Developer: Chainawesome Games
Plataforma: Xbox One, PC e Nintendo Switch
Data de Lançamento: 14 de Abril de 2021
Nem todos os jogos dependem de uma narrativa complexa ou de uma concepção artística ultra criativa para se fazerem notar. A magia dos videojogos é mesmo a de corresponder a vários géneros, sabendo que cada ideia encontrará, normalmente, um público disposto a entregar-se.
Knight Squad é um bom exemplo. A sua concepção simples tinha apenas a prioridade de um gameplay divertida, e tal foi o sucesso aquando do lançamento em 2015, que rapidamente se começou a pensar numa sequela. E a proposta consistia em aproveitar os elementos do original, e inovar em certos pontos.
A sentença de Knight Squad 2? – Melhor e mais abrangente.
À semelhança do seu antecessor, é um top-down arcade party game, onde o “caos” é a palavra de ordem. A simplicidade da sua jogabilidade tenta que em poucos segundos estejamos familiarizados com os comandos e com as dinâmicas dos vários modos e jogos incluídos.
O objectivo é converter rapidamente quem ouse experimentar, para depois nunca mais largar. Sim, embora seja possível jogar contra bots, é na componente multiplayer que mais consegue cativar e convencer, suportando partidas com espaço para 8 jogadores. Sim, é o jogo ideal para juntar vários amigos, de maneira a poderem sabotar-se uns aos outros.
Tanto tem multiplayer online como local, portanto, convida mesmo a desafiarmos os nossos amigos. Especialmente quando não existe o obstáculo de cada pessoa jogar numa plataforma diferente da nossa, já que o cross-play é aqui uma realidade.
Esse é o charme de Knight Squad 2 – estar pronto para nos divertir. E quantos mais jogadores, melhor!
Em parte, faz lembrar alguns dos clássicos arcade dos anos 80 do estilo top-down, no entanto, mais direcionado para o multiplayer e com um propósito de oferecer uma enorme variedade de modos.
São 13 modos no total, e todos bastante diferenciados. É um dos pontos onde temos de congratular a Chainawesome Games, já que a equipa de desenvolvimento teve uma enorme imaginação no momento de criar uma diversidade tão grande de modos de jogo. Há para todos os gostos, sendo que alguns são bastante originais e tornam-se mesmo hilariantes quando apelam à nossa competitividade.
Entre os vários modos destacam-se claramente o Soccer mode, onde jogamos uma engraçada variante do futebol; o Capture the Grail, que tal como o nome sugere é espécie de capture the flag; o Juggernaut, em que tentamos obter o acesso a uma poderosa arma e dilacerar os nossos adversários; ou o Painter, um jogo em equipa, na tentativa de pintar uma maior área da arena num tempo limite.
Como podem ver, há uma multiplicidade de formas para desfrutar de Knight Squad 2, e todas elas bastante animadas. E para que ninguém abuse sempre dos mesmos modos, estes vão rodando, para que cada jogador se possa especializar num modo específico e a competição ser mais equilibrada.
Temos 16 Knights para escolher que se diferenciam essencialmente pela cor e pelo estilo. Alguns estão bloqueados, porém, nenhum tem uma vantagem sobre outro, e as diferenças são meramente estéticas. Os controlos são simples, e redundam nos analógicos para o movimento e pontaria, um botão para atacar, e outro para defender que, por sua vez, engatilha a opção de contra-atacar).
Apesar de graficamente não ser nenhum primor, está bem conseguido naquilo que propõe. Num design orientado para o cartoon, a ampla quantidade de cores e efeitos encaixam na perfeição no tipo de jogo que tenta ser, assim como a música cómica e frenética que é normal no género.
Knight Squad 2 é burlesco e ideal para ser jogado com um grupo largo de amigos. As picardias serão inevitáveis, assim como as gargalhadas. É um daqueles jogos que gostamos de ter na nossa biblioteca para ocasiões especiais.