Developer: Grenna Games
Plataforma: PC e Nintendo Switch
Data de Lançamento: 12 de setembro de 2024

Fabledom é um jogo que já está connosco há algum tempo mas que no passado dia 12 teve o seu lançamento na Nintendo Switch e pela primeira vez eu pude experienciar este jogo que já se encontrava na minha wishlist a algum tempo. Para mim, qualquer jogo minimamente semelhante a “Age of Empires” tem a minha atenção, visto que esse foi e continua a ser um dos meus jogos preferidos de sempre. 

Este jogo é um novo city builder com muitos elementos de Cozy Game que traz um novo twist a este género de jogos e que promete um bom balanço entre estes. Como jogadores temos a tarefa de construir o nosso próprio reino e, para o fazermos, começamos com uma pequena quantidade de Fablings (nome dado aos nossos súbditos).

E, começando com uma quantidade tão pequena de habitantes, temos então que gerir os nossos recursos para aos poucos irmos construindo uma cidade vibrante e cheia de vida. Neste aspeto, Fabledom tem todas as características de um city builder tradicional, sendo que, vamos procurar recursos para podermos construir novos edifícios e desbloquear upgrades de novos serviços e de novos recursos para serem usados. Tudo o que exploramos neste jogo é uma oportunidade para expansão. Em adição a tudo isto são-nos dados pequenos objetivos para cumprir, temos algumas oportunidades de combate e interesses românticos para perseguir.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Como governadores deste reino, é do nosso interesse criar alianças com reinos vizinhos e escolher um interesse romântico que nos agrade (sendo que temos príncipes e princesas disponíveis para o efeito). Para o conseguirmos fazer temos que desbloquear o serviço de mensageiros que nos vai permitir explorar e entrar em contacto com reinos vizinhos. 

Como se pode perceber por esta review, o jogo é muito simples, no entanto, é essa simplicidade que torna o jogo atraente e viciante. Há sempre algo mais para fazer e para construir, podemos decorar a cidade como queremos e, digamos que os gráficos também ajudam muito a manter a atenção, visto que este é possivelmente o city builder mais fofo de todos. 

Fabledom tem um rating de mais de 10 anos e efetivamente a ausência de cenas violentas e o nível fantasioso a que este jogo se apresenta são pontos muito fortes para os mais pequenos. O romance é também uma grande parte deste jogo, no entanto nada de muito dramático e que uma criança de 10 anos não possa apreciar à sua maneira.

O gameplay simples e bem estruturado de Fabledom é um ponto forte, principalmente porque cada edifício que se construa traz os seus bónus associados, o que apela ao pensamento e organização estratégica no jogo. Para além disto, não existe uma pressão para concluir determinadas tarefas dentro de certo espaço de tempo, o que torna tudo muito leve e despreocupante. 

Apesar da simplicidade deste jogo, espero que muitas pessoas o possam aproveitar. Se estão à procura de um bom jogo para descontrair ao fim de um dia stressante, ou se simplesmente querem algo com bom nível de desafio mas que não puxe muito por nós, este é sem dúvida o jogo ideal. E na verdade, quem é que nunca gostou de um bom filme ou jogo de príncipes e princesas? 

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorPodcast: B&B #39 – Warhammer 40,000: Space Marine 2, 112 Operator e Caravan SandWitch
Próximo artigoState of Play: Todos os anúncios e trailers
No recreio da primária passava a vida a ver o seu amigo de infância jogar Pokémon Blue no seu Gameboy Color, e não descansou enquanto não teve a sua própria consola. Os primeros jogos que teve foram o Kirby Dreamland 2 e o Pokémon Yellow e desde aí tornou-se grande fã da Nintendo e de videojogos em geral. Apaixonada por arte, música e jogosssss. Fã de JRPGs, farming sims e os chamados "cozy games" mas na verdade é caso para dizer que marcha de tudo, porque todos os jogos sao bons e sao experiencias unicas.
analise-fabledom<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Gráficos fantasiosos e com inspiração de cartoons</li> <li style="text-align: justify;">Crianças poderão aproveitar o jogo sem problema</li> <li style="text-align: justify;">A narrativa e o romance</li> <li style="text-align: justify;">Sem limites de tempo</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Poderá ser demasiado simples para algumas pessoas</li> </ul>