Developer: Voxler, Plaion
Plataforma: PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One
Data de Lançamento: 7 de Novembro de 2023
Estamos a chegar àquela fase do ano em que há jantares de grupos de amigos para trocar presentes ou celebrar a amizade e muitas vezes acaba-se esses convívios a fazer jogos divertidos com todos. Uma das possibilidades sempre divertidas é a de cantar, de se fazer karaoke enquanto competimos saudavelmente uns contra os outros. É aqui que a franquia Let ‘s Sing vem à baila e este ano de 2024 não é excepção. O jogo é capaz de animar, divertir, mas também frustrar e colocar em causa o conhecimento musical de algumas pessoas, nomeadamente quem não liga muito à pop.
Tal como os seus antecessores, Let’s Sing 2024 consiste em cantar, ou tentar, pelo menos é esse o propósito. Os mais velhos lembram-se certamente do enorme sucesso que Singstar teve, e da sua importância para que se continue a fazer jogos deste tipo. Foi o impulsionador para jogos como este, que agora, em razão dos tempos, se pode jogar com um smartphone, numa app própria e deixar de lado os microfones específicos do jogo. Também os podem ter se preferirem, é claro que dá outra imersão e veracidade, pelo menos para os mais novos.
Nos últimos anos, desde que analiso aqui no Salão de Jogos esta franquia, as mudanças nos modos de jogo têm sido escassas, parecendo apenas uma atualização de playlist, para agradar a um certo tipo de público que todos os anos aguarda por mais sons disponíveis para cantar. Mas este ano, o cenário muda de figura e a aposta foi para a criação de novos modos de jogo, nomeadamente um modo carreira.
Aqui, somos convidados a fazer parte de uma academia onde devemos aprender a cantar. Não é que haja grande trabalho gráfico ou cinematográfico por trás, mas os diálogos escritos em conjugação com as opções de resposta que podemos dar aos professores é de salientar. Este é um modo excelente para cativar os mais curiosos a progredir e a aprender mais sobre respiração, exercícios de aquecimento vocal, entre outras coisas. O objetivo é passar de um mero aprendiz até chegar a um profissional, passando por várias fases e provas finais, onde temos de cantar uma das canções que nos pedem para escolher. Esta parte pode ser mais chata se em algumas fases, porque as músicas que eles pedem podem não ser aquelas que sabemos melhor e é preciso sempre ter uma nota mínima suficiente para progredir na carreira.
Se Let’s Sing 2024 inovou bastante com este modo de carreira para um jogador, esqueceu-se de dar a devida importância aos restantes modos multiplayer offline. Nos últimos anos tem sido possível um modo competitivo entre amigos no já aclamado Let ‘s Party, onde através de equipas podíamos competir em diferentes jogos e medleys. Ora a edição deste ano centra atenções nesse modo carreira e num modo chamado Karaoke, que é basicamente colocar uma canção a tocar e cantar por cima. Podemos fazê-lo em modo competitivo até 4 jogadores, mas sem a magia do passado, onde nos taparam letras das músicas, mandavam bombas e nos punham a rir. Podem ainda fazer um feat. em modo cooperativo e definir uma pontuação para depois outros tentarem lá chegar, mas não é a mesma coisa.
Se offline houve estas estranhas mudanças, online há uma nova forma de olhar para o jogo. Existem dois modos, o Local Stage e o Main Stage. O primeiro é aquele que podemos jogar livremente e ir cantando a música que o próprio jogo vai escolhendo, enquanto competimos contra outros jogadores online. Sinceramente não percebi se estão mesmo a jogar ou se já estabeleceram a pontuação e o jogo replica essa mesma pontuação em tempo real quando cantamos, para parecer que estamos mesmo a jogar contra alguém. Fazendo ou não isso, esta parte até é bastante divertida com a pontuação a poder mudar em momentos chave, caso cantemos muito bem, ou muito mal. O modo online é feito por temporadas que duram cerca de um mês, pelo menos esta primeira anda lá perto dessa duração. Durante esse período temporal há prémios para reclamar, consoante os pontos de experiência que vamos adquirindo. O habitual em temporadas.
Para jogarmos o modo Main Stage, precisamos de algo que nos dê acesso a algumas canções que tocam lá. É aqui que Let’s Sing 2024 vê uma boa oportunidade de fazer dinheiro com aquilo a que chama VIP Pass, que pode ser adquirido por 1 mês, 3 meses ou um ano completo. Esse passe dá acesso ao Main Stage no modo online e a várias faixas, bem mais conhecidas e diversificadas para podermos jogar offline, incluindo no modo carreira. É certo que este pode muito bem ser o início de criação de um serviço, tal como Just Dance faz, mas sinceramente, para quem tem as versões anteriores, mais vale aproveitá-las porque muitas das músicas já vieram num jogo antigo.
Os sons para quem tem o VIP Pass é bem mais apelativa, logo à partida com “Take On Me” dos A-ha, “The Reason” de Hoobastank ou “Don’t Stop Me Now” dos Queen e isto é apenas uma amostra em comparação com muito pop que a playlist base da versão deste ano apresenta. É certo que tem clássicos como “Life On Mars?” de David Bowie ou “Another One Bites The Dust”, dos Queen, mas depois sustenta-se muito com sons de Shawn Mendes ou Miley Cyrus, a apelar a um público claramente mais jovem, até mesmo com a entrada da música da Pocahontas.
Escusado será dizer que o problema do jogo não saber o que estamos a dizer continua, o que faz com que possamos cantar tudo com letras inventadas ou apenas em “la la la” ou “oh oh oh”, desde que estejamos no tom certo. Talvez um dia seja possível ter uma ferramenta que decifre o que estamos a dizer, para também ser avaliada a dicção e as próprias letras das canções.
Let’s Sing 2024 muda a abordagem ao jogo e acerta no tom com um modo carreira bastante engraçado para uma estreia, mas desafina redondamente ao deixar de parte o que fazia dele uma festa em grupo. Não escondo que esta nova fase pode ser benéfica para a franquia, principalmente se alimentar o VIP Pass com muitas canções e fazer regressar os modos antigos. Se o fizer, talvez estejamos perante o melhor jogo de karaoke alguma vez criado. Se não, ficará na história como o jogo que tinha esse potencial, mas foi um flop de bilheteira.