Developer: Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 25 de junho de 2021

Os jogos de golf quando são virados para uma componente mais arcade, normalmente são super divertidos. Existem duas franquias que me marcaram ao longo destes anos, um é a franquia da Nintendo Mario Golf – que já conta com alguns jogos para as várias consolas da Nintendo – e outro é o brilhante Neo Turf Masters – uma pequena obra prima, lançada em 1996 e que ainda hoje é super divertido de se jogar.

Embora já sejam poucos os jogos que me criam uma grande expectativa, a franquia Mario Golf ainda é daquelas que consegue mexer comigo e deixar-me sempre na expectativa para ver o que vou encontrar a cada novo jogo. É uma franquia que tem conseguido evoluir sem nunca perder o ponto essencial: o seu divertimento. Mario Golf Super Rush é a entrada desta franquia na Nintendo Switch, e mais uma vez, a Nintendo conseguiu fazer um jogo muito competente, mostrando que esta é uma franquia que consegue sempre renovar-se, oferecendo aos jogadores uma jogabilidade simples e divertida, mas trazendo também novidades. Antes de entrarmos em pormenores, acreditem que este é um daqueles jogos que os fãs vão simplesmente adorar.

Ao iniciar o jogo, no ecrã inicial, vamos encontrar três modos de jogo: o Play Golf, o Golf Adventure e o Solo Challenge. Ainda neste ecrã temos mais três opções: o Golf Guide, o Play Stats e por fim Options. Comecemos então por descrever os modos de jogo:

O Play Golf trata-se de uma maneira rápida de termos acesso a tudo o que o jogo nos pode oferecer, e são várias a opções que temos: o Standard Golf, o Speed Golf, o Battle Golf e claro a opção de jogarmos por rede, isto é, online contra outros jogadores, ou localmente contra outros jogadores que tenham o jogo e uma Nintendo Switch. Mas não se preocupem, não precisam de outra consola para jogar contra outros jogadores, já que é possível jogar até 4 jogadores no Standard Golf, 2 jogadores no Speed Golf e 2 jogadores no Battle Golf.

Paga-nos o café hoje!

Já o Golf Adventure é o modo história do jogo, e aqui vão jogar com o vosso personagem Mii. Serão um golfista iniciante, e vão começar a vossa caminhada de uma forma progressiva, onde os campos de golf vão aumentando na sua dificuldade conforme avançam na história. Algo bastante importante, é que aqui é o local perfeito para aprenderem tudo o que o jogo tem para oferecer de uma forma simples, fácil e com bons tutoriais. Vão aprender as diversas formas de bater a bola, as habilidades especiais, melhoramento do nosso personagem, diferença entre tacos de golf, entre outras coisas. Ao início a história parece quase sem conteúdo, já que dá-nos a ideia de que o objectivo é apenas ir progredindo campo a campo, concorrendo contra alguns personagens – do universo de Mario – e ganhando medalhas para irmos avançando para novos campos, cada vez mais complicados, no entanto, é mais para a frente que percebem que afinal a história tem bem mais sumo, e que até tem uma história engraçada, onde nós seremos o protagonista (algo que vou deixar para vocês desvendarem).

O último modo de jogo é o Solo Challenge, e aqui teremos duas opções, o Score Attack e o Time Attack. Será neste local que vocês podem tentar obter melhor pontuação nos diversos modos de jogo, e diria que é um óptimo local para aqueles jogadores que gostam de tentar superar-se, onde poderão fazê-lo obtendo o menor número de tacadas, como também a fazerem os campos nos menores tempos possíveis.

As outras opções do jogo – Golf Guide, Play Stats e Options – são apenas para mera informação e alteração de alguns pormenores de jogo, e o Golf Guide refere-se a ajudas que o jogador pode ter ao ler as informações fornecidas para esse propósito. Já no Play Stats está relacionado com estatísticas, ou seja, ver por exemplo quantos jogos fizermos com determinado personagem, ver quantos buracos jogámos, ver as estatísticas dos campos nos modos Score Attack e Time Attack, como o melhor tempo, mas também quantos jogos já ali fizemos, entre outras informações. Por fim, as Options permitem-nos alterar a medida que queremos ver em campo, isto é, se queremos metros ou jardas, se queremos o nosso personagem a jogar com mão direita ou esquerda, entre outras pequenas opções.

Mais importante que os próprios modos de jogo são os tipos de jogo – Standard Golf, Speed Golf e Battle Golf – já que são estes que nos oferecem a diversão. Ao início provavelmente vão agarrar-se mais ao Standard Golf, já que é o mais comum entre os jogos de Golf, sejam eles arcade ou não. Aqui, as regras que se aplicam são as normais, e o objectivo será escolhermos um campo de golf e percorrê-lo acertando nos seus buracos com o menor número de tacadas possíveis (se possível, acima do Par). Já o Speed Golf, oferece outra vertente que é além das tacadas, já que seremos nós que teremos de percorrer o campo a correr com o nosso personagem até chegar à nossa bola que levou a tacada. Além disso, cada tacada que damos adicionará 30 segundos ao nosso tempo final, sendo o vencedor aquele que tiver um menor tempo no final de todos os buracos. Isto eleva o jogo para outro patamar, já que além de tentarmos dar o menor número de tacadas, também teremos de tentar de fazer tudo no menor tempo possível. O Battle Golf transporta-nos para uma espécie de Mario Party de Golf, em que tudo se passa dentro de um estádio onde existe um cenário cheio de altos e baixos, com diversos buracos, vários adversários e teremos de conseguir ser os primeiros a colocar a bola em 3 buracos.

Quando referi o modo Solo Challenge, referi que existia o tipo Score Attack e o Time Attack, e estes são essencialmente o Standard Golf e Speed Golf, respectivamente. A diferença aqui é que não é possível fazer escolhas e terão de fazer o campo completo, não podendo escolher a quantidade de buracos que querem fazer, tal como acontece com o Standard Golf e Speed Golf.

Antes de passarmos então para os vários personagens que podemos escolher, vamos então falar nos vários atributos dos personagens, que no total são 5: o Power que é essencialmente para saber a distância máxima que conseguem enviar a bola, a Stamina que será a vossa resistência quando estão a correr (serve para os tipos de jogo Speed Golf, Battle Golf e Time Attack), o Speed que determinada a velocidade do personagem (serve para os tipos de jogo Speed Golf, Battle Golf e Time Attack), o Control que será precisão que o vosso personagem tem a dar a tacada na bola, e por fim, o Spin que determina a vossa perícia em dar efeitos na bola.

Além destes atributos, ainda temos as tacadas especiais, e que dão um charme especial a este Mario Golf Super Rush, fazendo um jogo já arcade, tornar-se ainda mais arcade e competitivo, Estas tacadas especiais muitas vezes vão fazer a diferença entre irmos na frente, ou retirar um adversário da frente. Algumas das tacas especiais são, por exemplo, uma tacada que quando cai faz uma espécie de efeito bomba, isto é, tudo o que estiver num determinado raio é projectado para outro local; já outra faz a bola cair e não se movimentar mais, e assim conseguir obter uma tacada precisa, o que é óptimo para colocar a bola dentro do buraco ou mesmo ficar pertíssimo dele; existe ainda outra que cria um cone de ar à volta da bola enquanto esta se movimenta no ar, entre outros.

Quanto aos personagens, temos os famosos personagens que costumam estar nos jogos de Mario (Mario, Luigi, Wario, Princesa Peach, Bowser, Bowser Junior, Yoshi, Pauline, entre outros), mas também alguns de outras franquias, como Donkey Kong, Waluigi e Wario. Todos eles têm atributos diferentes e para todos os gostos, uns apostam mais na força como Bowser ou Donkey Kong, já a Daisy, Toad e Yoshi apostam na sua velocidade em detrimento da força, ou seja, existirá sempre um personagem que vos agradará. Além disso, podem sempre jogar com o vosso personagem Mii do modo Golf Adventure, e caso já estejam avançados neste modo, provavelmente será este que terá os melhores atributos. Isso acontece porque enquanto jogam a história vão ganhando pontos de experiência e subindo o vosso personagem de nível. Por cada nível que sobem ganham um ponto para aplicar e melhorar os atributos do vosso personagem Mii, ficando este com atributos incríveis quando já estão a um nível bastante alto.

Já os campos de Golf começam grande parte deles bloqueados, e para os desbloquearem terão de avançar no Golf Adventure. Diria que temos dois campos inspirados nos tradicionais campos de Golf, e os outros inspiram-se mais em cenários dos jogos de Mario, e até colocando alguns obstáculos incomuns de qualquer campo de Golf. No total vão ter 6 campos, cada um deles com 18 buracos. E para perceberem o que queria dizer com obstáculos incomuns que referi acima, por exemplo, no terceiro campo – Ridgerock Lake – é um campo sobre montanhas, significa que alguns dos buracos estão em níveis de altitude diferente e que muitas vezes são impossíveis de chegar com uma tacada. Para conseguirem esse feito, terão de dar tacadas contra alguns tornados que se encontram no cenário, fazendo assim a bola subir para o terreno mais acima do que vocês estão.  Dando outro exemplo, temos o caso do quinto campo – Wildweather Woods – onde estamos numa floresta que por vezes tem bastante vento, chuva e até trovoadas. Se o vento e a chuva já afecta a jogabilidade, se por acaso a bola cair numa zona de trovoada, a vossa precisão a dar uma tacada passa a ser bastante complicada.

Posso dizer que o que não vos vai faltar é diversidade em relação aos campos que o jogo traz. Podem parecer poucos campos, mas se pensarem que todos têm 18 buracos, podem crer que são muitos mesmo, e no próprio campo os percursos dos vários buracos conseguem ser também eles diversificados, já que vão existir inclinações, alguns locais que ficam mais altos que outros (e não estou a falar dos terrenos montanhosos), lagos, locais com areia, entre outras coisas. Embora tudo seja bastante árcade, como tenho referido, também terão de ter alguma cautela e estratégia, já que existem árvores e outros obstáculos que nos obrigam por vezes a jogar mais curto, a fazer efeitos, ou mesmo a pensar em 2 ou 3 tacadas mesmo antes de chegar perto do buraco.

Embora não tenha detalhado nada pormenorizadamente, até porque nunca é bom estragar surpresas, é basicamente este o conteúdo de Mario Golf Super Rush, e mais importante ainda que o conteúdo, é a diversão que o jogo traz ao jogador e as suas possibilidades. Acreditem que vão passar boas horas agarrados a ele, e caso sejam fãs deste tipo de jogos (como eu), vão ficar mesmo empolgados ao jogá-lo, com todos aqueles detalhes de escolher a força que se bate na bola, a possibilidade de mudar de tacos e cada um com os seus bónus, os vários itens que temos para desbloquear, porque além dos campos que já falei, também cada personagem tem mais 2 sacos de tacos que podem ser desbloqueados, e ainda os vários tacos que podem comprar para o vosso personagem Mii.

Depois temos também toda a componente competitiva, que além de qualquer jogo de golf já trazer por si só, existem ainda os especiais de cada personagem que fazem o jogo alterar-se completamente. E até mesmo quando fazemos os sprints especiais no Speed Golf ou Battle Golf que ao tocarmos nos nossos adversários estes “rebentam” e com isso perdem um pouco de tempo a voltar a aparecer, acrescentando a isso a possibilidade de apanhar corações que se encontram no meio dos campos de golf para ganharmos mais stamina e com isso podermos correr durante mais tempo. Todos esses pequenos pormenores dão vida ao jogo, metendo mais uma pitada de competição, mas sobretudo diversão e muita risada.

Os controlos são bastante simples, o jogo tirando raras excepções é todo ele jogado com os dois analógicos e o botão A e B. Sendo assim acessível a qualquer pessoa (crianças pequenas incluídas). E como já é hábito, sabem que eu gosto de usar as minhas pequenas “cobaias” de 5 e 8 anos, e tirando o facto de o jogo estar em inglês e por esse motivo ter de lhes explicar os comandos e até o que estava escrito no ecrã, a verdade é que ao jogá-lo não tiveram qualquer problema, e perceberam logo como tudo funcionava. Depois de alguns jogos, já jogavam sozinhos um contra o outro, sem qualquer ajuda de um adulto, por isso é um jogo que se adequa perfeitamente a qualquer criança.

Temos ainda o facto de o jogo proporcionar a possibilidade de jogar com os controlos de movimento, que respondem bastante bem. São intuitivos e fáceis de usar, mas que será preciso algum treino para conseguirem dar a força exacta que querem dar na bola. Eu confesso que não foi fácil me adaptar a jogar com os controlos de movimento, principalmente a jogar em competição contra a consola, já no caso de estarmos a jogar em família, é precisamente o oposto, por todos falharem a força que querem dar, e nem sempre as coisas saírem como queremos, o que torna a diversão torna ainda maior, com uns a rirem dos outros, e com isso passar-se facilmente uma boa tarde de domingo.

Graficamente o jogo está óptimo, com a qualidade que bem conhecemos da Nintendo. Campos de golf bem feitos, as animações divertidas, seja com os personagens a correr, mesmo com os especiais e até a bola a correr o campo, tudo muito bem feito. Mesmo o modo Golf Adventure, onde teremos algumas surpresas diferentes do habitual jogo de Golf, tudo está feito de uma maneira para divertir e sempre com os cenários e as texturas que a Nintendo bem sabe colocar nos seus jogos – muitas vezes não precisando de ser algo soberbo, mas que encaixam na perfeição no jogo em questão. No aspecto da banda sonora, embora não seja nada de sublime, é competente para o jogo em questão, com músicas divertidas e que mudam conforme os campos e até o local onde estamos (quando estamos perto do buraco a música também muda, para dar aquele ar de suspense se vamos acertar no buraco). Os efeitos sonoros também se adequam muito bem ao jogo, quer seja nas tacadas da bola, quer nas animações, nas habilidades, tudo está bem criado e divertido.

Mario Golf Super Rush é pura diversão para qualquer jogador. Acredito que quer sejam fãs de golf, ou apenas jogadores de jogos com uma componente mais arcade, vão conseguir tirar todo o proveito deste jogo. Consegue ser um jogo para todas as idades, que permite jogar sozinho, em família e até com outros jogadores espalhados pelo mundo. E agora com as férias a chegar, acreditem que não faltará tempo para passar horas a dar umas belas tacadas, e a divertirem-se com Mario e companhia