Developer: Kittens in Timespace
Plataforma: PC, Nintendo Switch
Data de Lançamento: 26 de outubro de 2023
Existem diversos tipos de jogos de plataforma, a grande diferença entre eles é o conceito e os desafios que cada estúdio decide trazer para os jogadores. Kickback Slug: Cosmic Courier é uma fusão única de desafios com uma narrativa que tenta enquadrar as personagens – Slippy e McFly – numa missão intergaláctica depois de um acidente com a nave espacial onde viajavam. Desenvolvido pela Kittens in Timespace o jogo chegou para Nintendo Switch e PC no final de outubro.
A história começa com um contratempo que obriga a nave de Slippy, uma lesma cósmica, e McFly, o seu colega alienígena, a uma aterragem forçada num planeta desconhecido. Este contratempo, faz com que a nave perca todos os pacotes que estavam a ser transportados e se dispersem pela superfície do planeta. A história, embora simples, serve para um enquadramento do jogo, destacando a missão crucial dos protagonistas de recuperar os pacotes para manter a reputação da maior empresa intergaláctica de comércio.
A essência do jogo é uma experiência de plataforma, onde os jogadores utilizam o Blaster and Navigation Gear – B.A.N.G. – de Slippy para navegar pelos níveis. A gravidade, obstáculos desafiadores e inimigos exigem movimentos estratégicos, enquanto a mecânica de tiro proporciona um impulso para trás, acrescentando camadas de complexidade e estratégia aos desafios.
Kickback Slug: Cosmic Courier apresenta um estilo cartoonesco oferecendo um ambiente vibrante com criaturas únicas. Slippy e McFly são personagens carismáticas, contribuindo para a atmosfera descontraída. A animação fluida e expressões faciais bem trabalhadas adicionam profundidade à narrativa, mesmo esta sendo simples.
O jogo apresenta cinco biomas distintos, com excelentes transições entre ambientes, proporcionando uma boa variedade visual. Desde selvas exuberantes até vastos desertos, cada ambiente é ricamente detalhado, destacando a criatividade da equipa de design. A presença de criaturas bizarras e obstáculos visualmente distintos mantêm o interesse visual ao longo do jogo. Cada um dos biomas apresenta nove níveis e um confronto com um boss.
Os confrontos com bosses proporcionam um momento interessante, exigindo uma estratégia adicional. A mudança nos padrões de ataque dos bosses aumenta a dificuldade, mantendo os jogadores em alerta constante.
Falando da jogabilidade, podemos dizer que os controles são intuitivos, e embora pareçam acessíveis inicialmente, tornam-se num dos maiores desafios de todo o jogo. A inversão dos controlos, em que o jogador deve apontar na direção oposta para se mover para frente, leva o seu tempo de adaptação. Isso pode ser um ponto de destaque para alguns jogadores que apreciam desafios inovadores, enquanto outros claramente vão achar essa abordagem menos convencional e difícil de dominar.
Além disso, a progressão dos desafios é notável, proporcionando uma curva de aprendizagem gradual. Os obstáculos e inimigos aumentam em complexidade, mantendo os jogadores envolvidos e incentivando a melhoria contínua das habilidades. E, ao finalizarem o Kickback Slug: Cosmic Courier, são desbloqueados níveis bónus que oferecem desafios opcionais, alguns deles onde a dificuldade tem um limite de tempo para a sua conclusão. Isto pode aumentar um pouco o tempo de jogo, mas a verdade é que a sua dificuldade também limita a vontade a atração por este modo.
Graficamente o jogo apresenta uma ótima qualidade, com visuais vibrantes e cativantes, com uma estética cartoonesca que contribui para a atmosfera única do jogo. Nos vários biomas, a diversidade visual e o detalhe em cada ambiente são um dos pontos fortes. Slippy e McFly têm um grafismo interessante, e as suas caretas oferecem momentos divertidos durante o jogo.
No aspecto sonoro, o jogo apresenta uma boa qualidade, embora bastante genérica, encaixa-se bem no estilo do jogo. Contribui para a atmosfera espacial e complementa a ação em curso. No entanto, nota-se claramente a falta de algumas músicas que sejam marcantes, como acontece em alguns jogos deste género. Os efeitos sonoros são bem trabalhados, proporcionando feedback claro sobre as ações do jogador.
Kickback Slug: Cosmic Courier oferece uma experiência única e desafiadora. A jogabilidade inovadora, os elementos visuais cativantes e a sua banda sonora oferecem um jogo envolvente. No entanto, a polarização à volta dos controlos invertidos podem desmotivar bastante os jogadores de usufruir do jogo.