Developer: 4J Studios
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 07 de março de 2024

Manic Mechanics é um jogo que não promete muito mas que se torna num pequeno poço de surpresas. Com duas vertentes muito semelhantes mas ao mesmo tempo completamente diferentes uma da outra, este jogo promete agradar a pequenos e a graúdos.

Na vida vão sempre existir situações em que quase rezamos para ter à nossa frente uma oportunidade para fugir ao tédio em que se pode tornar um jantar de Páscoa em casa de familiares com quem não temos muita ligação, ou até para poder criar oportunidade de socialização numa festa onde não conhecemos ninguém. Para mim, não há nada como um bom jogo co-op nessas situações para ajudar a levantar o espírito e criar novas experiências e oportunidades de conexão. 

Em Manic Mechanics os jogadores conduzem os seus veículos através de um mapa com várias garagens onde encontramos carros a precisar de arranjos urgentes, sendo que o nosso objetivo principal é reparar o maior número de carros possíveis. Em cada garagem temos que agarrar as partes do carro necessárias para que o veículo fique pronto, e cada uma dessas partes tem também que ser reparada, sendo que nem todos os carros precisam dos mesmos tipos de arranjos. Parece simples, não é?

Publicidade - Continue a ler a seguir

Cada garagem apresenta uma disposição e desafios diferentes que vão empatar o teu desempenho e que vão, sem dúvida, afetar a dinâmica de equipa. Para ajudar ainda mais a esta diversidade, o mapa em si apresenta 5 localizações distintas, cada uma constituída por 5 níveis onde encontramos objetivos e temáticas diferentes. 

Como já foi mencionado, este jogo apresenta 2 dinâmicas muito diferentes. Por um lado podemos jogar em single player onde a dinâmica de jogo me fez lembrar os típicos café management games que eu adoro. E sou sincera, diverti-me imenso no modo de single-player. 

No entanto, este jogo brilha como nunca no modo multiplayer. E aqui confesso que o jogo que me saltou logo à cabeça pela dinâmica foi o “overcooked” que considero ser um dos melhores jogos deste género. E, enquanto que por um lado isto poderia significar que estes são jogos muito parecidos, fico muito feliz por dizer que Manic Mechanics tem o seu próprio brilho e charme que o distingue de jogos como Overcooked. A diversidade no mapa, nas dinâmicas de jogo, nas personagens e na própria temática distinguem Manic Mechanics do resto dos jogos e poderá introduzir muitos novos jogadores a este género.

Este jogo tem também uma grande componente estratégica. Muitas das estações de reparo das peças apresentam mecânicas diferentes de jogo, ou seja, um pneu não vai ser reparado nem da mesma maneira nem no mesmo sítio que uma porta que precisa de pintura, tornando importante que os jogadores se juntem e distribuam tarefas para mais eficazmente terminarem o nível.

E se tudo isto parece ser muito para reter, posso dizer que os gráficos do jogo e as cores distintas para cada estação de reparo ajuda-nos a manter algum controlo e a saber bem para onde nos deslocarmos no jogo sem perdermos o fio à meada. 

Uma coisa que apreciei imenso neste jogo é o facto de, na verdade, ele nunca se tornar repetitivo, porque quando nós pensamos já ter memorizado todas as mecânicas e cantos do jogo aparece-nos uma nova função com a qual temos que lidar, o me deixou constantemente motivada para continuar a jogar. Por exemplo, podemos encontrar óleo no meio do caminho que nos faz escorregar ou podemos ser invadidos por vacas na nossa oficina (e a este ponto só gostava de ser uma mosca e ver como é que os criadores conseguiram pensar nestas coisas).

Manic Mechanics é um jogo imensamente divertido que promete pouco ao inicio mas cumpre muito. Garantidamente vou introduzir este jogo numa noite de jantar de amigos e quero ver quem vai ser a pessoa a recusar juntar-se a esta algazarra. Mas também posso dizer que amei a vertente de single player e que foi muito difícil para mim pousar o comando. 

Paga-nos o café hoje!

Espero que muita gente possa entrar na loucura que é este jogo. Eu sei que à partida não há muito que atraia as pessoas (tirando os gráficos imensamente divertidos e fofos), no entanto, prometo que se deram uma oportunidade a este jogo vão viver momentos a solo ou com amigos que poderão deixar o vosso dia muito mais feliz. 

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorPlanet of Lana a caminho da Switch e da PS4
Próximo artigoPodcast: B&B #21 – Rise Of Ronin, Brothers: A Tale of Two Sons, Frostpunk e Green Hell
Ana Pereira
No recreio da primária passava a vida a ver o seu amigo de infância jogar Pokémon Blue no seu Gameboy Color, e não descansou enquanto não teve a sua própria consola. Os primeros jogos que teve foram o Kirby Dreamland 2 e o Pokémon Yellow e desde aí tornou-se grande fã da Nintendo e de videojogos em geral. Apaixonada por arte, música e jogosssss. Fã de JRPGs, farming sims e os chamados "cozy games" mas na verdade é caso para dizer que marcha de tudo, porque todos os jogos sao bons e sao experiencias unicas.
analise-maniac-mechanics<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">As mecânicas de jogo</li> <li style="text-align: justify;">Caótico</li> <li style="text-align: justify;">Positivamente surpreendente</li> <li style="text-align: justify;">O modo Coop</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Single-player pode não ser para todos</li> </ul>