Developer: Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 21 de Dezembro de 2018
Foi antes do Natal que Fitness Boxing foi lançado para a Nintendo Switch, e como os movimentos de boxe são uma das melhores maneiras de se conseguir perder peso, então esta poderia ser uma boa solução, já que depois de tantas festas e calorias a mais, nada como ter em casa um jogo para nos ajudar a voltar à forma ideal. Mas será que Fitness Boxing tem capacidade para tal?
É complicado responder a tal questão, mas vamos explicar o que tem este jogo para oferecer. Quando o iniciamos, o que nos salta à vista é o Daily Workout, e esta é a principal opção do jogo, sendo que será aqui que podem definir o tipo de treino que querem, e quais são os vossos “objectivos”, isto é, podem definir se o vosso objectivo é treinar Cardio, Força e Cardio, ou apenas Manutenção. No caso de escolherem Cardio, então irá focar-se no exercício aeróbico e em queimar calorias; já a Força e Cardio, como o nome indica, foca-se em aumentar a nossa força, assim como o exercício aeróbico; já a Manutenção, oferece-nos um treino mais calmo, e que se foca em manter o nosso corpo em forma.
Depois existe ainda a opção de escolher qual a parte do nosso corpo que queremos trabalhar, e aqui podemos escolher bíceps, peitorais, músculos das costas, pernas, gémeos ou corpo inteiro. Ainda podem escolher se querem ter os alongamentos (antes e depois do treino), e por fim a duração do treino (15 m, 25m, 35m ou 45m). Depois disto escolhido, automaticamente o plano de treino fica escolhido e todos os dias terão um novo treino para realizar.
Outro dos modos que podem encontrar é o Free Training, e este é o modo onde podemos jogar sozinhos ou com alguém ao nosso lado. No caso de jogarmos sozinhos, podemos fazer treinos suplementares (Daily Workout), ou então apenas alongar. Já no caso de jogarmos com alguém ou nosso lado, podemos fazer dois tipos de treinos, ou um tipo de combate de boxe contra o segundo jogador.
Por fim existe o Basic Training, que é onde vão encontrar as ajudas e os tutoriais, ou seja, aprendem a maneira como devem segurar os joy-cons, e até os diversos golpes que devem aprender para conseguir jogar (socos normais, ganchos, uppercuts, agachamentos, movimentos de defesa, entre outros).
A maneira de funcionamento de Fitness Boxing é bastante simples e apelativa. São raras as vezes que temos de usar os botões, a não ser nos menus, de resto tudo é feito através dos movimentos dos braços e do corpo. No centro do ecrã teremos a nossa treinadora que nos vai indicando o que irá acontecer, dando dicas e até mostrando como fazer alguns dos movimentos. Depois existem duas barras verticais, uma para o braço direito outra para o braço esquerdo, é nestas barras que aparecem os símbolos dos movimentos que teremos de fazer, sendo que quando estes chegarem a um determinado local devemos proceder ao movimento, no tempo correcto.
Devo dizer que, e podem não acreditar, mas se fizerem o treino com intensidade, nos primeiros dias vão sentir os músculos um bocadinho doridos. Eu que nunca treinei boxe na vida, nos primeiros treinos dei por mim quase no final do treino a sentir que os socos já não estavam na altura desejada. E no dia seguinte, a sentir os braços um pouco doridos. Além disso, para as pessoas mais “paradas” é uma óptima maneira de mexerem o corpo, fazerem um pouco de exercício e quem sabe voltarem à forma, de uma forma lenta, mas a verdade é que mais vale nos mexermos do que estar sentados no sofá.
Quanto aos treinadores, embora o que fazem e dizem seja sempre o mesmo, existem diversos e podem escolhê-los e ainda alterá-los. Desde a cor do cabelo, cor de pele, cor dos olhos, além disso podem ainda alterar o seu outfit, e embora no início não exista roupa para grandes alterações, com o avançar do jogo, vão desbloqueando esses itens, como roupa, óculos e ténis. E é a partir desse momento que podem tentar criar o estilo de treinador ou treinadora que seja mais apelativo aos olhos.
Outra das coisas que vão desbloqueando são as músicas, e isso é bastante interessante, visto que isto é um jogo em que a musica é essencial até para criar a intensidade de treino pretendida. As músicas são bastante populares, com alguns remixes, para as tornar ainda mais intensas.
A maior falha do jogo, e felizmente não acontece muitas vezes, é não reconhecer determinado movimento, isto é, por vezes se nos enganarmos, em vez de um gancho, sai um uppercut, e outras vezes nem reconhece que fizemos o golpe. E existem também movimentos como desviar, ou movimentar-nos para o lado que simplesmente não reconhece.
Fitness Boxing é um jogo interessante, obviamente que não substitui a ida ao ginásio, mas é um óptimo modo de combater o sedentarismo. Embora tenha algumas falhas, a verdade é que além de divertido jogado a dois, consegue fazer-nos perder entre 300 a 500 calorias por treino.