Developer: Unbroken Studios
Plataforma: PlayStation 5, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S, PC
Data de Lançamento: 3 de setembro de 2024
Um dos jogos muito esperados pelos fãs de Harry Potter era a chegada de um jogo que trouxe-se o desporto icônico que tanto sucesso faz em Harry Potter, isto é, o Quidditch. Depois de tantos anos a Unbroken Studios agarrou finalmente na ideia e faz com que Harry Potter: Quidditch Champions chegasse finalmente. Se Hogwarts Legacy conseguiu capturar a essência de ser um estudante em Hogwarts, faltava-lhe a componente deste desporto que tanto marcou os livros como os próprios filmes da franquia.
A ausência deste desporto intensificou a expectativa para a chegada de um jogo que desse resposta a esta lacuna em Hogwarts Legacy. A questão que fica, é se Harry Potter: Quidditch Champions consegue captar o dinamismo e a emoção que os jogadores sempre imaginaram ao lerem os livros e mesmo ao ver os filmes. É a essa pergunta que vamos tentar responder, embora não fiquem muito empolgados, porque vão perceber que o jogo embora tenham potencial, ainda precisa de melhorar bastante para satisfazer os fãs, assim como a sua jogabilidade.
Antes de avançarmos para os modos de jogos, acho que é essencial falar da jogabilidade que o jogo nos oferece, esta é acessível e intuitiva, ideal tanto para jogadores experientes como para quem está agora a entrar neste universo que são os videojogos. Os controlos são simples: embora seja necessário alguma habituação, já que os botões usados são um pouco fora do normal, já que praticamente usa-se os gatilhos do comando para fazer as diversas ações, e os analógicos para movimentar a vassoura no ar. Resumidamente será possível avançar, recuar, dar um impulso de velocidade durante um determinado período de tempo, atirar, passar ou roubar a quaffle (bola), e depois temos algumas ações mais especificas dependendo das posições dos jogadores. Algo que agradará a quem experimentar o jogo é que a sensação de voo foi bem criada, é bastante responsiva, o que ajuda pelo menos a nos adaptarmos rapidamente ao modelo do jogo.
Já que falamos das posições, no Quidditch existem quatro posições tradicionais, sendo que cada uma delas tem funções distintas e mecânicas próprias:
- Chasers: São três por equipa e têm como principal objetivo levar a quaffle até aos aros do adversário, marcando pontos. Cada golo vale 10 pontos, e os Chasers podem passar a quaffle entre si, realizar remates à baliza, ou tentar atordoar jogadores adversários com tackles. São os principais responsáveis por movimentar o jogo e garantir o avanço constante no marcador.
- Keeper: A posição de Keeper foca-se em defender os aros da sua equipa contra os remates dos Chasers adversários. Embora seja uma função mais estática, o Keeper também tem a capacidade de criar círculos de impulso, que podem ser usados pelos seus colegas de equipa para acelerar ou ganhar vantagem em termos de mobilidade. Jogar como Keeper é interessante e fácil, mas pouco desafiante em comparação com as outras posições.
- Beaters: Uma das posições mais dinâmicas e divertidas. Os Beaters controlam as bludger, bolas encantadas que têm como objetivo derrubar os adversários das suas vassouras. Estes jogadores não podem marcar pontos, mas são fundamentais na estratégia defensiva da equipa, interrompendo o fluxo do jogo dos adversários e criando espaço para os seus próprios Chasers.
- Seeker: A função mais famosa no Quidditch, até porque era a posição de Harry Potter. O Seeker tem como principal tarefa capturar o Golden Snitch, que aparece durante o jogo. No entanto, ao contrário das histórias originais, onde a captura do Golden Snitch vale 150 pontos e geralmente termina o jogo, aqui vale apenas 30 pontos. Esta mudança embora possa desiludir alguns jogadores, foi feita para garantir um maior equilíbrio competitivo, evitando que uma equipa a perder por muitos pontos ganhe instantaneamente ao capturar o Golden Snitch. O Seeker precisa passar por anéis que são deixados pela Golden Snitch até encher um medidor e, finalmente, nessa altura conseguirá apanhá-la.
Tendo isto em conta, falemos do dois principais modos de jogo – o modo Campanha e o modo Multijogador. Ambos oferecem abordagens distintas, mas o destaque vai claramente para a vertente competitiva online. Estejam descansados que antes de irem para estes modos, têm um Tutorial que explica como jogar e até como jogar em todas as posições.
O modo Campanha podemos dizer que serve como uma introdução ao mundo do Quidditch, através de uma série de torneios lineares que nos guiam pelas bases deste desporto. Existem quatro torneios disponíveis, incluindo a Taça do Quintal dos Weasley, a Taça de Quadribol das Casas de Hogwarts, a Taça das Escolas do Torneio Tribruxo e a Taça do Mundo de Quadribol. Estes torneios, apesar de fornecerem algum entretenimento, acabam por funcionar mais como uma extensão do tutorial, oferecendo pouco desafio ou variação à medida que vamos progredindo.
A campanha permite trocarmos de posição, proporcionando uma oportunidade para experimentar cada função e compreender as mecânicas de jogo. Durante os torneios, iremos defrontam personagens icónicas da franquia, como Draco Malfoy, Cho Chang e Fleur Delacour. Embora a presença destes personagens familiares seja interessante, a interação com as personagens é bastante superficial, limitando-se a breves diálogos antes dos jogos. Esta falta de profundidade narrativa não abona a favor da Campanha, já que faz com que esta não tenha a profundidade necessária para nos agarrar a este modo, e assim tornar-se algo demasiado superficial. Ainda assim, é um modo essencial de ser jogador, para nos sentirmos minimamente preparados para o modo Multijogador.
Um ponto que não é muito favorável ao jogo é a Inteligência Artificial. Por vezes, os adversários controlados pelo maquia têm comportamentos bastante previsíveis ou pouco desafiantes. Isto é bastante evidente, e até mesmo quando o jogador ainda não domina por completo o jogo, torna-se fácil conseguir levar a melhor perante as equipas adversárias controladas pela maquina.
O verdadeiro trunfo Harry Potter: Quidditch Champions reside no modo Multijogador, onde a competitividade e a cooperação entre jogadores são essenciais para o sucesso. Este modo é de 3v3, o que significa que cada equipa é composta por três jogadores, e cada um deles assume dois papéis durante a partida. As combinações disponíveis são jogar em qualquer posição, ou então Keeper/Chasers, Beaters/Chasers e Seeker/Chasers, o que obriga os jogadores a trocar de função durante o jogo, dependendo da situação.
Por o jogador ser obrigado a assumir várias funções durante o jogo, é essencial dominar-se vários papéis, e até saber como os assumir, o que nem sempre é fácil, e isso é visível quando começamos a jogar o modo online e as primeiras partidas ainda andamos um pouco perdidos no campo. Além disso, torna-se essencial ter um sentido estratégico durante as partidas, já que é essencial nos adaptarmos rapidamente às mudanças no jogo e coordenarmo-nos com os companheiros da equipa. A cooperação é fundamental – um bom Seeker pode decidir uma partida ao capturar o pomo de ouro, mas se os Chasers e Beaters não colaborarem, a equipa pode facilmente perder o total controlo da partida.
Confesso que não me foi propriamente fácil esta adaptação de fazer vários papeis no jogo, principalmente porque a maior parte das vezes se não estivermos com amigos, estamos a jogar com desconhecidos e as coisas raramente correm como deviam ser. Isto faz com que o jogo comece a tornar-se uma fonte de frustração e de desmotivação em joga-lo. Ainda por cima, sendo apenas partidas de 3×3 basta um jogador não desempenhar corretamente o seu papel, para prejudicar toda a equipa.
A verdade é que não se entendo muito bem a razão de o jogo trazer apenas o modo 3v3 modo Multijogador e faltar o habitual 7v7, onde cada jogador apenas teria de desempenhar um único papel, e o jogo tornava-se mais competitivo e interessante. Além disso, não existem competições, sejam elas campeonatos ou torneios neste modo, e isso fará com que os jogadores rapidamente deixem o jogo, pois o único motivo que têm para continuar a jogar é mesmo por causa do sistema de progressão, que permite melhorar os atributos do personagem, fazer upgrades as vassouras e ainda desbloquear cosméticos.
Falando mais detalhadamente sobre o sistema de progressão, à medida que avançamos no modo Campanha ou no modo Multijogador, acumulam Skill Points, que podem ser usados para melhorar os atributos dos personagens. Estas melhorias afetam diretamente a performance de cada posição, permitindo aperfeiçoar certos aspetos dos personagens, como a velocidade do Chasers ou a capacidade de defesa do Keeper.
As vassouras desempenham um papel central no jogo, mas também na progressão do jogador. Embora os melhoramentos não mudem drasticamente o equilíbrio do jogo, certos melhoramentos permitem que pequenas vantagens que no final dos jogos, por vezes fazem a diferença, ter uma vassoura com mais velocidade ou que consiga tenha mais agilidade oferece uma vantagem subtil, mas significativa.
Além disso, existem também os habituais cosméticos que permitem personalizar as personagens e vassouras. E se a parte de melhorar o personagem incentiva os jogadores, a parte cosmética, por vezes ainda incentiva mais, já que ter uma vassoura personalizada ou uma roupa diferente, é sempre motivo de orgulho para alguns jogadores. Os cosméticos incluem uniformes, variações de cores, acessórios e uma vasta gama de vassouras com designs distintos.
Um ponto que é impossível não falarmos, até por ser uma decisão louváveis é a total ausência de microtransações. Tudo o que existe para desbloquear e comprar no jogo é através da moeda do jogo, que só pode ser obtida ao jogar. Não há opção de comprar itens cosméticos, upgrades ou moedas com dinheiro real, o que cria um ambiente de jogo mais justo e acessível. Além disso, o jogo apresenta temporadas, que até ao momento tudo é desbloqueado apenas com a progressão do jogador.
A componente gráfica adota um estilo visual cartoonesco, que, embora menos realista, combina bem com o tom leve dos primeiros capítulos universo de Harry Potter. As personagens e ambientes são representados de forma estilizada, com cores vibrantes e detalhes simplificados, criando um visual apelativo e facilmente reconhecível. As animações, como o voo das vassouras e os movimentos dos jogadores em campo, são fluidas e dinâmicas. Além disso, as arenas de jogo, incluindo locais icónicos como o campo de Quidditch de Hogwarts, estão bem recriadas, oferecendo uma atmosfera fiel ao mundo de Harry Potter.
Já a componente sonora proporciona uma experiência auditiva nostálgica, inspirada nas músicas dos filmes, embora sem utilizar diretamente as composições mais icónicas. A banda sonora cumpre bem o seu papel de criar um ambiente imersivo. Os efeitos sonoros estão bem executados, desde o som das vassouras a voar até aos impactos dos Bludgers e aos momentos de tensão quando a Golden Snitch é capturada.
Harry Potter: Quidditch Champions é um jogo que finalmente oferece aos fãs da franquia Harry Potter o desporto que tanto queriam que chegasse ao mundo virtual, infelizmente precisa ainda de alguns melhoramentos, principalmente na quantidade de modos que oferece aos jogadores, ainda assim, tem boas perspectivas para evoluir e tornar-se naquele jogo tão desejado.