Developer: GIANTS Software
Plataforma: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC
Data de Lançamento: 12 de novembro de 2024

Se esquecermos os simuladores de automóveis e o Football Manager, diria que Farming Simulator é o grande simulador dos videojogos. Com uma base de jogadores enorme, este é um jogo que tem visto uma evolução cada vez maior a cada lançamento. É caso para dizer, que tem “florescido” de uma maneira bastante significativa, e a chegada de Farming Simulator 25 mantém a essência da franquia ao mesmo tempo que introduz novas mecânicas, conteúdos e uma grande variedade de máquinas que reforçam o seu realismo.

Seguindo assim a fórmula tradicional, Farming Simulator 25 continua a centrar-se na gestão agrícola, onde teremos de cuidar e criar das nossas plantações, cuidar do nosso gado e até expandir a nossa quinta. Tal como nos jogos anteriores, as mecânicas de cultivo continuam bastante robustas, e com uma variedade bastante grande de sementes que podemos usar nos nossos campos, sendo que temos desde os cereais como trigo e centeio até vegetais e culturas novas. Além disso, continua a ser extremamente importante a gestão do ciclo das colheitas e a adaptação às condições do solo e do clima, sendo essenciais para uma boa colheita, mantendo a complexidade e a satisfação de otimizar a produção.

Falando ainda das colheitas, uma das adições foi a chegada do arroz, do espinafre e do feijão verde, cada um com os seus cuidados específicos, onde o arroz, por exemplo, exige campos específicos e atenção aos níveis de água. Para facilitar e diversificar estas tarefas, o jogo disponibiliza uma variedade impressionante de máquinas de marcas icónicas como John Deere, New Holland, e Case IH, cada uma com funcionalidades distintas e essenciais para os diferentes tipos de culturas. Desde semeadoras adaptadas a estas novas culturas, até tratores de grande porte para tarefas mais exigentes, cada máquina permite expandir a produção de maneira prática e realista.

Já a gestão do gado continua a ser uma parte vital do jogo. O cuidado com os animais não se limita à alimentação e higiene, mas temos também a gestão da criação para maximizar a produção, como leite e carne, que variam de acordo com as raças e com as condições da quinta. Com a chegada dos búfalos e cabras, podemos agora diversificar ainda mais o rendimento, e cada um destes animais exige máquinas específicas para recolha e transporte dos produtos. O jogo proporciona equipamentos dedicados para cada tarefa, desde pequenos reboques para transporte de leite de cabra até carregadores robustos para manuseamento de fardos.

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As adições não se ficam pelos novos animais ou pelas novas culturas, já que teremos três mapas totalmente novos, cada um com características únicas que oferecem novas dinâmicas ao jogo. O mapa Riverbend Springs, situado na América do Norte, oferece um layout mais clássico com ênfase em terrenos fluviais, onde encontramos silos de grãos e outras infraestruturas típicas da agricultura norte-americana. É aquele mapa perfeito para os novos jogadores, já que será aqui que encontram o tutorial inicial.

Já o mapa Hutan Pantai, inspirado na Ásia Oriental, destaca-se pela presença de campos de arroz, dando-nos assim a opção de experimentarmos as novas abordagens nestas culturas. O mapa inclui uma cidade portuária moderna, criando um contraste interessante com a natureza e dando um toque de modernidade à simulação. Por último, o mapa Zielonka, com forte influência europeia, traz uma estética tradicional, com vastos campos de cultivo e um ambiente mais pitoresco que remete aos campos agrícolas da Europa Central.

Outra adição que oferece mais realismo ao jogo é a implementação do sistema climático extremo. Este novo sistema introduz fenómenos naturais como tornados e tempestades de granizo que afetam muito as colheitas e os trabalhos agrícolas. Aqui entra mais uma vez o poder das máquinas disponíveis, muitas equipadas com sistemas de proteção contra intempéries, como abrigos de armazenamento e tratores com GPS de última geração, permitindo-nos mitigar as perdas causadas pelo clima.

Um dos pedidos de muitos jogadores era o melhoramento da IA quando delegamos as tarefas, e isso aconteceu, embora ainda não esteja perfeita, a verdade é que notam-se melhorias. Falar ainda da direção assistida e do GPS nos tratores, que são um auxílio precioso, já que nos permite automatizar tarefas com maior eficácia. Por exemplo, a direção assistida ajuda-nos a manter a linha durante o cultivo ou a colheita, tornando o processo mais fácil e menos suscetível a erros. Já a assistência de GPS facilita-nos no planeamento das rotas e na otimização das operações, e apesar de esta melhoria ser visível em qualquer quinta, a verdade é que quando a nossa quinta atinge dimensões bastante grandes, é que se nota consideravelmente como estas ajudas fazem toda a diferença.

Existem ainda outros melhorias, como o sistema de descanso, que agora nos permite personalizar a hora de acordar em intervalos de 30 minutos, tornando a gestão do tempo mais flexível para organizar as atividades essenciais da quinta, seja na colheita, alimentação dos animais ou na manutenção das maquinas. Outra melhoria é a reorganização dos menus. Agora encontram-se reestruturados, com uma organização mais lógica e intuitiva, facilitando o acesso rápido às várias opções.

Um ponto que embora tenha sido melhorado, mas ainda precisa de evoluir é a acessibilidade para novos jogadores. Embora a GIANTS Software tenha trazido um tutorial mais detalhado do que nos jogos anteriores, continua a falhar nos pontos mais avançados do jogo. Para iniciarem o tutorial, terão de começar no primeiro mapa, em Riverbend Springs, onde nos é apresentada uma pequena história onde o nosso avô nos ensina os primeiros passos a dar na quinta, já que nós é que continuaremos o negócio dele. A ideia é boa, ajuda na imersão do jogo, e ensina-nos os comandos básicos, algumas operações essenciais e o manuseio de alguns veículos e ferramentas agrícolas.

Esta introdução, apesar de envolvente e útil para aprender o essencial, acaba rapidamente, deixando muito por explorar, como o sistema de rotação de culturas, gestão financeira, e adaptação ao sistema climático. Seria interessante ter uma espécie de campanha mais longa, que nos ajudasse durante grande parte do jogo, de maneira a dominarmos as mecânicas avançadas.

A complexidade de Farming Simulator 25 é parte do seu fascínio, mas também devido a uma curva de aprendizagem considerável, torna-se um desafio demasiado grande para muitos jogadores. A grande variedade de culturas, os diferentes tipos de animais e as dezenas de equipamentos das marcas icónicas exigem atenção e prática. Para quem já conhece a série, todas estas opções são entusiasmantes, mas, para os novos jogadores, a quantidade de informação é intimidante e, muitas vezes, desmotivadora.

No aspecto gráfico, o jogo recebeu melhorias consideráveis no realismo e detalhe, e tudo graças ao motor GIANTS Engine 10. Os cenários são mais envolventes, com novos efeitos de luz natural que destacam os detalhes das plantações e das paisagens ao longo do dia. Já os mapas apresentam uma estética única que simboliza as diferentes tradições agrícolas e geografias das regiões representadas, e isso nota-se não só na componente agrícola, mas também na estética envolvente. As texturas, como as das árvores, plantas e edifícios, estão mais detalhadas e aumentam a sensação de imersão, enquanto os efeitos climáticos trazem dinamismo ao cenário.

A componente sonora é competente e detalhada, especialmente nos sons das máquinas, que transmitem uma sensação de peso e potência. No entanto, a paisagem sonora natural, como o som do vento e da chuva ou dos animais, poderia ser mais variada, aumentando a autenticidade da experiência rural.

Farming Simulator 25 continua a destacar-se pelo seu enorme realismo e por oferecer uma visão imersiva do dia-a-dia do que se passa numa quinta agrícola. As várias melhorias e a extensa gama de novas máquinas consolidam a posição da franquia no mercado. No entanto, a complexidade continua a ser um obstáculo para novos jogadores, devido à ausência de tutoriais mais aprofundados. Seja como for, esta é sem dúvida a edição mais promissora de toda a franquia, mostrando a constante evolução e aperfeiçoamento que a série tem recebido, e com um futuro risonho pela frente.

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Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.
analise-farming-simulator-25<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Realismo da gestão completa de uma quinta</li> <li style="text-align: justify;">Boa variedade de maquinas</li> <li style="text-align: justify;">Evolução gráfica</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Curva de aprendizagem bastante elevada</li> <li style="text-align: justify;">Tutorial não explica as mecânicas mais avançadas</li> <li style="text-align: justify;">IA ainda com alguns problemas</li> </ul>