Developer: Play2Chill S.A
Plataforma: Xbox Series S|X e Xbox One
Data de Lançamento: 31 de Outubro de 2023

Devo confessar que, como motociclista, um jogo para arranjar motas é algo que naturalmente vou sempre gostar, mas a questão aqui é se sinto a mesma satisfação do que as arranjar na vida real.

Motorcycle Mechanic Simulator é um jogo de 2021 que agora tem uma versão também para consolas desenvolvido pela Play2Chill S.A e, como o nome indica, desafia-nos a ter a nossa garagem e a receber motas de clientes para as arranjarmos. Simples não é?! É claro que não, porque nenhum Simulator o é, portanto vamos mesmo que ter que arregassar as mangas para dar conta do recado.

Tenho a noção que quem tem uma mota, como eu, facilmente vai aprendendo, por sua conta e risco, a fazer algumas reparações. Mudar as lâmpadas, mudar o óleo, a bateria, as velas, e por aí fora. Ao contrário de um automóvel, a sua complexidade é muito menor, e o acesso às peças também é muito mais fácil. Portanto, é também no jogo muito mais fácil do que o seu irmão mais velho Car Mechanic Simulator.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Vamos ter o nosso tablet, onde recebemos propostas para arranjar umas quantas motas e ir ganhando um dinheirito, para ir melhorando a nossa garagem e até, para fazermos uma mota para nós. No início, as reparações são mais básicas, trocar o óleo, as lâmpadas, um disco de travão, mas rapidamente vamos começar a desmanchar o motor e as coisas vão se complicando. A curva de aprendizagem é boa, desafiante sem ser frustrante.

O próprio jogo vai-nos dando indicações do que falta fazer ou o que estamos a fazer de errado. Através das cores, sabemos que peça devemos trocar, mas para lá chegar vamos ter que tirar os seus apoios e mecanismos, e o jogo facilmente nos vai dando a indicação visual do que falta. O mesmo acontece perante todas as tarefas que temos que executar numa mota, sendo que há algumas extras que são propositadamente difícil de saber o que fazer.

As missões são todas muito semelhantes e envolvem sempre a parte mecânica, mas também a parte cosmética, que me agradou bastante. Pintar os pára-lamas ou comprar peças para tornar a moto única, algo que é bastante usual para quem tem uma mota na vida real. No entanto, há também objectivos bónus, o que é giro, porque nos são dados de uma forma mais subjectiva, como por exemplo, o cliente reparou que o motor perdeu energia e parava ocasionalmente, e aí, temos que investigar qual será a sua causa e como já me aconteceu a mim, lá fui eu à procura da válvula do ar e verificar se o tubo que liga o depósito ao motor não estava fura ou entupido. São pormenores, mas para quem gosta de mecânica e especialmente de aprender, é giro e até pode ser útil.

Ao fazer todos estes trabalhos vamos ganhando experiência, e subindo de nível,  desbloqueamos habilidades que tornam o nosso trabalho um pouco mais fácil, como identificar várias peças sem precisar examiná-las, ou comprar peças mais baratas, por exemplo. Podemos comprar peças novas ou podemos ir até ao ferro-velho e encontrar peças baratas. As peças são aleatórias e a maioria delas precisa de reparações, mas às vezes pode ser uma solução mais sustentável e dar um lucro maior no trabalho que temos.

Motorcycle Mechanic Simulator é um jogo muito competente na proposta que oferece, isto é, reparar motas. O detalhe gráfico nessa componente também é bastante bem conseguido, mas nota-se muito que é um jogo de PC. Graficamente o Port não está ao nível do que conseguimos na versão de computador, os tempos de loading são enormes, os menus e o HUD não são “confortáveis” e sente-se que estamos não perante o jogo de 2021, mas sim de muitos mais anos atrás. É uma pena porque em termos de mecânicas e da estrutura do jogo e da curva de aprendizagem o jogo é muito competente, mas não é nada apelativo em tudo o resto.

Paga-nos o café hoje!

Se formos pegar na mota para a testar, para ver se está a funcionar correctamente, ou simplesmente para a ver em acção depois de todo o tempo em que estivemos à volta dela, o sentimento é pior ainda. Para mim, esse momento deveria ser quase de consagração de todo o trabalho árduo, e a mota, a nossa personagem, o mapa, as texturas, os edifícios, tudo na verdade, parece do século passado.

Motorcycle Mechanic Simulator é um jogo relaxante e muito interessante para quem tem uma mota na vida real e quer aprender e desafiar-se. Nesse campo da mecânica o jogo é bastante bom e agradável, mas peca pela sua transposição para as consolas que não foi a melhor e os gráficos sofreram imenso com isso.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorSeason of the Witch arranca dia 28 de novembro
Próximo artigoSistemas Táticos do Football Manager 2024: O Porto de Sérgio Conceição
Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.
analise-motorcycle-mechanic-simulator<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">A excelente representação mecânica das motas</li> <li style="text-align: justify;">A curva de aprendizagem</li> <li style="text-align: justify;">O poder aprender como reparar motas</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">É um port que não se compara à versão PC</li> <li style="text-align: justify;">Graficamente, fora da parte mecânica da mota é muito fraca</li> </ul>