Developer: Syn Sophia
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 03 de Novembro de 2023
Fashion Dreamer foi um lançamento envolto em muita expectativa, tudo por causa do imenso sucesso da antiga série de jogos Style Savvy e também pelo facto de há muito tempo não sair um jogo do género.
Todos os fãs desta série, incluindo eu, há muito que esperava ansiosamente pelo jogo que pudesse finalmente matar o bichinho da moda no mundo do gaming. Especialmente porque os poucos jogos que vão saindo dentro do género são não só quase exclusivos para telemóveis como parecem depender muito de microtransações o que tira qualquer vontade de os jogar.
Somos introduzidos ao jogo com um momento intenso de customização como há muito não via num jogo. A variedade de cores, estilos de penteados e bem, tudo na verdade. A quantidade de características possíveis de customizar é maravilhosa e cheia de bom gosto. Confesso que me diverti imenso nesta fase do jogo, o único ponto negativo que indicaria é o facto de apesar de podermos customizar o tipo de corpo como mais alto ou mais baixo, o mesmo não se sucede para a largura do mesmo, o que me deixou um bocado triste, afinal de contas, era apenas um pequeno acrescento ao que já estava feito para dar um mais um bocado de carinho aos jogadores.
Depois deste possivelmente demorado início de jogo, somos introduzidos ao plot do jogo. E digo para distinguir de história, porque efetivamente é algo que este jogo não tem. Nem história nem objetivos. Em Fashion Dreamer nós fazemos parte de um mundo chamado “Eve” onde jogamos como influencers sociais que criam outfits para si e para os NPCs que aparecem ou até mesmo outros jogadores (quando nos encontramos no modo online).
O nosso tempo em jogo é usado maioritariamente a criar os “look-its” para as personagens que aparecem no mapa em que estamos (e que neste jogo tem o nome de cocoon). Cada personagem tem indicado os seus gostos próprios e teremos que criar looks tendo em conta as indicações que nos são dadas. À medida que criamos looks vamos tendo cada vez mais seguidores na nossa rede social o que consequentemente leva a ter mais gostos nos looks.
E para que serve isto? Vocês perguntam. Ora bem, serve para podermos ganhar pontos para comprar objetos que nos permitem customizar o nosso showroom que fica acessível a todos os outros jogadores. Nestas interações com NPCs podemos também ganhar bilhetes para um jogo de Bingo e para uma Gacha Machine (acessível em cada um dos mundos) e que nos dá roupas diferentes que podemos customizar.
À medida que vamos ganhando popularidade vamos também desbloqueando mais cocoons, cada uma dela temática e magnificamente decoradas, apesar de serem mundos igualmente pequenos. Para terem uma ideia, por exemplo, uma das cocoons é a “Cocoon ACT” e todo o ambiente desse mapa é muito citadino e artístico, quase fazendo lembrar as traseiras de teatros ou até mesmo dando uma sensação de backstage.
E como conseguimos nós roupa nova para outfit em Fashion Dreamer? Muito fácil, basta irmos ter com o NPC e escolher a opção de ver o outfit e só é só colocar Like e temos acesso ao outfit inteiro ou às peças que selecionamos. Muito sinceramente isto foi uma das coisas que mais gostei, a facilidade e simplicidade disto torna as coisas muito mais divertidas. Outra maneira de conseguirmos mais outfits é irmos à área de moda de cada mapa ver as roupas em “new line up”, em “Lucky Colour” ou em “recommended” que são sempre roupas que podemos adquirir. E acrescento que a variedade de itens disponíveis é absolutamente incrível. Ainda nessa zona conseguiremos ver o top 5 de roupas que estão nas trends bem como o forecast de trends da semana.
Como podem já estar a perceber, apesar deste jogo ser muito simples nas suas premissas, ele apresenta muita variedade de outfits e de conteúdo para quem adora moda. Mas confesso que tenho muita pena da Fashion Dreamer não ter, pelo menos, tarefas para se irem cumprindo. Quem sabe até talvez um fashion show para se organizar ou assim. Mas sinceramente também gosto muito de simplesmente poder aproveitar o jogo pelo que é e pelo que oferece.
Graficamente, acho que este jogo está mesmo bonito. Para pessoas como eu que apreciam bom design de personagens e ambientes atraentes, temos mesmo tudo isso aqui, dentro dos possíveis, claro. Não temos mundos gigantes e variados, mas temos pequenos Cocoons com cores vibrantes e ambientes de sonho.
A banda sonora é muito ritmada e faz-me lembrar um fashion show ou o ambiente dentro duma loja de roupa. Em suma, é uma banda sonora mais do que adequada, apesar de às vezes se tornar ligeiramente cansativa também pelos mesmos motivos.
Fashion Dreamer é um bom jogo de Moda, mas, efetivamente não acho que seja um jogo para toda a gente. É, acima de tudo, um jogo que recomendo para toda a gente que adora criar outfits diferentes e que não se importa de passar horas a fazê-lo (como é o meu caso) mas para quem comprou o jogo a procura de algo mais desafiante acho que vai ficar muito desiludido.
Mas lá está, este é um jogo Niche, para uma audiência igualmente niche. Não está a tentar ser o clássico Style Savvy, está apenas a tentar ser ele próprio, e na sua simplicidade é um jogo muito divertido e que ajuda a matar o desejo por este tipo de jogos.