Novembro chegou, e com ele o regresso do culto dos maiores apaixonados por futebol. Lançado no início do mês, Football Manager 2019 está aí para revolucionar o registo ao qual estávamos habituados nos últimos anos. A sentença? Dificilmente podíamos querer melhor!

Sim, o FM 2019 é o rosto da reforma se compararmos com as versões lançadas na última década. Não é uma transformação radical, mas o que começou em 2018 foi estendido de modo ainda mais evidente no jogo deste ano.

 

 

#FM19 | Welcome To The Job | Football Manager 2019

 

 

O principal destaque vai provavelmente para o renovado sistema de treinos. E temos de reconhecê-lo: o treino, a base de qualquer treinador de futebol, sempre foi desprezado pela Sports Interactive. Exigia-se outra atenção a um aspecto que devia ser fundamental em qualquer modelo de jogo. E ei-lo! O novo sistema de treinos, agora mais rigoroso e complexo, recheado de mais e melhores opções, e que levará, por outro lado, a um planeamento mais cuidado.

Não vos vou mentir: vão ter de reaprender e adaptar-se. Mas no final, quando se sentirem confortáveis com o novo sistema, acreditem em mim, a sensação de conquista será mais saborosa do que nunca.

No entanto, a novidade mais esperada pode ser encontrada nos novos Estilos Táticos. Para quem, como eu, gosta de replicar a forma como jogam equipas de treinadores como Sarri, Guardiola e Klopp, vai ficar radiante em saber que em Football Manager 2019, qualquer estética de jogo está muito mais simples de ser conseguida.

Tanto o famoso Tiki-Taka, o Gegenpress, como o mais convencional Contra-ataque e Bater Directo estão disponíveis, contudo, agora guiados ao pormenor e com todas as opções que possamos imaginar, para que fique ao nosso critério decidir cada detalhe de cada circunstância de jogo.

Sim, sempre foi possível colocarmos uma equipa a jogar com todas as identidades táticas acima referidas, todavia, era necessário um conhecimento muito profundo do motor de jogo para que pudessem ser recriadas na perfeição. No fundo, os Estilos Táticos apenas vieram trazer uma implementação mais prática de cada filosofia de jogo, ficando assim ao alcance de qualquer um.

É difícil haver algo mais gratificante no Football Manager 2019, do que assistir aos nossos jogadores a executarem o modelo de jogo que idealizámos. Seja numa estratégia de posse, noutra mais vertical, ou até numa mistura personalizada das duas, a partir de agora, é verdadeiramente acessível desenharmos um plano à nossa imagem, e em poucos cliques.

 

 

Football Manager 2019 Revamped Tactics | New Features and Tips | The FM Show Season 2 Episode 3

 

 

Mas as novidades não ficam por aqui, porque também o VAR foi adicionado este ano, com uma dinâmica bastante interessante – e engraçada, por vezes –, acrescentando ainda uma maior expectativa e emocionalidade. Inicialmente tinha algumas reservas, confesso; essencialmente em relação ao tempo útil de jogo, mas tenho de reconhecer que funciona muitíssimo bem, e tal como na realidade, o seu sucesso está à vista de todos.

Uma queixa que sempre acompanhou o FM desde o seu início, relaciona-se com a ausência de licenças, porém, pode estar para mudar, uma vez que na versão deste ano temos a Bundesliga totalmente licenciada; o que nos dá alguma esperança de, futuramente, termos Ligas como a Inglesa e Espanhola com os mesmos privilégios.

Graficamente também podemos encontrar algumas diferenças, não tanto ao nível do motor 3D, que somente sofreu pequenas correcções, mas na Interface gráfica. Com um novo design – deveras agradável, diga-se –, e ao qual rapidamente nos habituamos, agora vestido de um tom púrpura, e menos cansativo para os olhos.

Football Manager 2019 é uma sequela de reformas iniciada na versão anterior. Além de parecer não querer parar por aqui no que a mudanças diz respeito, para quem já suspirava por algo diferente, é uma excelente notícia. E verdade seja dita, tudo o que de novo podemos encontrar, transformou o FM para melhor, sendo provavelmente a versão mais completa do jogo alguma vez criada.

4.5

Sim

  • Os novos Estilos Táticos
  • A implementação do VAR
  • Bundesliga licenciada

Não

  • Pequenos bugs
Author Nuno Mendes
Published
Categories Análises Pc e Mac
Views 291