Developer: Giants Software
Plataforma: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4, Xbox One
Data de Lançamento: 14 de Novembro de 2023
Pode parecer estranho estarmos quase em 2024 e falar de um jogo que tem a denominação 22 no seu nome, mas a Giants Software já nos habituou que a franquia Farming Simulator não é anual e por isso é preciso mantê-la viva e mais atualizada para os novos jogadores. Sendo assim, a sua estratégia baseia-se no lançamento de expansões e novas versões do mesmo jogo, mas com mais conteúdo. É o caso mais recente desta Premium Edition que chega também com a Expansão Premium e assume-se como a maior deste Farming Simulator 22.
Naquilo que é a sua essência, não posso dizer que estamos perante um jogo completamente novo. Pelo contrário, estamos exatamente com o mesmo jogo que analisei há dois anos, que já era enorme e que agora se torna maior e mais diversificado para quem joga com maior regularidade. Contas feitas, são mais seis mapas, sete packs de conteúdo e ainda as expansões Platinum e Premium. Há conteúdo para dar e vender, uma nova zona e máquinas novas para conhecer e facilitar o nosso trabalho.
Para quem não jogou o jogo base, é melhor ler primeiro a análise a Farming Simulator 22, uma vez que aqui o foco vai mais para as novidades que a expansão oferece. Porque de resto, o jogo mantém-se com as virtudes e os defeitos que já tinha. Os que agora vão ter o primeiro contacto com a franquia irão ter as muitas dificuldades operativas iniciais já habituais, desde perceber como se cultiva determinado cereal, quando se apanha, quais os meses mais propícios para os plantar, entre outras bases que facilitam a vida a quem não sabe muito sobre agricultura. As cadeias de produção e a comercialização são outros pontos complexos para quem é novo.
Pelo contrário, os jogadores habituados ao estilo vão sentir-se como peixes na água e até acabam por ser recompensados com as ofertas que esta versão oferece. Desde logo com um novo mapa inspirado em países como a Polónia e a República Checa. O solo é muito fertil e permite cultivar novas culturas vegetais, tais como a cenoura, o nabo ou a beterraba, que se somam à lista total de 20 culturas, juntamente com novas fábricas e cadeias de produção disponíveis.
Para quem já estava cansado de ver as mesmas máquinas a trabalhar, em boa hora esta nova versão oferece 35 veículos e ferramentas que naturalmente aumentam as possibilidades a quem dedica muitas horas ao jogo. Podem pensar que estas novas máquinas só funcionam com as novas culturas, mas não. Também é possível colocá-las a trabalhar para outras coisas que já estávamos habituados a plantar. Algumas marcas como a Agrio ou a Wifo fazem a sua estreia na franquia, mas também há novidades nas marcas mais habituais como a Bednar ou a Fiat.
No total, com todas as expansões disponíveis, esta versão Premium Edition de Farming Simulator 22 conta com cerca de 400 máquinas, divididas por 150 marcas, quer seja jogado em single-player ou em multiplayer online. A isto tudo, juntam-se ainda os pacotes Antonio Carraro, Kubota, Vermeer, Göweil, Hay & Forage, Pacote Horsch AgroVation e Oxbo. É muita fruta.
No entanto, estas novas introduções, que são bem-vindas, falham na parte que já falei inicialmente, ou seja, no apoio ao jogador que agarra nisto pela primeira vez. É mesmo muito difícil perceber certas mecânicas, mesmo com alguns tutoriais que o jogo tem. Até para mim que já não jogava há algum tempo foi difícil voltar a adaptar-me a tudo e ainda tive de recorrer a um ou outro vídeo no YouTube, para relembrar algumas técnicas. Se esse é o lado mau, o bom é que parece que estão sempre a experimentar um jogo novo devido à quantidade de coisas novas que esta versão Premium oferece.
Os novos mapas associados à mecânica que já havia com as diferentes estações do ano, dão uma nova vida a um jogo que já podia estar arrumado na prateleira e criam ambientes únicos e bem frescos para quem já pensava que tinha visto tudo. A parte gráfica continua intacta, mas beneficia da correção de alguns bugs que existiam quando o jogo foi lançado há dois anos.
A banda sonora é que continua um bocado seca, onde a compensação está mesmo nos efeitos sonoros com os barulhos das máquinas a darem um belo efeito ao jogo. A versão de Farming Simulator 22: Premium Edition está à venda com o jogo e as expansões, mas para quem já tem o jogo base pode comprar apenas esta expansão por um preço mais reduzido.
Farming Simulator 22: Premium Edition & Expansion consegue dar ainda mais opções a um estilo de jogo que é uma espécie de culto para quem faz dele uma rotina diária. Acrescenta uma panóplia enorme de conteúdo, novos mapas e culturas para cultivar e fazer delas a nossa melhor fonte de rendimento. Infelizmente não melhora a acessibilidade para quem é novo na franquia e isso acaba por afastar grande parte dos jogadores.