Developer: HAL Laboratory
Plataformas: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 28 de Outubro de 2020

A HAL Laboratory sempre nos habituou a trazer jogos de enorme qualidade, e como exemplo disso temos os diversos jogos da franquia Kirby. No entanto , a companhia não se fica por aí, e ao longo dos muitos anos de existência tem criado outras franquias e alguns novos jogos bastante divertidos, sendo um desses casos foi Part Time Ufo que chegou agora à Nintendo Switch.

Part Time Ufo é um jogo simples, com uma ideia bastante criativa, e que proporciona muita diversão aos jogadores. Neste jogo iremos comandar Jobski, um pequeno óvni que com a ajuda de um cabo e uma garra, terá de concluir determinadas tarefas que passam por arrumar itens, montar objectos, pescar, entre muitas outras coisas.

Mas como tudo começa? Bem, o jogo começa com um camionista a conduzir o seu camião e a bater num poste, fazendo com que a sua mercadoria se espalhe pela estrada (laranjas e caixas). É aqui que Jobsky aparece e o ajuda, voltando a colocar toda a carga no camião. O camionista agradecido oferece-lhe algumas moedas como pagamento, e em cima disso ainda o recompensa com uma revista cheia de tarefas, onde podemos ganhar algum dinheiro se as realizarmos.

Será a partir dessa revista que vamos encontrar novas tarefas, onde cada página da revista terá 3 tarefas para realizarmos, sendo que para irmos para a página seguinte de maneira a recebermos novas tarefas, teremos de cumprir um determinado número de objectivos.

O fundamental de todas as tarefas do jogo é transportarmos objectos de um lado para o outro, com a garra que o nosso óvni tem ao nosso dispor. Ao conseguirmos colocar todos os objectos no local indicado, conseguimos ultrapassar essa tarefa, porém, isso não é tudo, já que cada tarefa tem também três objectivos não obrigatórios. Mas que da maneira que o jogo se processa, passam por ir ficando obrigatórios, já que só conseguem mudar de páginas de tarefas se tiverem um número mínimo de objectivos completados.

Paga-nos o café hoje!

A verdade é que são esses objectivos que tornam as tarefas ainda mais interessantes, uma vez que pegar nos objectos e colocá-los num determinado local, com mais ou menos dificuldade todos conseguimos, os objectivos é que dão a verdadeira variedade e sensação de satisfação ao jogador cada vez que completa uma tarefa com os objectivos concluídos.

Quanto aos objectos que temos transportar, são do mais variados tipos; uns que são bastante simples de agarrar, e outros que devido ao seu tamanho apenas conseguimos pegar em algum local que tenha uma ponta que a nossa garra consiga agarrar. Vamos agarrar laranjas, caixas, bonecas, peluches, peixes a nadar no mar, animais, estátuas, entre muitas outras coisas.

Já os objectivos também são variados, e de entre os 3 que aparecem nas tarefas, aquele que acontece com mais recorrência é concluir a tarefa num determinado tempo limite; e se facilmente este é concluído nas primeiras tarefas, mais para a frente tudo se torna mais complicado. Depois temos outros tipos de objectivos, como colocar os objectos por determinada ordem, atingir uma determinada altura com os mesmos, montar estátuas, pescar peixes de qualidades diferentes, ou ainda adicionar ao nosso transporte objectos que não são necessários para concluir a tarefa; um caos que, por vezes, aumenta significativamente por termos de colocar tudo num pequeno espaço. E estes são apenas alguns exemplos, porque a variedade é mesmo bastante grande.

Sempre que completam os três objectivos de uma tarefa irá desbloquear-se uma dificuldade acrescida dessa mesma tarefa, aumentando bastante o nível de dificuldade da mesma. Como é fácil perceber, o jogo está cheio de conteúdo desbloqueável conforme atingem determinados objectivos, desde o desbloqueio de páginas com novas tarefas, a tarefas que aumentam o nível de dificuldade, como também dois novos modos de jogos, o Tower of Infinity e o Treasure Island.

O Tower of Infinity consiste num modo onde um helicóptero nos vai trazendo objectos para irmos empilhando uns em cima dos outros, e o objectivo é conseguirmos fazer a pilha mais alta possível sem que tudo desabe. Este modo é extremamente desafiante e divertido, dei por mim vezes sem conta a tentar empilhar objectos até conseguir atingir os 50m.

O outro modo desbloqueável é o Treasure Island, e aqui teremos um enorme cenário onde temos de procurar tesouros e levar chaves que estão dentro de objectos para um determinado local e conseguirmos avançar neste modo. É um modo desafiante porque já que muitos dos tesouros estão escondidos e temos de partir certas pedras para conseguir avançar.

Algo que ainda falta falar tem a ver com a personalização de Jobski, sendo que com o dinheiro que recebemos das tarefas podemos ir à loja do jogo e comprar diversas skins para o nosso óvni. Podemos transformá-lo num tigre voador, colocar chapéus, cachecol, entre muitas outras coisas. Existem skins extremamente baratas, e outras bastante mais caras, depois o que quiserem usar vai depender do gosto de cada um, embora isto não afecte a jogabilidade.

Existe ainda os Memory of Farm, que são uma espécie de coleccionáveis, e ao cumprirem determinadas metas no jogo vão sendo desbloqueadas pequenas imagens, que caso estas formem um quadrado será desbloqueado um pequeno vídeo. Não é algo que afecte o jogo, mas aqueles que gostam de ter os jogos concluídos a 100% terão aqui novos desafios para conseguirem atingir essa marca.

Se já falamos do conteúdo que o jogo oferece aos jogadores, falta falarmos da opção de cooperação a dois jogadores, e aqui basta passarem o vosso joy-con a um amigo ou familiar e começarem a usufruir de todos os modos do jogo a dois jogadores. Acreditem que se o jogo jogado apenas a um jogador já é divertido e desafiante, então jogado em companhia é simplesmente incrível. Até porque a atrapalhação de por muitas vezes estarem dois óvnis no mesmo ecrã a andar de um lado para o outro, e até a colidirem torna tudo mais caótico, mas também muito mais divertido.

Graficamente o jogo está muito giro, tudo num pixel-art de qualidade e muito bem detalhado; com animações cómicas e bastante cor. A parte sonora também está óptima para o jogo em questão, com músicas que enquadram bem nas tarefas propostas.

Part Time Ufo é acima de tudo um jogo extremamente divertido e desafiante. Infelizmente, é bastante curtinho, e diria que em 3 horas bem jogadas o jogo fica concluído, e com grande parte dos objectivos das tarefas completos. É o jogo perfeito para aqueles momentos em que apenas temos 10 a 15 minutos para jogar.