Developer: Sparpweed e Codeglue
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 5 de Março de 2020

Não é nova a minha estima por jogos que estimulam a nossa massa cinzenta. Raciocinar, resolver puzzles e superar desafios, é algo que sempre adorei em jogos, principalmente naqueles em que é constante. É nessa premissa que se insere ibb & obb, que depois de ter sido lançado em 2013, faz agora a sua estreia na Nintendo Switch.

Além dessa componente extremamente desafiadora, ibb & obb tem outra particularidade muito interessante, que é a obrigação de ser jogado em co-op. Podemos jogá-lo localmente ou com amigos a partir de uma ligação à internet. No caso da Nintendo Switch, existe ainda a opção de ser jogado com duas consolas distintas, ficando cada jogador com a sua consola.

Os jogadores vão controlar ibb e obb, sendo que ibb é um personagem verde e obb uma personagem rosa; eles apenas diferem no seu tamanho, onde obb é um pouco mais alto que ibb, e nada mais. São personagens meio arredondados, com duas pernas e dois olhos pretos, e que conseguem saltar e andar, ou seja, as vossas opções quanto à sua jogabilidade.

A explicação do jogo é simples:

Existe algo similar a duas dimensões, em que cada uma delas tem físicas inversamente proporcionais, isto é, o ecrã do jogo está dividido na horizontal por uma linha que divide essas duas dimensões. Na de cima, a gravidade é normal, e de cima para baixo; já na outra, a gravidade é ao contrário, de baixo para cima. Além disso, vão existido aberturas durante os níveis para os personagens poderem trocar de realidade, e com isso superar os desafios propostos.

Uma das particularidades deste jogo é que consegue proporcionar desafios bastante interessantes a partir das leis da física, como tentarem subir algo realmente alto, a partir da mudança de dimensões, já que como são inversamente proporcionais podemos vir com uma enorme aceleração e ao entrar na outra vamos com velocidade suficiente para conseguir chegar ao local pretendido. A cooperação é essencial para conseguirmos avançar no jogo, que tem um sistema de níveis muito interessantes, já que não existe um corte a mostrar que ultrapassámos um determinado nível, o que existe são diversos checkpoints, e sempre que um personagem morrer recomeçamos desse checkpoint.

Esses checkpoints também apresentam um ranking que representa os pontos que conseguimos obter por ultrapassar os inimigos e os desafios. Existem também alguns coleccionáveis que aumentam o vosso ranking, mas não se preocupem pois estes não são obrigatórios para prosseguirem a vossa caminhada.

Os puzzles estão muito bem elaborados, e o grafismo simples ajuda a não perdermos tempo com complicações. É fácil chegar a um local e perceber qual o desafio que temos de ultrapassar. Temos um jogo com uma palete de cores bastante recheada, mas que vai sendo alterada conforme avançamos no jogo, dando um toque simplista mas ao mesmo tempo com a arte de saber proporcionar um belo cenário gráfico. Já as músicas também se enquadram muito bem no jogo, tudo bastante sereno e tranquilo, oferecendo uma sensação de fusão perfeita entre o grafismo e a banda sonora.

Contudo, é preciso dizer que por vezes poderia existir uma pequena ajuda, uma dica para os jogadores menos acostumados a este jogo, já que é bem possível chegarem a certos locais e ficarem sem perceber o que devem fazer durante bastante tempo, até dar aquele “click”.

ibb & obb é uma excelente opção para os jogadores que gostam de um bom quebra-cabeças e têm sempre companhia para jogar, principalmente se conseguirem jogar localmente, já que existem momentos que requerem coordenação, e esta fica bastante facilitada se estiverem a falar com a outra pessoa. Eu adorei o jogo, tenho pena é de ser preciso jogá-lo sempre em co-op, já que nem sempre temos companhia.