Developer: Mojang
Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC
Data de Lançamento: 28 de julho de 2021

Faz um ano e dois meses que vimos chegar Minecraft Dungeons, o jogo que deixava de lado as construções e a criação de armas, e colocava-nos no papel de um herói que tentava salvar o mundo das mãos do malvado Arch-illager. Além da história inicial do jogo, foram sendo lançados 6 DLC´s ao longo destes 14 meses: Jungle Awakens, Creeping Winter, Howling Peaks, Flames of the Nether, Hidden Depths e Echoing Void. É exactamente deste último que vamos falar, aquele que nos leva ao fim desta aventura, e que acredito que já esteja a deixar saudades aos fãs da franquia.

Algo que os jogadores não se podem queixar é de falta de conteúdo, já que são poucos, ou quase nenhuns, os jogos que têm tanto conteúdo a chegar em tão pouco tempo; acima de tudo porque qualquer um dos DLC’s são bastante competentes. Echoing Void (Vazio Ecoante em Português) faz parte do Season Pass de Minecraft Dungeons, e é a última das 4 expansões que estão incluídas neste pacote.

Echoing Void irá levar-nos até a dimensão The End, e isto acontece porque um bando de Enderman obtiveram a esfera do domínio – tal como aconteceu com Arch-illager na história principal – e levaram a esfera para esta dimensão. Com este acontecimento, 6 criaturas gigantes saíram pelo portal que ligava a nossa dimensão a The End, e fecharam o portal, levando consigo 6 Olhos de Ender.

O nosso objectivo inicial é exactamente o de voltar a obter esses 6 Olhos de Ender para os devolvermos à Fortaleza, e com isso conseguir entrar na dimensão The End para acabar com o mal que não deixa a dimensão do nosso herói estar em paz. Para obtermos então estes itens teremos de voltar a passar por 6 das missões iniciais do jogo: O Bosque dos Creepers, Pântano Encharcado, Desfiladeiro dos Catos, Pastos de Abóbora, Templo do Deserto e Salões de Altobloco. Nesses locais vamos então explorar até encontrar cada uma dessas criaturas, derrotá-las e obter então os Olhos de Ender. Algo que convém referir é que não necessitam de finalizar os níveis, porque mal encontrem as criaturas e as derrotem obtendo o olho de ender, podem sair do nível e passar para outro.

Ao ter os 6 olhos de Ender vão então para a primeira missão deste DLC, a Fortaleza, que é uma região que vão ter de explorar até encontrar o local para colocarem os 6 Olhos de Ender e, com isso, irem para a dimensão The End, onde vão ter duas missões para realizar (Terras Selvagens do End e Cidadela Destruída), que apenas fica desbloqueada depois de finalizarem a missão anterior.

Paga-nos o café hoje!

Tal como aconteceu com todos os outros DLC’s, as missões são bastante grandes caso explorem tudo. Terão diversos quebra-cabeças para resolver que nos abrem portas ou que nos dão acessos a locais escondidos. Nas Terras Selvagens do End vão até encontrar uma boa surpresa, e um item bem conhecido dos jogadores de Minecraft, trata-se de Élitros, um item que nos permite voar, e aqui também irá permitir fazer isso, mas só durante algum tempo. Diria que é mais uma maneira de planar, de uns locais para outros, já que teremos diversas zonas que ficam afastadas e só assim conseguiremos alcançá-las. Este item será usado tanto neste nível como no nível final, na Cidadela Destruída.

Ambos os níveis apresentam diversos inimigos bastante fortes, isto caso joguem no nível apropriado do poder do vosso personagem. É interessante ver todo o cenário destes últimos dois níveis, sempre com um “pano de fundo” de vazio, como se estivéssemos a caminhar no espaço. Os novos inimigos, embora tenham diversas maneiras de atacar, todos eles são inspirados no personagem de Enderman; uns com poderes de ataque ao longe, outros com ataque corpo-a-corpo, mas todos eles prontos para nos matar sempre que possível. São dois níveis em que é necessário jogar com prudência. Quanto ao Boss Final, é uma espécie de cobra gigante com cornos, que embora dê um dano bastante grande, é fácil perceber os seus movimentos, e devido a isso, fica até acessível derrotá-lo.

Mais uma vez, este DLC irá trazer novas armas, equipamentos, artefactos e encantamentos, algo que agradará aqueles jogadores que gostam de testar todo o tipo de armas, e os novos encantamentos a elas associados.

Minecraft Dungeons: Echoing Void é um dos melhores DLC’s que o jogo recebeu. Mais uma vez, acho que as missões são demasiado longas, mas sendo o culminar desta aventura, até que faz sentido. Os inimigos são bastante poderosos, e no aspecto de encantamentos das armas foi o DLC que mais me agradou. É uma boa maneira de acabar esta aventura, e que pode ser repetida vezes sem conta por aqueles que não conseguem largar o jogo, até porque jogado com amigos, vale sempre a pena repetir qualquer um dos níveis.