O canalizador mais famoso do mundo está de regresso à Nintendo Switch, e depois do enorme sucesso de Super Mario Odyssey, onde encontramos um jogo de mundo aberto e totalmente em 3D, chega agora a vez de agradar aos fãs que preferem uma aventura mais clássica, isto é, um mundo cheio de plataformas e totalmente em 2D. Na verdade foi esta fórmula que levou Mario à ribalta, ao ponto de se tornar no mais famoso icon da Nintendo.

New Super Mario Bros U. Deluxe não é um novo jogo, mas sim uma remasterização do jogo da Nintendo Wii U que saiu em 2012 e da expansão que saiu em 2013 (New Super Luigi U). As vozes mais críticas vão obviamente queixar-se que a Big N está novamente a reutilizar jogos já existentes na Nintendo Switch, mas na verdade, este é um jogo que faz todo o sentido chegar agora à consola da Nintendo, já que provavelmente mais de 80% dos jogadores da Nintendo Switch nunca tiveram a possibilidade de jogá-lo.

A história não foge muito ao habitual: Mario e o seu habitual grupo encontravam-se no castelo da Princesa Peach em Mushroom Kingdom, quando são atacados pela artilharia aérea de Bowser (os barcos voadores). Nessa altura, uma mão mecânica gigante agarra os nossos heróis e joga-os para bem longe daquele local, caindo em cima de uma árvore cheia de bolotas gigantes (Super Acorn). Nesse momento, diversas bolotas caem e espalham-se por todos os locais por onde vamos ter de passar durante a nossa aventura. Estas novas bolotas são um novo power-up que foi adicionado pela primeira vez no jogo.

Como devem imaginar, é a partir daqui que se inicia a nossa aventura para tentar resgatar a princesa das garras de Bowser. Algo que os jogadores vão notar logo à partida são as semelhanças no que toca ao mapa a Super Mario World, não por os mapas serem parecidos, mas sim por o mapa ser desde logo todo exposto aos jogadores, sendo possível saber os caminhos que teremos de percorrer para conseguir voltar a Mushroom Kingdom e salvar a Peach das garras de Bowser. Outro dos pontos de inspiração de Super Mario World é o nome das regiões, todas inspiradas em comidas e bebidas. O jogo possui também alguns elementos que nos levam ao tempo da Super Nintendo, o que é bastante interessante principalmente para os jogadores mais velhos que provavelmente se lembraram e recordaram de algumas das boas memórias daquele tempo.

 

 

Como é fácil ver, existem diversas áreas, cada uma com um tema especifico. Existem locais onde vamos percorrer o deserto, o mar, pântanos, campos verdejantes, campos cobertos de neve e muitos outros locais. O que mais impressiona é o trabalho feito pela equipa de desenvolvimento do jogo no que toca a diversos níveis que vamos encontrar, todos com cenários bastante diferentes uns dos outros, nunca dando sensação de repetição. As cores estão bem escolhidas oferendo um jogo cheio de cor e brilho – mesmo nos cenários mais escuros –, os diversos elementos dos cenários conseguem enriquecer bastante a experiência, oferecendo aos jogadores o melhor Super Mario em formato 2D que podem encontrar.

Quanto a personagens jogáveis, temos cinco, sendo que três que já existiam do jogo anterior: Mario, Luigi e Toad. E agora temos mais dois: o Coelharápio e a Toadette! Personagens estes que vêm oferecer novas opções; o Coelharápio não sofre danos dos inimigos e também não pode usar qualquer power-up; já a Toadette pode usar o power-up da supercoroa, esta transformar-se-à em Peachette e ganhará a oportunidade de flutuar enquanto está a cair, dando saltos duplos, e quando cai em alguma armadilha consegue levantar-se. Para todos os outros personagens, existem os power-ups que já conhecemos: os cogumelos, a flor de fogo, flor de gelo, as bolotas a superestrela, entre outros que já conhecemos dos jogos anteriores.

Além dos power-ups não podia faltar o nosso amigo verde: Yoshi. Depois de o apanharmos será possível montá-lo, e ele irá ajudar-nos até ao final desse nível; pode usar a sua língua para engolir os inimigos, assim como comer frutos que depois de um determinado número irá largar um ovo contendo um power-up. Além do Yoshi, existem também três bebés Yoshis: um cor-de-rosa, que ao abanarmos o Joy-Con fará o pequeno bebé Yoshi insuflar e conseguir voar; o bebé Yoshi azul, que tem o poder e enviar bolhas de ar para aprisionar os nossos inimigos; e por fim o bebé Yoshi amarelo, que emite uma luz, conseguindo iluminar diversos locais escuros.

Algo também bastante importante é a opção de jogar em cooperação até 4 jogadores, tornando-se bastante mais divertido, e com momentos verdadeiramente cómicos, devido às trapalhadas que muitas vezes fazemos a jogar em modo cooperativo, como saltarmos ao mesmo tempo e com isso os bonecos chocarem fazendo um cair, ou usar saltos coordenados para fazer um dos personagens chegar a locais onde não seriam possível com um salto normal. Tudo isso é permitido, e torna o jogo muito mais divertido.

 

New Super Mario Bros. U Deluxe para a Nintendo Switch – Trailer de revelação (Nintendo Switch)

 

Além do modo história normal, tal como falei anteriormente, existe igualmente o New Super Luigi U. Aqui, como o nome indica, Luigi é o personagem principal, e neste modo Luigi é bastante mais rápido que o habitual, conseguindo saltar bem mais alto do que no jogo original. O mapa é exactamente o mesmo que podemos encontrar em New Super Mario Bros U. Deluxe, mas os níveis são diferentes e bastante mais difíceis. A história é exactamente a mesma, com a diferença de Mario nunca estar presente; sendo também possível jogar em modo de cooperação até 4 jogadores. É fácil concluir que é um modo para os jogadores se superarem, e se conseguiram facilmente chegar ao fim do jogo original, então este é um modo para mostrarem que são mesmo bons e conseguem suportar esta aventura bem mais difícil com o irmão de Mario.

Outro dos modos que é possível jogar é o modo Desafios, e neste podemos escolher quatro modos: o Contra-Relógio cujo objectivo é chegar ao fim de um nível num tempo máximo, e sempre que conseguem atingir o objectivo um novo nível será desbloqueado; outro dos modos é o Corrida às Moedas, e aqui, o objectivo é apanhar o maior número de moedas possíveis num determinado nível, sendo que será necessário apanharem um número mínimo para conseguirem desbloquear o próximo nível. Existe ainda o Corrida aos 1UP, onde o desafio consegue ser ainda maior, já que neste modo, teremos de saltar por cima de inimigos, sem nunca tocar no chão, e quantos mais inimigos matarem, mais vidas conseguirão apanhar, porém, se conseguirem apanhar o número mínimo que o desafio requer, então o próximo nível é desbloqueado. Por último temos o modo Sortido, e aqui pode acontecer de tudo um pouco, desde usarem power-ups para atingirmos um determinado objectivo sem tocarmos no chão, levarmos uma toupeira até ao final do nível, e onde tudo temos de fazer para ela chegar sã e salva enquanto nos tenta matar, entre muitos outros. Provavelmente é o modo mais divertido de todos os desafios que temos. Em todos os modos de desafio existem três tipo de mérito, ouro, prata e bronze, tudo depende da vossa perícia. É um excelente modo para demonstrarem as vossas habilidades e até para conseguirem bater os vossos recordes.

Mas há mais! A Partida Turbo é ainda outro modo que este New Super Mario Bros U. Deluxe tem para nos oferecer, e neste modo podemos jogar de 1 a 4 jogadores, onde o objectivo é conseguir chegar ao fim de alguns conjuntos de níveis. Pode parecer que nada tem de novo, não fosse o ecrã estar sempre a mover-se, não sendo possível voltarmos para trás, e termos de estar apenas naquele espaço que o ecrã nos mostra, acompanhando a sua velocidade. Conforme vão apanhando moedas, essa velocidade vai aumentando, o que irá apelar aos vossos reflexos, e onde o mais provável será verem o vosso personagem a ir desta para melhor. Para vossa sorte, cada um destes conjuntos de níveis oferecem-vos 5 vidas, logo ainda podem cometer alguns erros. Tal como acontecia nos outros modos, conforme vão superando os conjuntos de níveis, outros vão sendo desbloqueados.

 

 

Por último, temos o modo Batalha de Moedas. Este é modo de competição, e podem jogar de 2 a 4 jogadores. São disponibilizados 8 níveis de moedas, onde o objectivo é completá-los chegando ao fim com mais moedas do que os adversários. Um modo bastante divertido e que fará com que vocês passem imenso tempo com os vossos amigos ou familiares a competirem para ver quem é o tio patinhas daquele nível. Além disso, é também possível editar esses níveis ao vosso gosto, colocando moedas em locais mais complicados de chegar e dificultando a vida a toda a gente.

O jogo tem ainda uma secção de Dicas e Vídeos, onde podem aprender tudo aquilo que podem fazer neste New Super Mario Bros U. Deluxe. E na verdade, é um local que não devem deixar de ir, pois vão aperceber-se de alguns segredos e truques que provavelmente nunca pensariam ser possíveis. Vale a pena consultar estas duas secções.

Quanto à jogabilidade, há que dizer que está incrível. Verdadeiramente fluído, oferecendo-nos a verdadeira experiência que todos queremos num Super Mario em 2D. Jogado em modo cooperativo consegue oferecer-nos uma experiência que é difícil de explicar. Torna-se bastante mais difícil conviver com diversos jogadores ao mesmo tempo, o que torna o jogo mais complicado e com mais mortes, mas por outro lado, o divertimento é tanto, que vale mesmo a pena experimentar. Além disso, com crianças, é uma maneira de iniciarem os mais novos numa aventura em 2D de Super Mario.

Algo que sinceramente noto que faltou implementar já que o jogo é rico em modos onde é permitido a cooperação e até a competição é termos a possibilidade de jogar online com os nossos amigos, estamos numa fase em que o tempo das pessoas é diminuto, e o online torna-se cada vez mais uma maneira de ser possível jogar em conjunto, era de louvar que todos estes modos fossem possíveis jogar online.

Graficamente está óptimo, não é claramente o melhor jogo que já tivemos oportunidade de ver na Nintendo Switch, mas para o tipo de jogo que é, aceita-se na perfeição. Muita luz, cor, brilho, tudo para tornar esta aventura de Super Mario e companhia bastante apetecível. Os cenários estão cheios de elementos que enchem de vida todo o jogo, e o mais incrível são mesmo os diferentes cenários que foram criados ao longo do jogo. Seja em modo dock ou em modo portátil o jogo apresenta-se sempre bastante fluido.

Quando à banda sonora, é aquilo que estamos habituados. As músicas são aquelas que a maioria dos fãs de Super Mario conhecem, mesmo as que são mais diferentes encaixam-se no perfil que os produtores dos diversos jogos de Super Mario sempre nos habituaram.

Por fim, dizer que New Super Mario Bros U. Deluxe é um jogo extremamente completo, com imenso conteúdo que vos irá prender ao ecrã por diversas horas. Os jogadores da Nintendo Wii U provavelmente não ficarão encantados, pois já o devem ter e conhecer, no entanto, os jogadores que nunca tiveram oportunidade de jogá-lo acredito que não ficarão desiludidos. É sem dúvida o derradeiro Super Mario, uma aventura sem igual e que nos deixa a todos bastante satisfeitos. E sabe tão bem termos a possibilidade de jogar um Super Mario em qualquer lugar!

 

Análise: New Super Mario Bros U. Deluxe

4.5

Sim

  • Extremamente divertido
  • É um jogo rico em conteúdo
  • Tem modos com dificuldades para todos os gostos

Não

  • A banda sonora podia estar melhor
  • A grande falha do jogo é não ter maneira de jogar com amigos online
Published
Categories Análises Nintendo
Views 364