Developer: Mojang
Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC
Data de Lançamento: 09 de Dezembro de 2020

Minecraft Dungeons foi lançado no final de Maio, e desde essa altura já recebeu três DLC’s com novo conteúdo, como novas missões, novas armas, novos artefactos, entre outras coisinhas. O primeiro a chegar foi Jungle Awakens, posteriormente Creeping Winter e o último a ser lançado foi Howling Peaks. É exactamente esse DLC que pertence ao novo Season Pass do jogo que vamos analisar.

Howling Peaks (Picos Ventosos em Português) é uma expansão que nos leva para uma montanha altíssima, bastante ventosa e cheia de tempestades. Todos estes eventos climatéricos continuam ligados à história do primeiro jogo, onde um fragmento da esfera do domínio causa todos estes problemas naquela montanha.

As três missões que chegam neste DLC decorrem exactamente nesse local, sendo que a primeira missão tem exactamente o nome da expansão, Picos Ventosos, e será a nossa entrada para as duas missões seguintes; uma delas secreta – a Muralha Colossal- e a outra, mal finalizemos Picos Ventosos, será desbloqueada automaticamente e terá o nome de Santuário do Vendaval. Todas elas têm algo em comum: o seu enorme tamanho; algo a que os anteriores DLC’s já nos tinham habituado, mas que agora chega até a exagerar nesse aspecto, já que a maioria das missões levam uns 30 a 40 minutos para completar, se as explorarmos de maneira a encontrar todos os tesouros e segredos escondidos.

A primeira missão serve para desbloquearemos as outras, e por isso mesmo, será o caminho que o nosso personagem irá percorrer para chegar às outras missões, teremos de andar de elevador, vasculhar tudo muito bem de forma a encontrar o pergaminho que nos abrirá a missão Muralha Colossal, e claro, finalizar a missão onde chegaremos ao topo da montanha para iniciar a Missão Santuário do Vendaval. Durante este tempo iremos enfrentar diversos inimigos, e até as emboscadas que já estamos habituados neste jogo, onde chegamos a um local e ficamos fechados durante um tempo até derrotar algumas ondas de inimigos. Uma das novidades deste DLC está relacionada com os ventos fortes que vamos encontrar nos mapas, e que causarão a nossa queda de alturas significativamente altas (a nós e até aos inimigos).  Se em alguns casos os ventos param e temos apenas de esperar um pouco para passar, noutros casos teremos mesmo de rebolar, de forma a que mesmo empurrados pelo vento consigamos continuar no cenário sem cair.

Passando então para a missão Santuário do Vendaval, é neste local que encontraremos o Boss deste DLC. É mais um mapa gigante, cheio de inimigos, mas também alguns truques e alguns (mas fáceis) quebra-cabeças, onde estes últimos dependerão essencialmente do vento, em que para abrir certas portas temos de virar alguns tubos (tubos quadrados, estamos em minecraft) de forma a fazer certas correntes de vento, para conseguir avançar no nosso caminho. Além disso, teremos ainda de enfrentar o Golem da Tempestade, um Golem enorme que, devido ao fragmento, é bastante mau e poderoso. Mais uma vez, cabe a nós trazer a paz a este local.

Paga-nos o café hoje!

Por último, temos a Muralha Colossal, e este nível, como já disse, é desbloqueado ao encontrarmos o pergaminho em Picos Ventosos – o que poderá não ser fácil, já que nem sempre esse local irá aparecer no mapa. No meu caso só apareceu à quarta tentativa, isto é, tive de fazer a missão 4 vezes, vasculhando o mapa de fio a pavio até encontrar uma pequena diferença na zona do mapa, sinal que havia uma entrada que nunca tinha aparecido antes. Por isso, preparem-se para fazer a primeira missão algumas vezes, a não ser que sejam sortudos e isso aconteça logo à primeira, ou segunda tentativa. No caso desta missão, ela irá decorrer numa Muralha (tal como o nome da missão indica), e não existe nenhum Boss para derrotar, mas preparem-se para muitas emboscadas, vários puzzles, e no fim, diversas ondas de inimigos num local bem fechadinho.

Mais uma vez, em todas as missões irão encontrar diversos baús com armas, armaduras, e claro, os artefactos. Este DLC também trouxe novas armas, armaduras e artefactos, algo que fez muitos jogadores a repensarem a sua build. Além disso, o modo Apocalipse agora chega a +20, adicionando uma dificuldade 65x maior do que o modo Apocalipse normal.

Howling Peaks é um DLC interessante, mas um pouco curtinho. Seja como for, é uma adição que traz novos conteúdos aos fãs do jogo, oferendo assim novidades e novos desafios. Caso optem pelo Season Pass, então sabem que vão ter acesso a 4 DLC’s, com Howling Peaks incluído.