Developer: Velan Studios
Plataforma: PlayStation 5 e PC
Data de Lançamento: 14 de agosto de 2025

Já imaginaste o que aconteceria se juntasses um shooter multijogador com um party game dentro de uma mansão mal-assombrada, completamente às escuras? Essa é a premissa de Midnight Murder Club, um título que aposta tanto no suspense como na comédia, transformando cada sessão num caos hilariante.

A proposta do jogo é bastante simples, até seis jogadores exploram os corredores escuros de Wormwood Manor, apenas com uma lanterna e um revólver. A tensão é imediata: ligar a luz ajuda a ver o caminho, mas também denuncia a tua posição aos outros caçadores. Um simples barulho no andar de cima pode significar um amigo… ou um inimigo prestes a puxar o gatilho. É dessa tensão que vive este jogo que no seu modo principal divide os seis amigos em duas equipas de 3, e cada equipa terá que tentar matar mais vezes os seus adversários, mas há mais modos para desbravar.

Modos de jogo para todos os gostos

O jogo não se limita ao tradicional “cada um por si”. O grande destaque é o modo Wildcards, no qual cartas especiais mudam completamente as regras das partidas. Querem mais luz? Há uma carta para isso. Querem um modo “infecção” em que os eliminados passam para a vossa equipa? Também existe. Isso e lâmpadas gigantes, lâminas, corpos em chamas ou até discotecas móveis dentro da mansão. Vencer caca partida faz com que ganhem novas cartas que poderão transformar radicalmente o próximo jogo. Ao todo são mais de 40 cartas colecionáveis, garantindo combinações praticamente infinitas.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Já para quem prefere enfrentar monstros, há o modo Graveyard Shift (sozinho ou em co-op). Aqui, os jogadores cumprem objetivos contra hordas demoníacas cada vez mais poderosas: destruir totens amaldiçoados, recuperar relíquias douradas ou derrotar grandes demónios. Além disso, cada vitória traz bênçãos, mas também maldições, mantendo o desafio sempre elevado.

O pacote fica completo com modos secundários como Free-For-All, Team Deathmatch, Thief in the Night (coletar caveiras antes dos rivais) e Headhunters, onde dois jogadores assumem o papel de vilões para caçar os restantes.

Uma festa à moda antiga (mas com armas)

Midnight Murder Club foi desenhado para ser jogado com amigos, e a melhor parte é que só uma pessoa precisa ter o jogo completo. Quem tiver o Guest Pass Edition (gratuito na Steam e PS5) pode entrar no lobby e participar sem restrições, com crossplay total.

O título também aposta no chat de proximidade para criar momentos tensos e engraçados: ouvir vozes ao fundo, passos em corredores ou gargalhadas nervosas após um tiroteio inesperado torna a experiência única.

A escuridão nunca foi tão divertida

No entanto, toda a proposta se baseia na execução de todas estas possibilidades em consonância com a jogabilidade, e é nisso que Midnight Murder Club acaba por se tornar uma excelente proposta. Há jogos, nomeadamente no formato multiplayer, que apresentam ideias diferentes que os faz ter um sucesso inacreditável, veja-se o exemplo de Among Us ou de Rocket League, ou até recentemente de Rematch.

Este jogo da Velan Studios também tem essa aura, o “gun fell” do revólver é muito bom, a escolha de ser um revólver pode parecer inocente mas ajuda, e de que maneira no gameplay do jogo, isto porque, um revólver tem geralmente 6 balas para usarmos e precisamos de recarregar e é algo demorado a fazê-lo, logo, vamos ter que utilizar as nossas balas sabiamente.

O mesmo se aplica com o outro elemento fulcral da jogabilidade, a luz. Podemos usar uma lanterna, como já referi, mas o seu uso também tem que ser muito bem aplicado. Por um lado, só assim conseguimos ter uma percepção de onde poderá estar o inimigo e do layout da mansão, visto que está completamente escuro dentro da mesma, mas por outro, também denunciamos a nossa posição aos adversários. Por isso, é tão importante a estratégia, até no uso da lanterna, por exemplo, usarmos a lanterna rapidamente e tentar identificar zonas onde nos podemos encostar e ter alguma cobertura, decorar o layout da mansão, ou usar alguns artifícios espalhados pelo mapa será crucial.

Comunicar com os nossos companheiros também será vital, mas como estamos a falar de um jogo que utiliza o chat de proximidade, também poderá denunciar onde estamos se o adversário estiver nas redondezas. No entanto, também pode criar boas gargalhadas, se ouvirmos os nossos inimigos a falarem uns com os outros e começarmos a falar com eles a meter medo e assustá-los. Acreditem, vão por mim, vão querer fazer isso algumas vezes.

O grafismo do jogo, apesar de não ser o mais bonito e impressionante que vimos até hoje, é bastante polido e o foco é mesmo na execução dos efeitos de luz e de sombra, e nesse campo não há nada a apontar. Há pormenores muito bem conseguidos e que podem até vos ajudar, como por exemplo, quando disparamos o revólver há aquele pequeno clarão desse mesmo disparo e isso também nos dá a possibilidade de ver qualquer coisa no escuro.

Graças ao suporte ao DualSense no PC e PS5, cada choque contra uma parede ou clique na lanterna ganha feedback tátil, tornando a experiência ainda mais imersiva. Some-se a isso os itens espalhados pela mansão — desde coletes à prova de bala até armadilhas de urso — e cada sessão se torna imprevisível.

Midnight Murder Club é um jogo que aposta no improviso, na estratégia e, acima de tudo, no caos divertido que só os amigos conseguem criar. Se procuram um shooter diferente, cheio de sustos, risadas e muita escuridão, talvez já tenham encontrado o próximo sucesso, ainda para mais económico, das vossas noites de jogo.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorStarship Troopers: Extermination lança actualização com novidades
Próximo artigoCrosswind com novo trailer
Pedro Moreira Dias
Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.
analise-midnight-murder-club<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Uma excelente ideia e diferenciada nos shooters</li> <li style="text-align: justify;">Jogabilidade simples e funcional</li> <li style="text-align: justify;">Crossplay e Guest Pass, onde basta uma pessoa ter o jogo</li> <li style="text-align: justify;">Intergração das funcionalidades do DualSense</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Apesar de ter alguns modos de jogo, a vida do jogo vai depender de futuras novidades</li> </ul>