possível iniciar nenhum mini-jogo diretamente, a menos que comecem pelo Team Contest e vão desbloqueando os mini-jogos a partir daí. Uma vez que os joguem, será possível aceder-lhes individualmente a partir desta opção.
No total, temos 17 mini-jogos completamente diferentes, embora alguns deles tenham diferentes variações. Se contarmos todas as variações dos mini-jogos, a quantidade aumenta para 44 mini-jogos. A lista completa é a seguinte:
- Auction (3 vertentes)
- Balloons (4 vertentes)
- Bingo (2 vertentes)
- Color Shoot (2 vertentes)
- Cooking Timer (4 vertentes)
- Hip Bump (3 vertentes)
- Ice Cream Parlor (4 vertentes
- Joy-Con Hide and Seek
- Jump Rope (2 vertentes)
- Musical Chairs
- Ninja (2 vertentes)
- Quiz Show (5 vertentes)
- Relay Race (2 vertentes)
- Samurai Sword Fight
- Squats (3 vertentes)
- Statues (3 vertentes)
- UFOs (2 vertentes)
Todos os mini-jogos começam com um breve tutorial que explica aos jogadores exatamente o que devem fazer. Isso não se torna aborrecido, mesmo que já conheçamos o mini-jogo, pois as explicações são rápidas e simples. Alguns dos mini-jogos são bem conhecidos pelos jogadores por serem adaptações de jogos tradicionais, como é o caso do Musical Chairs (o conhecido jogo das cadeiras), o Statues (o jogo das estátuas) e, claro, o Jump Rope (saltar à corda).
A verdade é que existem jogos para todos os gostos. Obviamente, alguns jogadores vão preferir uns a outros, mas a lista é interessante. Por exemplo, o UFOs, um dos jogos mais divulgados pela Nintendo, foi um dos que menos gostei, mas acredito que será o preferido de muitos jogadores. Tudo se resume a uma questão de gosto.
A jogabilidade funciona muito bem, tanto com o smartphone como com os Joy-Cons. Alguns jogos exigem mais espaço do que outros. Por exemplo, no Joy-Con Hide and Seek, uma equipa esconde um Joy-Con na sala e a outra equipa deve procurá-lo com base nos sons que ele emite. Esse jogo requer um espaço mais amplo. Em comparação com o 1-2-Switch, é um jogo que requer uma área de jogo maior. No entanto, por ser jogado por duas equipas com vários membros, torna-se muito mais interessante para jogar com grandes grupos.
No que diz respeito ao aspecto grafico, o jogo cumpre perfeitamente a sua função. Na verdade, esse é um aspecto quase irrelevante para quem o está a jogar, uma vez que o foco principal é a diversão e não a perfeição gráfica. O aspecto sonoro também está muito bom, especialmente porque é crucial em alguns jogos, onde o jogador não precisa nem mesmo olhar para o ecrã, apenas deve concentrar-se em ouvir o som para realizar os movimentos necessários.
Infelizmente, um jogo que deveria ser para toda a família perde muito da sua piada por não estar disponível na língua portuguesa. Embora em alguns jogos os pais possam explicar o que precisa ser feito, no caso do Quiz, mesmo as crianças que sabem ler não conseguirão jogar, pois as perguntas estão em inglês. Infelizmente, essa contínua a ser uma área onde a Nintendo falha bastante. Quando até parecia que as coisas estavam a mudar, é logo num jogo que poderia ser incrível para pais e filhos jogarem juntos, que a Nintendo volta a falhar neste campo.
Everybody 1-2-Switch! é extremamente divertido, especialmente quando jogado com grupos de mais de 6 pessoas. É um jogo que foi lançado no mercado de forma um pouco “tímida”, sem grandes publicidades ou destaques, mas que, na verdade tem tudo para ser um sucesso nestas férias.