Developer: TinyBuild Riga
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 17 de Setembro de 2023

A série de jogos “Hello Neighbor” já é bastante conhecida e acarinhada pelo público e principalmente pelos mais novos, tendo sido já vários os jogos lançados pelo franchising que se prima pela consistência dos seus jogos. 

Publicidade - Continue a ler a seguir

Hello Engineer é, então, a última adição a esta lista. Neste jogo somos uma criança que tem como missão (tal como em todos os outros jogos do franchising) descobrir todos os segredos do seu vizinho e para o fazermos seguimos o nosso vizinho até um parque de diversões. E a história resume-se a isto, visto que o foco principal destes jogos vai ser sempre o gameplay.

Este jogo está dividido em capítulos e cada um destes é constituído por níveis  e desafios. Em cada nível que encontramos temos um conjunto de objetivos que temos de cumprir para atingir o fim deste. Estes consistem em construir um veículo que seja apropriado para se conduzir na pista que nos é apresentada. O jogo dá-nos instruções e um guia de como construir o carro necessário. Para o fazermos temos à nossa disposição peças e partes de carros que temos que colocar no lugar certo para que tudo fique funcional. 

À medida que vamos avançando nos níveis de Hello Engineer, vão-nos ser disponibilizadas cada vez mais peças e blueprints que nos vão permitir construir carros cada vez mais complexos. 

Hello Engineer tem, ainda, um modo multiplayer que permite jogarmos  com outras pessoas para construir os carros, o que torna tudo imensamente mais divertido. Não é que o modo normal seja mau, mas efetivamente este jogo parece ganhar todo um novo brilho quando entramos no modo multiplayer, porque tudo é sempre mais divertido com companhia e porque não há nada como jogar com outras pessoas para aumentar o caos e a confusão. No entanto, o jogo resume-se basicamente a isto e não há muito mais para fazer, o que torna o jogo bastante repetitivo ao fim de algum tempo. 

Hello Engineer é  um jogo muito simples na sua apresentação e que tem muitas ferramentas para ajudar o jogador a perceber o que tem que fazer a cada nível, o que é uma grande ajuda. Além disso, as animações entre níveis são bastante divertidas de se ver, o que nos ajuda a manter dentro do espírito do jogo. 

Em contrapartida, o maior ponto negativo que existe no jogo são os comandos deste. Muitas vezes senti-me perdida por carregar num ou noutro botão a mais e de repente não conseguia voltar ao jogo em si. Apesar das orientações do jogo estarem bem apresentadas (sendo, inclusive, possível ver em cada nível um vídeo a explicar o que tem que ser construído), controlar as ações em si mostrou-se muito complicado para mim. Ou porque carregava num botão e depois não conseguia colocar a peça de volta, ou porque de repente era impossível concluir o nível por algum motivo e tinha que recomeçar e tentar fazer o máximo de passos acertados nos controlos para poder concluir a construção do veículo. Sinto que isto possa ser algo que pessoas com muita paciência consigam facilmente ignorar, no entanto eu sou naturalmente impaciente e ter dificuldades no controlo das ações num jogo é algo que não gosto e que me tira o proveito do jogo em si. 

Em contrapartida, Hello Engineer é um jogo bastante inventivo e que apresenta uma variedade maravilhosa de níveis e de desafios para todos os que gostam de construir coisas e que têm interesse por mecânica, ou simplesmente por construir legos. Sinto que pode ser um jogo muito bom para fomentar a mente criativa dos mais novos, que podem simplesmente divertir-se a construir veículos usando os mais variados mecanismos. 

Uma pequena parte do gameplay  consiste no fim de construído o carro, de o conduzir numa pequena pista e conseguir atingir a meta. Foi aqui que senti mais a dificuldade dos controlos, sendo que alguns veículos me pareceram extremamente difíceis de controlar na pista, no entanto não sou grande fã de jogos de corrida e confesso que isso pode ter afetado o meu proveito nesta parte do jogo. 

Em suma, o ponto forte deste jogo prende-se, sem dúvida, com a construção dos veículos, as mecânicas introduzidas e o incentivo à criatividade, apesar de a parte da corrida não ser algo que eu goste particularmente, esta também dura pouco tempo e é apenas 20% do gameplay. 

Este jogo dá-me  a sensação de que poderia ter ido muito mais fundo e ter adicionado muitas mais mecânicas de jogo, no entanto o que nos é apresentado parece-me ser o suficiente para envolver os nossos gamers mais novos, que na verdade parecem ser o público alvo deste jogo. 

E nunca esquecer que este jogo brilha verdadeiramente no multiplayer onde muitas das suas falhas parecem desaparecer sendo substituídas por horas de diversão.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorStar Wars Jedi: Survivor recebe patch 8
Próximo artigoDawnwalker é o primeiro jogo da Rebel Wolves
Ana Pereira
No recreio da primária passava a vida a ver o seu amigo de infância jogar Pokémon Blue no seu Gameboy Color, e não descansou enquanto não teve a sua própria consola. Os primeros jogos que teve foram o Kirby Dreamland 2 e o Pokémon Yellow e desde aí tornou-se grande fã da Nintendo e de videojogos em geral. Apaixonada por arte, música e jogosssss. Fã de JRPGs, farming sims e os chamados "cozy games" mas na verdade é caso para dizer que marcha de tudo, porque todos os jogos sao bons e sao experiencias unicas.
analise-hello-engineer<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Construções mecânicas inusitadas e inventivas</li> <li style="text-align: justify;">Desafios interessantes e pistas de corrida variadas</li> <li style="text-align: justify;">Óptimo multiplayer</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Comandos de jogo difíceis de controlar e pouco intuitivos</li> <li style="text-align: justify;">Carros muito difíceis de manipular nas corridas</li> <li style="text-align: justify;"> Não existe propriamente um desafio </li> </ul>