Developer: SMG Studio, Team 17, Fireshine Games
Plataforma: PS5, Xbox Series X|S, PC, Nintendo Switch, PS4, Xbox One
Data de Lançamento: 15 de Agosto de 2023
Nunca é fácil fazer mudanças de uma casa para a outra. O processo de ter que empacotar as coisas que queremos e também as que já não nos fazem falta nenhuma, acaba por ser muito desgastante. Depois disso, há que transportar tudo para outros locais ou para uma carrinha de transporte que nos ajuda a levar objetos mais pesados e o pior de tudo, é perceber que temos mais coisas do que aquelas que pensávamos à partida.
Posto isto já devem ter percebido que detesto fazer mudanças na realidade, mas Moving Out 2 surge para aliviar essa dor e divertir quem, como eu, acha que acartar tudo, é um pesadelo. Quem já segue a franquia saberá que os jogadores fazem parte de uma equipa especializada de mudanças a que chamam de F.A.R.T. (Furniture Arrangement Relocation Technician), ou como eu digo: Técnicos Especialistas em Mudanças de Móveis.
A essência do jogo é muito simples e idêntica ao primeiro Moving Out. Os bonecos são iguais, embora haja novas skins para os nossos trabalhadores e o que temos de fazer é retirar objetos de casa das pessoas e trazê-los até uma carrinha de transporte. É nesta simplicidade que está a beleza do jogo, mas para que isso aconteça é preciso mais do que um jogador. Sozinho, isto não tem graça nenhuma. Podem então juntar até quatro amigos localmente, como já dava no primeiro, mas agora podem ligar-se também online e reunir uma equipa até quatro elementos. Esta é a grande novidade do jogo e parece a estratégia normal da Team 17 que já tinha feito o mesmo com Overcooked, outro jogo bastante parecido com este, mas onde se trabalha numa cozinha de restaurantes.
Isto dá ao jogo novas possibilidades e claro, uma vida totalmente nova e que era necessária. Se é certo que quando se joga na mesma casa, a risada surge com maior facilidade, porque conseguimos ver as reações bem de perto, a verdade é que também há amigos que estão longe da nossa casa ou até noutros países e que agora passa a ser possível jogar e também rir com eles, independentemente das distâncias.
Na lógica do primeiro, a nossa equipa de especialistas parte para cada missão com vários objetivos que no final se transformam em estrelas, conforme a nossa prestação. Há bónus justos se não partirmos os vidros da casa, embora isso seja praticamente impossível de não o fazer, pelo menos no início. Seremos recompensados se levarmos algo raro, um objeto perdido e por aí fora até conseguirmos ter a melhor prestação na arte de fazer mudanças. No entanto, aquilo que acontece é o chamado desastre total e não tem mal nenhum, faz parte do processo.. É assim que o jogo se torna divertidíssimo, onde o caos das mudanças se instala e já ninguém sabe quem é que leva o quê.
Pode parecer que em Moving Out 2 é cada um por si, mas o que é certo é que isto requer muita coordenação. Há sofás e camas que precisam de duas pessoas para serem carregados e às vezes até tem de estar bem alinhados quando é preciso mandar as coisas de uma janela ou de um piso superior cá para baixo. Há que ter em conta as portas que estão abertas e as que abrem apenas de um só lado, o que faz com que seja necessário cooperação entre todos para uma maior rapidez e eficácia a transportar os objetos. A confusão é tanta que vemos os cabos da televisão a serem arrancados da parede ou os canos que ligam as sanitas a vir atrás. Uma risada.
Além destes níveis mais normais e idênticos aos do primeiro jogo, há também alguns momentos de descarga de material do autocarro para uma casa, onde temos de fazer corresponder o tamanho das peças ao que está marcado. É muito fácil e intuitivo de perceber a dinâmica, mas é difícil executar porque existem portas que só abrem por dentro, outras que estão bloqueadas por objetos, armadilhas que nos atrasam, entre outras coisas que tornam tudo caótico.
Este segundo jogo tem também níveis mais arcade em que é necessário bater certos recordes a nível de tempo para poder alcançar os objetivos. Estes níveis têm diversos obstáculos e de certa forma até lembra Fall Guys, mas aqui temos de levar objetos de um lado para o outro. Há ainda outras novas mecânicas que não tem muito a ver com mudanças em si, mas sim manter, por exemplo, animais longe da nossa F.A.R.T. que só atrapalham e atrasam o nosso processo de mudanças.
Moving Out 2 é a continuação do bom trabalho já feito no primeiro jogo com a grande novidade de trazer agora o online para podermos jogar com os nossos amigos mais distantes. É um jogo que diverte imenso e até permite discutir saudavelmente com os vossos colegas de equipa se eles não estiverem a fazer o que devem. Podem mesmo dar-lhes uma chapada. É ideal para jogar quando se tem algumas pessoas em casa para passar o tempo e como eu costumo dizer, é o Overcooked das mudanças. Experimentem e não se vão arrepender. Ainda por cima está no catálogo da PlayStation Plus Extra. Divirtam-se.