Developer: Steel Wool Games, Inc.
Plataforma: PlayStation 4 (PSVR), PC (Oculus Rift, HTC Vive)
Data de Lançamento: 28 de maio de 2019
Se são daquelas pessoas que não têm medo de nada, ou julgam não ter, este é um jogo perfeito para vocês. Provavelmente vão rir-se das situações ali criadas e quem sabe no final ainda vão dizer à boca cheia que isto não mete medo nenhum. Se são uma dessas pessoas, eu dou-vos já os parabéns porque eu sou o oposto. Nos filmes até sou capaz de me rir, agora quando falamos de situações em realidade virtual a história é outra. Five Nights at Freddy’s VR: Help Wanted põe à prova a nossa capacidade de resistência ao medo e é bem capaz de ser responsável por alguns gritos ou saltos da cadeira ou do sofá enquanto jogam este temível jogo.
Ainda antes de iniciar propriamente o jogo, Five Nights at Freddy’s VR: Help Wanted quase nos obriga a assinar um acordo em que o jogo não se responsabiliza por quaisquer danos que possa vir a causar com os sustos que vai pregar. Não sei quanto a vocês, mas só esta situação ainda me deixou mais nervoso e receoso para enfrentar “os níveis”, digamos assim, do jogo desenvolvido pela Steel Wool Games.
Para quem não conhece, Five Nights at Freddy’s já tem toda uma série de jogos com uma grande legião de fãs deste género. Esta aventura em RV é quase um best off de todos esses episódios passados. Ao todo são cerca de 40 mini experiências que podemos fazer para acabar o jogo, com a vantagem de podermos saltar níveis e não haver uma ordem específica para não correr o risco de ficarmos presos. Se completarmos a missão de sobrevivência à primeira noite, são desbloqueados novos níveis e conteúdos para esse tipo de missão, mas o resto, fica disponível.
Há dois tipos de experiência. Umas mais inquietantes onde estamos, por exemplo, a fazer de guarda, ouvimos um telefonema e temos de nos proteger dos Animatronics, é assim que se chamam as figuras do jogo, fechando portas, luzes ou o que estiver ao nosso alcance e ver o que se passa pelas câmeras. Devo confessar que estar com auscultadores e olhar para qualquer lado a ouvir barulhos estranhos assustou-me imenso. Num dos primeiros níveis cheguei a andar para trás na cadeira com o grito que de repente surge no jogo e com a imagem a ficar com aquela “chuva” típica das televisões que perdem a sintonização. Depois disso, aparece uma cara de palhaço mesmo à frente de nós e voilá, um susto de morte. A pressão aumenta mais ainda quando percebemos que a nossa lanterna tem pouca bateria e que as luzes à nossa volta estão sempre a piscar.
Outro tipo de nível surge como uma espécie de quebra cabeças que temos de resolver, há personagens para reparar, entre outras coisas. Não assustam tanto, parecem mais fáceis e são divertidos. O jogo tem inúmeras coisas para descobrir. Podemos usar a máscara do urso, ganhamos prémios quando passamos um desafio e temos ainda umas moedas que podemos ir apanhando em cada nível. Há também umas cassetes que vamos poder encontrar para depois ouvir. Nada melhor que estar no quarto escuro a ouvir histórias de terror.
Os gráficos são simples, mas servem perfeitamente as pretensões de Five Nights at Freddy’s VR: Help Wanted, já as mecânicas de jogo podem deixar algo a desejar em alguns níveis. Se jogarem com um comando, fica muito difícil controlar os botões ou fazer certas ações e andamos ali aos papéis para conseguirmos o que queremos. Se jogarmos com os dois comandos de movimento, a história é diferente. Ainda encontram alguns bugs, mas regra geral funciona bem melhor porque assim conseguimos usar as duas mãos em separado.
Se experimentaram e gostaram das versões anteriores de Five Nights at Freddy’s, este é um grande jogo com tudo o que possam ter imaginado para provocar o medo em nós jogadores. Se por outro lado, sustos e terror não estiver nos vossos planos, dificilmente vão achar graça a esta aventura em Realidade Virtual. Se tiverem espírito de aventura e nunca tenham experimentado algo do género, vale a pena correr o risco. O máximo que pode acontecer é desatar aos gritos, mas está tudo bem porque falamos de Five Nights at Freddy’s VR: Help Wanted e as pessoas perdoam.



