Developer: Milestone Srl
Plataforma: Xbox One, PlayStation 4, PC e Switch
Data de Lançamento: 23 de Abril de 2020

MotoGP 20 está aí, como o último título de uma já longa franquia com 20 anos de existência, e como a grande referência dos videojogos para os entusiastas do motociclismo.

MotoGP 20 chega apenas um ano depois do seu antecessor, e novamente pela mão do estúdio italiano Milestone, que é provavelmente o maior especialista em criar jogos com a temática dos desportos de duas rodas.

Esta nova versão chega essencialmente para corrigir e melhorar vários pontos da edição de 2019, no entanto também apresenta uma boa quota de novidades, piscando simultaneamente o olho aos eSports, agora integrando os servidores dedicados da Amazon, e apontando para uma premissa altamente competitiva, cada vez mais dependente da habilidade e da dedicação.

Há que dizê-lo, não é um jogo propriamente fácil para novatos e será necessária muita perseverança para percorrer uma enorme curva de aprendizagem que adora castigar a mínima desconcentração. No entanto, também é fácil nos sentirmos cativados pela sua jogabilidade responsiva e que tem a incrível capacidade de simular a velocidade como poucos jogos conseguem no género dos desportos motorizados.

Não é, no entanto, impossível para quem pretender iniciar-se no mundo de MotoGP, já que existem os vários mecanismos habituais de auxílio à condução que encontramos em praticamente todos os simuladores de corridas. Requer insistência e paciência, especialmente para ganharmos uma percepção da velocidade e das travagens, assim como o grau ideal de inclinação da mota e o tempo de entrada nas curvas. As quedas são frequentes no começo, mas quando nos adaptamos, a sensação de adrenalina é fantástica.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Por outro lado, para quem é veterano na franquia, vai encontrar aqui a versão mais real de todos os MotoGP´s já lançados. Na condução, tudo foi explorado ao pormenor, e sobretudo aquelas pequenas coisas que acabam por construir a simulação que é correr numa mota de alta cilindrada. As animações do corpo do piloto na reacção à física do motociclo, a sensibilidade ao travar, o desgaste dos pneus que vai se vai sentindo, enfim, detalhes que são preciosos para quem busca uma experiência bastante próxima da realidade. E até para quem accionou a opção de dano na mota, irá sentir uma maior dificuldade na condução após alguns estragos.

MotoGP 20 é também, cada vez mais, um jogo de gestão. Seja no desgaste dos pneus, ou no controlo do combustível, agora é mesmo fundamental considerar todos esses aspectos antes e durante a corrida. O que significa que andar sempre a rodar punho, será o suficiente para não conseguirmos terminar a prova.

Paga-nos o café hoje!

E se olharmos para o grande foco do MotoGP 20, ou seja, o Modo Carreira, também as vertentes administrativa e logística serão parte importante ao longo da época, sendo mesmo decisivas as escolhas que fazemos ao nível do staff, especialmente em relação aos managers, que estão incumbidos de arranjar os melhores contratos e oportunidades.  Porém, sem esquecer igualmente a importância de quem ficará responsável por analisar os dados e traçar a estratégia para optimizar tanto a mota, como a nossa condução.

Será possível escolher uma das equipas oficiais já existentes, como criar a nossa própria; e começar pela base, na Moto 3, ou pelas categorias acima (Moto 2 e MotoGP). A vastidão de Modos e de possibilidades é o apanágio de MotoGP 20, e há conteúdo suficiente para deixar os fãs da modalidade entretidos por muito tempo.

Outro modo realmente interessante é o Historic Mode, que oferece conjuntos de desafios divididos por três dificuldades e diferentes recompensas, sendo que estas últimas serão atribuídas consoante o lugar em que terminamos a corrida. O aliciante no Historic Mode, é que iremos usar os créditos que ganhamos para desbloquear verdadeiras lendas da história da modalidade, isto é, dezenas de motas e pilotos.

Do ponto de vista gráfico está fantástico. As motas, as pistas e até as paisagens no horizonte fazem modelos perfeitos dos percursos mais icónicos da competição. A sensação de velocidade também foi muito bem recriada e será uma das razões pelas quais queremos sempre voltar ao jogo. Quanto aos efeitos sonoros, e em particular ao barulho das motas, são praticamente idênticos, levando o coração a bater incontrolavelmente, qual orquestra de motores.

MotoGP 20 é a experiência mais completa e real que os fãs do motociclismo poderiam desejar. Um jogo exigente, mas inteiramente recompensador graças à diversão que proporciona aos jogadores.

Uma excelente proposta para os aficionados das corridas motorizadas.

REVER GERAL
geral
Artigo anteriorCommand & Conquer Remastered Collection está disponível
Próximo artigoHouse Flipper chega dia 12 Junho à Nintendo Switch
Completamente obcecado por tudo o que tenha a ver com futebol, é daqueles indesejados que passa mais tempo a editar as tácticas do PES do que a jogar propriamente. Pensa que é artista, mas não conhece as cores primárias, e para piorar, é ligeiramente daltónico. Recusa-se a acreditar que o homem foi à Lua.
analise-motogp-20<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">A jogabilidade está cada vez mais real</li> <li style="text-align: justify;">Bastante conteúdo para explorar</li> <li style="text-align: justify;">Excelente graficamente</li></ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Pouco amigável para novos jogadores</li><ul>