Developer: Giants Software
Plataforma: Xbox One, PlayStation 4 e PC
Data de Lançamento: 22 de Outubro de 2019

Já se passou um ano desde o lançamento de Farming Simulator 2019, um jogo que continua a aglomerar fãs ao redor de uma proposta única e que oferece a experiência completa a quem pretenda aventurar-se no mundo da agricultura moderna.

Este ano não viu chegar um novo título da franquia, mas foi lançada a Platinum Expansion, para que os jogadores continuem a poder adicionar novo conteúdo a uma campanha que se quer longa, à imagem do que é a normalidade num jogo de gestão. Como já é habitual, a expansão pode igualmente ser comprada num pacote que contém o jogo original e todo o conteúdo lançado até à data e é comercializado com o nome de Farming Simulator 2019 Platinum Edition.

Todavia, é sobre a expansão que nos vamos debruçar, uma vez que para uma opinião mais detalhada sobre o Farming Simulator 2019 podem consultar a nossa análise aqui.

Mais do que uma expansão, a Platinum Expansion é um DLC que adiciona equipamento do fabricante alemão CLAAS. Fundado em 1913, é um nome bastante conhecido no meio rural, fornecendo todo o todo o tipo de equipamento agrícola. São dezenas de máquinas, que vão desde tractores, atrelados, ceifeiras-debulhadoras e escavadoras. São mais de 35 veículos, com alguns nomes bem populares, como o potente Xerion 5000-4000, o gigante Lexion 8900, ou o imponente Tucano 580; mas sim, também existem veículos para trabalhos mais ligeiros, como o Arion 460-410. Tudo está contemplado para corresponder a qualquer necessidade.

Como é costume na franquia, tudo foi recriado ao pormenor e com uma excelente qualidade gráfica. Todos os detalhes dos modelos fazem das réplicas cópias praticamente idênticas, incluindo os seus interiores, com painéis iguais aos que podemos ver na realidade. Existem ainda opções extra de personalização a nível do motor, para que a ferramenta seja adaptada ao trabalho.

O aspecto sonoro também não foi esquecido, e ligar uma máquina e ouvir o som do seu motor tem o efeito contagiante de nos querer meter imediatamente mãos à obra e ter o privilégio de conduzir ou operar cada uma dessas máquinas.

No entanto, são veículos caros, o que significa que novos jogadores terão de avançar bastante na campanha e conduzir um negócio razoavelmente prospero no sentido de terem a capacidade financeira suficiente para comprar os equipamentos. Contudo, como deve calcular, caso tenham essa possibilidade, a produtividade irá subir exponencialmente, visto que com os veículos adequados vão conseguir cuidar de qualquer vasto terreno em menos de nada.

É uma expansão especialmente dedicada a quem pretende ter todo o conteúdo existente para o Farming Simulator 2019, ou para os verdadeiros aficionados da marca CLAAS, que poderão agora experimentar cada uma das máquinas fornecidas. Continua a ser um jogo que oferece uma experiência singular para os apaixonados da gestão agrícola, e que sempre tiveram o sonho de criar um império a partir do campo.

Uma interessante adicção.