Developer: Outright Games
Plataforma: Xbox Series S|X, Xbox One, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, PC
Data de Lançamento: 22 de Outubro de 2021

A Porquinha Peppa é um nome extremamente conhecido para quem lida ou tem crianças pequenas, sendo que, provavelmente, esta série de animação ocupa grande parte do tempo lá de casa, e personagens como o Papá Porquinho, a Srª Gazela ou a Mãe Coelha são nomes que não vos são indiferentes. Esta série de animação é bastante simples no seu grafismo, mas pelas suas cores, chama a atenção de qualquer criança, com uma linguagem simples e que até já teve algumas controvérsias por inicialmente as personagens não usarem cintos de segurança nos carros, ou por não usarem capacetes das bicicletas… É a sociedade em que vivemos, e que tudo serve para implicar, falar mal e ver defeitos.

Como tem acontecido com outras séries de animação bem conhecidas e de enorme sucesso, como por exemplo a Patrulha Pata e os PJ Masks (será lançado já no dia 29 de outubro), a Outright Games decidiu trazer a Porquinha Peppa para as consolas, dando assim a oportunidade às crianças de conseguirem entrar no mundo do jogo, e divertirem-se tanto ou até mais do que quando estão a ver a série de animação na televisão.

Com My Friend Peppa Pig – ou se preferirem em português, “A minha amiga Porquinha Peppa” – os jogadores terão a oportunidade de viver uma aventura no papel de uma nova amiga da Porquinha Peppa, e ao mesmo tempo interagir com as personagens da série animada. O início do jogo começa com a criação da personagem, e podem escolher uma personagem feminina ou masculina, assim como escolher a cor da roupa, a raça (pode ser um rato, cão, um gajo, um coelho, entre outros) e a cor da pele ou do pelo. A partir daí temos um pequeno tutorial que nos mostra como se joga, e temos o analógico esquerdo para andar, e um botão para interagir com o cenário. Caso estejam a pensar que só andar e interagir com o cenário é algo demasiado básico, confirmo que isso é uma realidade, mas o objectivo é mesmo esse, até porque isto é um jogo para os mais pequenos.

Depois disso, chegam até à casa da porquinha Peppa e é a partir desse momento que começa a verdadeira aventura. Vão poder explorar a casa da Peppa, falar com o papá Porquinho, com a mamã Porquinha e até com o George, o irmão mais novo da Peppa que é louco por dinossauros. Dentro da casa dela podem interagir com brinquedos, com a televisão, com quadros na parede, e até com as cadeiras da casa. Podem também ir para a rua, e explorar diversos locais bem conhecidos da serie de animação.

Paga-nos o café hoje!

Além disso, vamos tendo várias aventuras conforme vamos avançado na exploração do jogo, como ir até à praia com a Peppa e a sua família, ir visitar a Mãe Coelha e andar de balão de ar quente que nos leva a uma montanha de neve, onde podemos fazer patinagem, fazer um boneco de neve e outras coisas. Tem também a famosa poça de lama, onde a porquinha Peppa se delicia a dar saltos, enquanto se suja toda de lama.

A casa da Avó e do Avô Porquinho também se encontra disponível, onde vão encontrar a Paula – o papagaio – e podem-lhe dar comida, ajudar o avô no jardim a plantar sementes, ir passear no carro com o avó e a avó, apanhar ovos no galinheiro para a avó porquinha fazer comida, e até voltar ao local onde colocamos a nossa semente para a ver a crescer.

Mas temos mais locais além da praia, como já referir, onde podemos encontrar moedas, caranguejos e búzios, vamos ainda à montanha de vento onde podemos encontrar o castelo ventoso, poder brincar com uma papagaio de ar, ir até à escola onde podemos encontrar a Sr.ª Gazela e fazer desenhos, ir até ao museu, entre muitas outras coisas bem conhecidas da série de animação. Sem esquecer o Sr. Batata, claro.

Muitas das aventuras, embora não sejam iguais à série de animação, retiram daí alguma inspiração, até para ajudar as crianças a saberem o que fazer, como por exemplo procurar os óculos do papá Porquinho, ou encontrar o dinossauro do George. Tudo coisas que todas as crianças que seguem a série animada se lembrarão facilmente de que já viram um episódio onde isso também acontece. Até a parte de as crianças irem dormir acontece no jogo, dormindo o nosso personagem no beliche do quarto da Peppa.

T

Todas as interacções que existem são facilmente descobertas pelas crianças, já que aparece bem no centro do ecrã o botão em que devem carregar, facilitando assim as crianças a encontrarem todas as opções que o jogo fornece nos diversos locais. Além disso, já que andamos sempre acompanhados pela Porquinha Peppa, se ficarmos sem saber o que fazer, ela dará sempre uma dica, como “vamos até casa do Avô Porquinho”, ou “vamos falar com alguém mais alto para chegar ao cimo da árvore”, ou mesmo “vamos por aqui”. Isto é, as crianças estarão sempre a ser guiadas, sabendo sempre o que podem fazer para avançar no jogo.

Além disso, o jogo permite sempre voltar aos locais onde já fomos e repetir as aventuras, algo que para qualquer adulto pode ser repetitivo, mas que para as crianças é algo que adoram, basta vermos a quantidade de vezes de que são capazes de ver os mesmos episódios das séries de animação. Peca apenas por ser bastante curto, já que sem repetições das mesmas aventuras, provavelmente apenas tem 2 a 3 horas de jogo.

No que toca ao grafismo, quem não souber que a criança está a jogar, pensa que é um autêntico episodio da Porquinha Peppa, já que tudo está incrível, tal como acontece com a série de animação. Vamos encontrar cores bem vivas, as famosas sombras que são apenas uma bola à volta das coisas, as personagens apenas de uma cor, com contornos bem definidos, e claro, as rosas de rosto bem destacadas em todos os personagens. No aspecto do som, o jogo está mais uma vez impecável, já que tanto as músicas ou os sons característicos da série estão fielmente representadas no jogo.

Infelizmente o jogo não contem a dobragem em português de Portugal, mas tem dobragem de português do Brasil facilitando imenso a interacção dos mais pequenos, é importante ressalvar mais uma vez que este é um jogo para crianças pequenas que ainda estão na pré-escola.

My Friend Peppa Pig é uma representação incrível da série de animação para crianças. É um jogo que para um adulto ou adolescente é demasiado simples, mas para uma criança é simplesmente delicioso, e facilmente vão ver aqueles olhinhos a brilhar enquanto exploram o universo da série de animação da Porquinha Pepa.