Developer: Triangle Studios
Plataforma: Nintendo Switch e PC
Data de Lançamento: 16 de junho de 2022
A sós ou com amigos (mas o jogo insiste que seja com amigos), From Space é uma proposta interessante para nos fazer lembrar os topdown shooters de antes.
Com cores vibrantes e um setting o mais genérico possível – os alienígenas invadiram a terra nos anos 80, oh meu Deus! – não esperemos grandes obras poéticas da construção deste jogo. Contudo, se era isso que esperavam, não comecem a procurá-lo num shooter…
Vamos com tudo logo no início. Escolher um “especialista”, ofensivo, defensivo ou apoio. A jogar a sós, sem amigos à vista para criar uma squad de jeito, decidi avançar primeiro com um personagem ofensivo. Depois de experimentar outros tenho a noção que são bem equilibrados, mas decididamente deviam escolher ofensivo ou defensivo se jogam sozinhos. Os personagens defensivos tendem a fazer mais danos e disparar mais lentamente, e um dos support tem um ataque AOE que atinge vários inimigos em simultâneo, mas somos facilmente assoberbados pela quantidade de aliens se não temos cuidado e gastamos todas as balas e granadas.
Os personagens têm armas e habilidades diferentes, e podem ganhar perks também, se as encontrarem no mapa. Há também uns workbenches com os quais podemos melhorar as nossas armas. Com um objetivo principal e vários secundários, como manda a regra, que não diferem muito de “dispara contra aqueles” ou “leva este item até ali”, garantem a diversão, que afinal estamos ali é para dar cabo dos ET’s cor-de-rosa choque.
Um estilo cartoon muito bem conseguido nos gráficos, que apesar do brilho não chateia nem cansa, embora não seja nada de inovador. A questão é se From Space faz o suficiente para se distinguir de outras propostas do género, e a verdade é que não. Se gostarem do estilo de gráficos é bom para experimentar e tem uma boa, e simples jogabilidade, mas se não forem atraídos por esse aspeto, escolham outro título.