Developer: Ubisoft
Plataforma: PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch
Data de Lançamento: 24 de Outubro de 2023

Mais do que um jogo, a franquia Just Dance assumiu desde o ano passado uma espécie de serviço, ou seja, uma plataforma de streaming que permite jogar não só os temas da edição do ano em que compram o jogo, mas também a possibilidade de poder ter acesso a catálogo de músicas de outras edições. O sistema é o Just Dance+ e funciona com uma subscrição, tal como fazem atualmente com a Netflix, HBO ou outra do género, mas aqui, terão acesso a todas as músicas, playlists e desafios que a Ubisoft disponibiliza ao longo do tempo.

Começo por aqui porque é quase impossível dissociar esta edição de Just Dance: 2024 Edition desse mesmo sistema do Just Dance+ implementado o ano passado e não é por acaso que quem comprar a versão deste ano terá direito a um mês de mensalidade gratuita dessa plataforma. É obviamente uma ação de marketing, mas também dá aos jogadores a possibilidade de experimentarem o funcionamento da plataforma. E digo-vos: fiquei agradavelmente surpreendido. Lá encontram muitas músicas a mais, listas de reprodução específicas para diversos gostos e objetivos e ainda, uma data de desafios que podem fazer. Basta começar a dançar.

Para poder brilhar na dança, precisam apenas de ter um smartphone com a app mais recente do Just Dance e rapidamente, depois da introdução de um código que aparece na vossa TV, estão aptos para dar os primeiros passos de dança. Isto permite que possam jogar até 6 jogadores ao mesmo tempo. A maneira como é feito, segue a lógica de todos os anteriores, onde, com o telemóvel na mão seguimos religiosamente os movimentos que os nossos treinadores fazem na televisão. O jogo reconhece os nossos movimentos e quanto melhor for a nossa prestação, mais pontos vencemos para depois desbloquear recompensas que vão desde simples avatares, até símbolos mais complexos para adicionar ao nosso cartão de jogo, o nosso Bilhete de Identidade em Just Dance. 

Eu saltei, baixei-me, fiz movimentos que nunca pensei fazer, suei e acima de tudo ri-me bastante cada vez que pegava em Just Dance. É certo que nem sempre fui capaz de acompanhar os incríveis treinadores que aparecem na TV para nós os imitarmos, mas tentei e às vezes consegui fazer coisas que nem esperava. Obviamente que o jogo não sabe se estamos mesmo a fazer o que é suposto, mas guia-se por movimentos iguais ou parecidos àqueles que quer que nós façamos. A mesma coisa já acontece noutros jogos do género, como por exemplo no Singstar, onde não precisam de cantar a letra certa, basta estar no tom. Aqui é parecido, “basta”, e meto entre aspas porque não é assim tão fácil fazer os movimentos base que pedem e a pontuação sobe.

Isto significa que podem estar sempre com os pés no chão e fazer apenas movimentos com a mão que tem o vosso smartphone, mas se é para jogarem assim, mais vale usarem o vosso tempo para outras coisas. A graça de Just Dance é mesmo dançar e fazer, não raras vezes, figuras ridículas, pelo menos para mim que não sei propriamente dançar a sério. Há quem o faça com mais profissionalismo e dedicação, até porque podem aspirar a estar presentes nos eSports Olímpicos, uma espécie de Jogos Olímpicos dos videojogos. Podem também aproveitar para queimar algumas calorias de forma mais divertida e para isso até existe um modo em que o jogo conta quantas calorias vamos queimando ao longo das músicas. 

Publicidade - Continue a ler a seguir

Há playlists dedicadas a esse possível esforço físico, mas não só. Há listas com músicas que nos lembram os fins de noite num bar, outras que nos transportam para as discotecas dos anos 80 e 90 e outras menos exigentes, com danças fáceis para cumprir os mínimos olímpicos como dançarinos. Neste Just Dance: 2024 Edition existem 40 novas canções que abrangem vários géneros, estilos e gostos. 

Paga-nos o café hoje!

A Ubisoft tentou ir um pouco a todo o lado para agarrar mais jogadores, sem esquecer a possibilidade que existe de adicionar ao catálogo as músicas de edições anteriores e outras que vão sendo lançadas se tiverem o serviço do Just Dance+ ativado. 

Para terem uma ideia do que podem encontrar, a lista de canções vai desde a irreverente “you should see me in a crown” de Billie Eilish, passa por clássicos como “I Wanna Dance With Somebody” da Whitney Houston, aposta em novos talentos pop com a “Chaise Longue” de Wet Leg e ainda vai àquelas que “todos conhecem” como “Gimme More” de Britney Spears ou ainda “Treasure” de Bruno Mars. As danças que vão encontrar são bastante diferentes entre elas e uma só música pode ter várias variações de dança conforme o número de intervenientes que aparece para cada som. 

Para tornar as coisas mais competitivas, seja em casal, com filhos, amigos ou até mesmo online, existe um ranking para cada música e é giro ver a nossa classificação à medida que vai atualizando. Cada canção permite alcançar uma pontuação de um até cinco estrelas, mas o desafio não é tão fácil como pode parecer. Existem graus de dificuldade entre fácil, médio e difícil e essa informação é visível em cada canção para podermos saber ao que vamos e não haver as habituais desculpas esfarrapadas que surgem sempre nestas alturas para justificar uma possível derrota.

Just Dance é um dos jogos mais divertidos que podem ter para se rirem com amigos, queimar calorias, ou simplesmente passar um bom bocado a fazer figuras parvas com dedicação. A 2024 Edition vem com novas canções para adicionar ao catálogo que se vai recheando de conteúdo ao longo do tempo e aposta na variedade para atrair mais jogadores. Não vale dizer que não a um bom pézinho de dança e como dizia a Ivete: Tira o pé do chão!

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorPodcast: B&B #1 – O que andamos a jogar
Próximo artigoPokémon Scarlet e Pokémon Violet com eventos de Halloween
Aprendeu a jogar ao Pedra, Papel, Tesoura com o Alex Kidd e a contar até 100 com o Sonic. Substituiu a Liga da Malásia pela Liga Portuguesa no Fifa 98 e percebeu que havia jogos melhores que filmes com o Metal Gear Solid.
analise-just-dance-2024-edition<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Dançar é divertido</li> <li style="text-align: justify;">Ideal para juntar amigos</li> <li style="text-align: justify;">Também serve para queimar umas calorias de forma divertida</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Dá para ludibriar os movimentos e pontuar na mesma</li> <li style="text-align: justify;">Sem o serviço de Just Dance+ fica curto</li> </ul>