Developer: 2K
Plataforma: Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5
Data de Lançamento: 19 de maio de 2023
Os jogos da LEGO são conhecidos por proporcionar diversão, e LEGO 2K Drive não é exceção, continuando a oferecer uma experiência divertida para toda a família, desde os mais novos aos mais crescidos. Estetítulo não só se inspira em alguns jogos, mas também traz algumas novidades aos jogadores.
É evidente, seja através de gameplays ou trailers, que LEGO 2K Drive possui uma forte influência da franquia Mario Kart, mas vai além disso, ao apresentar pequenos mundos exploráveis. Além disso, o humor, marca registrada dos jogos da LEGO, está sempre presente, com personagens prontas para soltar uma piada ou dizer algo disparatado.
O jogo oferece diversos modos de jogo, mas vamos começar pelo modo história, que além de apresentar uma variedade de actividades e corridas, também serve como tutorial, explicando ao jogador todas as mecânicas do jogo, desde os controlos de direção, salto e turbo, até como utilizar a oficina, entre outras coisas. A história desenrola-se em Bricklandia, composta por quatro regiões: Turbo Acres, Big Butte County, Prospecto Valley e Hauntsborough. Cada região possui seu próprio bioma, garantindo que o jogo apresente sempre algo novo ao jogador.
O objetivo é tornarem-se num piloto de sucesso, para isso, precisamos derrotar diversos rivais encontrados nessas regiões e progredir para entrar no campeonato e conquistá-lo. O jogo não se resume apenas a corridas, pelo contrário, há uma variedade de diversões e desafios para o jogador em todas as quatro regiões, como missões para encontrar personagens, capturar animais, cortar relva, saltos gigantes, entre outras coisas.
Para aqueles que gostam de explorar, as quatro regiões são completamente acessíveis, especialmente devido ao sistema onde o nosso veículo adapta-se ao ambiente em que nos encontramos. Por exemplo, ao correr em estradas, teremos um carro projetado para essa superfície. Ao passar para terrenos irregulares ou montanhosos, o veículo transforma-se instantaneamente num carro com tração nas quatro rodas, como um jipe. E ainda há a água: se entrarmos nela, o veículo converte-se automaticamente num barco. Essas transformações ocorrem em questão de milissegundos, sem perdermos velocidade, tornando tudo dinâmico e divertido.
Por esse motivo, a exploração torna-se extremamente interessante, à medida que descobrimos novas atividades para realizar. Além disso, à medida que as realizamos, subimos de nível. É evidente que esse aspeto foi pensado especialmente para os mais jovens, uma vez que muitas dessas atividades são bastante básicas e podem acabar entediando os mais velhos. No entanto, para as crianças, cada nova atividade é garantia de diversão.
Além disso, não podemos deixar de mencionar que todas as construções são feitas de peças de LEGO e praticamente tudo pode ser destruído. Isso é exatamente o que todos os jogadores esperavam quando foi lançado o DLC da LEGO para Forza Horizon 4, mas, no final, acabou sendo uma grande deceção, pois havia pouquíssimos carros disponíveis e as áreas com construções em LEGO eram extremamente limitadas. Aqui isso não acontece, sendo incrível olhar para este mundo cheio de criações com estes blocos.
Já nas corridas, é fácil imaginar a diversidade proporcionada por esse sistema de mudança de veículos de acordo com o ambiente em que estamos. Preparem-se para corridas altamente mistas, onde passamos do asfalto para a água, da água para a montanha, ou da montanha para o asfalto. A 2K conseguiu oferecer aos jogadores algo tão dinâmico que não existem corridas entediantes. Todas elas são sempre cativantes para qualquer jogador.
Para aprimorar ainda mais tudo isso, além de uma jogabilidade super arcade, o jogo oferece aos jogadores, além do turbo e dos saltos, dois sistemas de travagem. Um deles é semelhante ao travão de mão, onde podemos facilmente alterar a direção do carro puxando esse travão. Por outro lado, as curvas mais fechadas em que não queremos perder muita velocidade podem ser feitas em drift. E devo confessar que este é um dos melhores sistemas de drift que encontrei em jogos de carros. É extremamente arcade e fácil de dominar.
Nas corridas, também temos os especiais que adquirimos, estes estão espalhados pela pista e vão desde disparar projéteis contra outros veículos, prender os adversários em teias de aranha ou até mesmo obter proteção contra ataques. É um sistema fácil de imaginar, basta pensar em Mario Kart, e este é um dos pontos em que o jogo é muito semelhante e não tenta escondê-lo. Isso traz corridas imprevisíveis, onde o primeiro lugar nunca está garantido, e torna as partidas entre jogadores ainda mais competitivas.
Passando para outros modos de LEGO 2K Drive e continuando nos modos de jogo local, temos a Cup Series, onde encontramos vários mini-campeonatos divididos por regiões e categorias de veículos. E como podem imaginar, este é o momento em que o jogo se transforma num Mario Kart da LEGO, o lugar perfeito para uma competição emocionante e também para aqueles que só querem aproveitar as corridas do jogo.
O outro modo de jogo é o Race, onde podemos escolher a pista e a categoria do carro para começar uma corrida rapidamente – ideal para quando temos pouco tempo e queremos desfrutar do jogo durante apenas 5 ou 10 minutos.
O próximo modo é o MiniGame, onde encontramos muitos dos desafios e atividades que estão espalhados pelo modo história. Se a diversão para vocês está nos mini-jogos, então este é o lugar certo para irem diretamente.
Os próximos dois modos são bastante semelhantes, com a diferença de que um é jogado somente com amigos e o outro permite jogar com jogadores de todo o mundo. Estamos a falar dos modos online do jogo, o Play with Friends e o Play with Everyone. Ao entrar nesses modos, terão a opção de escolher correr numa pista específica, no modo “Corrida”, ou participar num campeonato, no modo “Cup Series”.
Outro modo que recebeu bastante destaque por parte da 2K durante a apresentação do jogo foi o The Garage. Como o nome indica, é o local onde podem soltar a vossa imaginação e começar a criar os vossos próprios carros de LEGO. Terão três opções de criação de veículos: os Street, que são os que circulam no asfalto; os Off-Road, para a terra batida e montanhas; e, claro, a opção Water, onde podem construir barcos.
A criação é incrível, uma vez que têm à vossa disposição uma ampla seleção de peças LEGO para dar vida às vossas criações. No entanto, é importante ter em mente o tipo de veículo que estão a criar e as características que ele irá adquirir ou perder à medida que adicionam peças. Todos os veículos têm cinco características: velocidade, aceleração, controlo, peso e durabilidade. Enquanto as quatro primeiras são autoexplicativas, a durabilidade refere-se à resistência do veículo a impactos antes de se partir. Isso é importante durante as corridas, uma vez que partir o carro significa perder tempo até que ele reapareça e possam continuar a corrida.
É importante destacar que o jogo permite jogar localmente com outro jogador, incluindo o modo história. Portanto, é o local ideal para os pais acompanharem os mais pequenos em Bricklandia, por exemplo.
Por fim, há um ponto que não me agradou tanto no jogo: o Unkie’s Emporium, onde é possível desbloquear carros e personagens. A razão pela qual não gostei tanto é porque este é o lugar onde está a loja do jogo, o que, por outras palavras, significa microtransações. Existe a opção de gastar dinheiro real para comprar moedas do jogo e, assim, adquirir novos carros e personagens. Embora não seja tão problemático no caso dos carros, já que podem ser construídos na The Garage, no que diz respeito aos personagens não há personalização como na maioria dos jogos LEGO, o que é uma pena. Será realmente necessário gastar dinheiro para comprar novos personagens. Além disso, também há a opção de adquirir o Drive Pass de 1 ano.
Graficamente, o jogo está excelente. Muito colorido, proporcionando o ambiente que esperamos de qualquer jogo LEGO, com a mistura de muitas construções em blocos e paisagens naturais. Essa combinação cria ambientes ricos, atractivos e que agradam a todos os jogadores, despertando a vontade de explorar e conhecer todos os ambientes que podemos encontrar no jogo. As diferentes regiões do jogo também contribuem para isso, pois cada uma delas é única, o que é muito positivo.
Quanto à componente sonora, está bem feita, tanto no excelente voice acting, como nos efeitos sonoros das peças LEGO a partir, mas também no som dos carros e até mesmo nas habilidades que podemos usar.
LEGO 2K Drive é um jogo muito competente naquilo que se propõe oferecer aos jogadores. Depois de completar o modo história, não será um jogo no qual passarão horas e horas, mas certamente será um daqueles jogos sempre prontos para serem jogados, seja quando têm amigos ou familiares em casa, ou até mesmo quando desejam fazer uma corrida bem arcade nos modos online. Além disso, os fãs de construção têm aqui um jogo para passar muitas horas criando veículos completamente malucos.