Developer: Playground Games
Plataformas: Xbox One, PC (Play Anywhere)
Data de Lançamento: 13 de Junho de 2019

Forza Horizon 4 foi e é um dos jogo de eleição de muitos amantes de jogos de corridas. Apesar de já ter sido lançado no ano passado o sucesso deste título mantém-se e dificilmente será esquecido. Fazendo uma retrospectiva e voltando ao ano 2016 Forza Horizon 3 também foi um marco histórico no mundo dos video-jogos e teve duas expansões, mas uma teve mais destaque, estou a falar da expansão Hot Wheels.

Caso não tenhas lido a nossa análise do Forza Horizon 4 podes ler aqui , e perceberás como esta fantástico. Não era de esperar que fosse lançada uma expansão para dar um novo brilho ao jogo, mas foi e a escolha deste ano foi a Lego. Lego Speed Champions é o nome desta expansão e leva-nos para um mundo em que quase tudo o que nos rodeia é construções de peças de Lego.

Digo quase tudo porque nem tudo está transformado e poderás reparar que durante os teus “passeios” , principalmente nos caminhos fora das cidades, ainda existem elementos que estão “reais” como algumas árvores a relva entre outros elementos paisagísticos. Este ponto desiludiu-me um pouco porque estava na expectativa de explorar um mapa totalmente montado em peças de lego. Independente do que acabei de referir, tudo o resto que está criado é simplesmente mágico e super divertido. Quase todas as construções dão para destruir, e quando isso acontece, vê-se inúmeras peças a voar que quando caem ao chão até se ouve aquele som característico. Esse efeito sonoro quase que arrepia de tão real que está, fazendo lembrar aquelas construções que tu montavas e que por acidente tinham um encontro imediato com o chão…
Um aspecto que me intrigou um pouco foi a jogabilidade, porque se mantém das mesma forma. Sendo uma expansão que anima a criançada, e não só (porque Lego é para todas as idades) seria engraçado que a jogabilidade se tornasse mais arcade e mais simples para os mais novos conseguirem jogar mais facilmente. Este ponto intrigou-me porque na Lego Speed Champion existem carros “construídos” com peças de Lego e seria bom existir uma jogabilidade mais divertida.

Mas esse ponto pode não ter sido efectuado muito devido à limitação do número de carros da Lego. Pelo que temos sido habituados ao longo deste tempo todo de Forza Horizon, as expansões trazem normalmente mais de seis carros e nesta vêm a misera quantidade de três carros: Um Mini Cooper, um Ferrari F40 e o carro que foi capa do jogo, o McLaren Senna. Futuramente deverá existir mais carros mas até lá só podemos conduzir esses 3 carros da Lego. Tal como na expansão Hot Wheels do FH3, que traziam alguns carros emblemáticos da marca mas podias conduzir os restantes carros que tinhas na tua garagem o mesmo acontece neste mundo lego, existem os três carros que referi, mas podes conduzir os restantes.

Mas a novidade mais interessante está no teu objectivo de jogo que basicamente é ganhares peças para tu criares e evoluíres a tua mansão. A tua mansão começa apenas com um espaço vazio e para construíres as várias partes tens que completar vários desafios mas conseguires ganhar peças e desbloquear as diversas construções, como a casa propriamente dita, uma garagem, um anexo ou até mesmo o Ferrari F40 de Lego, entre outros upgrades.

No geral, Lego Speed Champion é uma expansão muito interessante mas para já peca por só dar aos jogadores três carros com o visual Lego e por dar a sensação que as paisagens estão inacabadas, já que existem elementos que “reais”. Se tiveres a subscrição do Game Pass poderás adquirir por 17,99€, caso contrário o preço é de 19,99€. Para os jogadores da versão Ultimate, esta expansão é gratuita.