Developer: HAL Laboratory
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 17 de agosto de 2022

Kirby já se tornou uma das mascotes da Nintendo, e embora não tenha o palco de Mario, a verdade é que a bolinha cor de rosa, ao longo dos anos, foi conquistando cada vez mais público. Além disso, a franquia de jogos onde Kirby é protagonista celebra este ano o seu 30º aniversário, e por esse motivo tem merecido ainda mais destaque por parte da própria Nintendo.

Já este ano tivemos um dos melhores jogos de sempre da franquia de Kirby, quando em março foi lançado Kirby and the Forgotten Land para a Nintendo Switch, e trouxe a franquia para um estilo renovado, agradando à grande maioria dos fãs. Nós, por cá, ficámos absolutamente rendidos.

No passado mês de agosto, Kirby teve direito a um novo jogo, com ideias bastante diferentes do habitual, algo a que já estamos habituados em diversos jogos da franquia, mas que novamente coloca o divertimento acima de tudo, falo pois de Kirby’s Dream Buffet, que mais uma vez tem o selo da HAL Laboratory.

Podemos dizer que temos um Kirby virado para a gula, em que a velocidade é bastante importante para conseguir comer o maior número de morangos possíveis em comparação com os seus adversários. São 3 tipos de provas, entre corridas, outro mini-jogo, e mais dois, cujo objectivo é sempre o mesmo, comer mais que os nossos adversários. A própria maneira de se deslocar é bastante diferente do habitual, já que agora os pés ficaram para segundo plano, e Kirby rola como uma bola.

Mas como tudo isto funciona? É bastante simples. E é por isso mesmo que consegue ser divertido. O objectivo é conseguir comer o maior número de morangos possíveis em todos os níveis que existem para disputar, quer seja nas corridas ou nas arenas. O tipo de jogabilidade não varia, já que em todos os modos o personagem move-se da mesma maneira, isto é, a rolar, como já tinha referido.

Isso significa que o tipo de local por onde andamos fará imensa diferença, ou seja, os diversos mapas que encontramos podem ter diversos tipos de comida, como bolos, gelados, hambúrgueres, assim como outras guloseimas. Conforme esses alimentos estão decorados, podem dar mais problemas de deslocação, por exemplo: se estiverem a andar em cima de um bolo cheio de chantili, ficará muito mais difícil Kirby se deslocar, já que o atrito é bem maior, já se for um alimento que cause menos atrito a velocidade aumenta.

É um jogo para toda a família, logo a dificuldade não é exagerada. Nas corridas teremos alguns obstáculos e podemos cair da pista, mas até as crianças facilmente conseguem dominar o jogo. Além disso, o jogo tem uma componente competitiva muito presente, já que oferece dois tipos de competições: a local e a online.

Já que falamos dos tipos de competições, vamos então aos modos de jogo:

O jogo oferece três tipos de conteúdo, isto é, um modo de competição offline, onde é possível jogar até 2 jogadores em simultâneo na mesma consola; um modo e competição online, onde podemos jogar partidas online aleatórias ou partidas com senha, e esta última é para jogarem com amigos. Por fim, e como acontece com grande parte dos jogos competitivos e cooperativos para a Nintendo Switch, existe o modo de jogo local, onde podem jogar até 4 jogadores, desde que cada um tenha a sua Nintendo Switch e o jogo.

Paga-nos o café hoje!

O jogo apresenta uma competição principal, que é o Grande prémio gourmet, as Corridas, o Mini-jogo e o Cada um por si, e, por fim, o Rodízio em rolê. Explicando em que consiste cada tipo de partida, e começando pelo Grande prémio gourmet, este consiste num pequeno torneio com 2 Corridas, um Mini-jogo e um Cada um por si, e no fim quem tiver mais morangos no total das 4 provas é o vencedor.

A maneira de funcionar de cada uma das provas é bastante simples. No caso da Corrida consiste em os jogadores apanharem o maior número de morangos pelo caminho, e chegarem em primeiro lugar à meta, onde têm à sua espera três bolos cheios de morangos. Como devem imaginar, conforme a posição em que chegam, a quantidade de morangos nesses bolos diminui. Já no Mini-jogo, são colocados os 4 jogadores numa espécie de arena, onde vão caindo morangos, onde o objectivo é apanhar o maior número de morangos, e bater nos adversários de modo a não conseguirem os seus objectivos. Já no Cada um por si, somos colocados numa arena um pouco maior, e vão também surgindo morangos por toda a arena. Além dos morangos, também vão aparecendo habilidades que podemos comer e depois usar contra os nossos adversários, fazendo eles saltarem da arena e assim perderem tempo e apanharem menos morangos do que nós. Por fim, o Rodízio em rolê é uma área de treino.

Como acontece em todos os jogos de Kirby, temos um sistema de progressão conforme vamos jogando. Significa por isso que existe um sistema de níveis onde vocês vão subindo o vosso nível e com isso desbloqueando diversas recompensas. Desde músicas, novas Corridas, novas skins para o Kirby, novas cores para o Kirby, novas arenas para o Mini-jogos e para o Cada um por si, biscoitos para decorarem um bolo, entre outras coisas.

Como é fácil de perceber, estamos a falar de um jogo que serve para divertimentos esporádicos, e mesmo gas próprias crianças, depois de 4 ou 5 partidas, já pedem para parar. Mas no dia seguinte lá voltam novamente para mais 2 ou 3 partidas. Diria que é um jogo super acessível para qualquer um, e que serve essencialmente para comemorar o aniversário de Kirby e oferecer algo diferente aos jogadores.

Graficamente é bastante apelativo com muita cor, comida com excelente aspecto, o que quer dizer que as texturas são óptimas para o jogo. No aspecto sonoro o jogo segue a linha que já conhecemos de grande parte dos jogos de Kirby.

O jogo está localizado em português do brasil, o que facilita os mais pequenos a entenderem algumas explicações, mas diria que é um jogo que se explica por si só.

Kirby’s Dream Buffet é divertido, mas bastante curto no seu conteúdo, e embora vamos desbloqueando corridas e arenas diferentes, o objectivo é sempre o mesmo, tornando-se um pouco repetitivo. Seja como for, é um jogo de preço bastante acessível, e os mais pequenos gostam sempre de ver novos conteúdos a serem desbloqueados.

Deixa um comentário