Developer: Mojang
Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC
Data de Lançamento: 8 setembro de 2020

Voltamos a olhar para o jogo Minecraft Dungeons, agora com a sua versão Hero Edition que traz alguns extras de cosméticos, mas também as duas expansões já editadas, Jungle Awakens e Creeping Winter, mas antes de olharmos para estas novidades, relembremos aquilo que encontramos no jogo em si.

Minecraft é provavelmente um dos jogo mais conhecidos do mundo, e especialmente pela sua capacidade de construção e exploração. A Mojang tem vindo a alargar os horizontes da franquia, trazendo novo tipo de aventuras, e o primeiro foi Minecraft Storie Mode (que foi desenvolvido pela Telltale Games), sendo que agora nos chega Minecraft Dungeonsdesenvolvido pela própria Mojang.

Minecraft Dungeons é um jogo de exploração, e longe da vossa picareta terão de apanhar a espada, o machado e o arco e flecha, e partir para a batalha. Estamos perante um Action Role Playing Game (ARPG), muito ao género de Diablo, mas com a particularidade de ser bastante mais simples, ao ponto de até os mais novos poderem jogar sem qualquer dificuldade.

Provavelmente será até esse público que mais se agarrará ao jogo, já que pode ser um óptimo jogo para se iniciarem nos ARPG. A componente cooperativa também ajuda, já que o jogo pode ser jogado a solo, ou com outros jogadores (dois localmente, e até 4 caso estejam a jogar online).

Publicidade - Continue a ler a seguir

Ao contrário da maioria dos jogos deste género, aqui não existem classes, e como disse, tudo é simples; começamos com o nosso personagem equipado com uma simples espada a nível 1 e lá vamos nós, em direcção à aventura.

A história do jogo é do mais simples que existe. Um Illager que foi escorraçado de uma aldeia, fugiu o mais que podia até se perder nas densas florestas de mundo de Minecraft, sendo nesse local que encontrou uma espécie de caverna e ao entrar viu um objecto misterioso; chegando perto dele e ao agarrá-lo, ganhou diversos poderes maléficos, conseguindo dominar exércitos do mal. Tendo este poder, decide vingar-se, destruindo e aniquilando diversas aldeias e vilas que foi encontrando. Como devem imaginar, a nossa missão é derrotar os seus exércitos e derrotar este Illager.

O jogo apresenta diversas dungeons para explorarmos, mas com um pormenor interessante, uma vez que algumas zonas são criadas de forma aleatória. Não se pode dizer que seja todo o nível, pois isso não acontece, mas existem zonas que vão sendo alteradas. Além disso, podemos alterar o nível de dificuldade de cada dungeon, o que é excelente para aqueles jogadores que vão andar a explorar e a jogar as dungeons diversas vezes.

Paga-nos o café hoje!

Como o seu nível de dificuldade é um pouco baixo, vão perceber que vão jogá-lo quase sempre numa dificuldade superior ao vosso nível, já que à exceção dos níveis finais, a verdade é que o jogo não dá grande luta. Durante todas as dungeons teremos sempre uma seta que nos indica o caminho, e o objectivo no canto superior do ecrã.

Em alguns níveis temos de cumprir determinados objectivos para avançamos, como encontrar chaves, puxar alavancas, activar altares e até destruir certos objectos. Mas tudo muito simples e facilitado, não se preocupem.

Escondidos nos 9 níveis encontram-se bastante segredos, incluindo a possibilidade de abrir 6 níveis secretos. No entanto, chegar ao final da história do jogo-base e derrotar o Arch-Illager não é o fim, muito pelo contrário, apenas abre um novo nível de dificuldade – Adventure, que por sua vez oferece aos jogadores novos drops de equipamento e recompensas ainda melhores, e repetindo o feito na segunda dificuldade, desbloqueia ainda uma terceira – Apocalypse, abrindo o acesso a todos os drops do jogo.

Podemos usar uma arma de ataque corpo a corpo, como uma espada, um machado, uma lança ou um martelo, temos também um local para a armadura e outro para a arma de ataque ao longe, como por exemplo um arco. Cada uma destas peças de equipamento pode ser encantada até três vezes, e cada vez que subimos de nível ganhamos um ponto para encantar os equipamentos. Os bónus que ganham são dos mais variados tipos, e mais uma vez, tudo bastante aleatório.

Depois temos mais três tipos de equipamento que se chamam artefactos, e estes podem ser variados também, como guardar almas dos inimigos que vocês derrotam e depois devolver essas almas em vida; ter uma certa quantidade de flechas de fogo ou gelo; ter uma flecha explosiva; entre outro tipo de artefactos. Obviamente que alguns artefactos depois de os usarem têm um tempo de espera até os poderem usar novamente.

Como em qualquer ARPG, teremos de evoluir o nosso personagem, assim como encontrar melhores armas e equipamento, e como em tantos outros jogos vai ser através da repetição, por vezes algo aborrecida, que vamos conseguir conseguir drops melhores, especialmente, como já referimos, depois de desbloquearmos as novas dificuldades. Depois podemos comprar items aleatórios através dos mercadores, que agora estão em maior número, disponibilizando novos items, mas lá está de forma aleatória.

Para fazermos as tais compras aleatórias precisamos de esmeraldas que apanhamos durante as dungeon que, mais uma vez, podemos apanhar ao derrotar inimigos, ou esmeraldas que simplesmente estão espalhadas pelas dungeons. Também as podem ganhar reciclando os vossos equipamentos, que também vos devolve os pontos de encantamento usados.

Embora o jogo possa oferecer diversas horas de entretenimento devido à sua componente online, e a possibilidade de jogarmos as dungeons diversas vezes e em vários níveis de dificuldade, a verdade é que numa tarde, em 5 horas chegam facilmente ao fim deste Minecraft Dungeons, na sua dificuldade mais acessível (isto se tiverem sorte no equipamento que forem apanhando).

Graficamente o jogo apresenta o estilo de Minecraft, isto é, tudo muito bem pixelizado. tem alguns pormenores mais engraçados como quando estamos dentro de certos locais, ou castelos onde encontramos tapetes, quadros, lareiras entre outras coisas que já apresentam um design diferente.

E o que é que esta Hero Edition traz de novo ao jogo?! Pois bem, a nível de cosméticos contem então com uma Capa de Herói, duas Skins, um galinha como animal de estimação e para vos fazer companhia no jogo, e as duas expansões, Jungle Awakens e Creeping Winter.

Comecemos pela Jungle Awakens, aqui, como o nome indica vamos andar pela selva para guerrear contra as plantas que estão a tomar conta do “pedaço”. Coitadinhos dos pandas que andavam descansados… Vamos ter novos items, novos mobs, inimigos com ataques diferentes, e segredos por desvendar, o que nos vai dar, contando com o factor de repetição em outras dificuldades, por volta de umas 3 horinhas de jogo repartidas por 3 missões.

A outra expansão Creeping Winter, passa-se por entre a neve e o gelo e com uma partiluriedade, o nosso herói vai deslizar, por isso, a mecânica altera-se um pouco, o que acaba por dar um novo factor ao jogo. Para além disso podemos cair em pequenos buracos que nos vão congelar instantaneamente e deixar-nos paralizados durantes uns momentos, mas nem tudo é mau, porque para além das novas armas e armaduras, vamos poder também ser um IceoLoger, isto é, vamos ser capazes de invocar um bloco gigante de gelo com uma varinha mágica de gelo.

Com a chegada da Hero Edition, chega no mesmo dia algo mais ao jogo no seu compto geral. Isto porque foi com essa expansão que os developers decidiram adicionar dois factores, um é o facto de termos mais mercadores no nosso acampamento, e com isso uma maior possibilidade de fazermos negócio e de nos sair um equipamento lendário, e dois é o facto de com esta expansão termos acesso aos Daily Trials, que são nada mais, nada menos, do que desafios diários de completarmos um nível com desafios diferentes ou modifiers diferentes, se preferirem.

Minecraft DungeonsHero Edition é um jogo bastante interessante, principalmente para quem vai agora iniciar-se nos ARPG. É também bastante divertido para jogar online, ou com um amigo no modo cooperativo local. Já a solo, é um jogo que se joga uma vez e espera-se até termos alguém para jogar connosco. É importante ver que existe uma preocupação em dar conteúdos novos para jogarem, veremos se consegue continuar a fazê-lo no futuro.