Developer: JAPANstudio
Plataforma: PS4
Data de Lançamento: 30 de janeiro de 2020

Recuamos até 2009 na altura em que foi lançado Patapon 2, para hoje voltarmos ao jogo agora na PS4, neste caso PS4 Pro, para o remaster do jogo. O jogo saiu um pouco sem grande aviso e desde então que temos andado na lenga lenga do Pata Pata Pata Pon.

Para quem não conhece o jogo, Patapon funde o ritmo com RPG, com cada tecla (▯, △, ◯ e ☓) a corresponder a uma sílaba, Pata, Chaka, Pon e Don, cuja combinação desses botões corresponde a uma acção. Fazendo Pata Pata Pata Pon, os nossos bonecos movimentam-se, por exemplo, sendo que se acertarmos no ritmo fazemos combos que conduzem ao Fever, onde conseguimos, por exemplo executar ataques mais fortes e o nosso Herói o seu ataque especial. Conseguir fazer comboas e nomeadamente o Fever vai ser fulcral, porque vai determinar a vítória, ou não, perante os adversários mais complicados.

A história de Patapon não é lá muito rica e em Patapon 2 e segue o padrão da franquia. Basicamente seremos o Kami-Sama (Deus em japonês) e teremos de guiar os nossos Patapons até o fim do mundo. Neste caso e de forma muito resumida, estamos a explorar uma nova terra cheia de inimigos e tribos inimigas. A nossa missão como Kami será coordenar os nosso súbditos através do toque do tambor.

Na componente RPG vamos encontrar classes, níveis e equipamentos. O grind aqui é obrigatório, não há volta a dar, vamos ter de refazer várias missões para evoluir os nosssos Patapons e o seu Herói, para conseguirmos vencer os advesários e com isso evoluir na história. O interessante é que ao refazer uma missão, ela muda completamente ou fica mais desafiadora. Podemos ter novos inimigos, um novo clima, novo Boss, muitos tesouros, nenhum tesouro e por ai adiante. Portanto já perceberam que apesar de estarem a repetir missões para encontrar elementos novos para as vossas personagens, pelo menos nunca jogarão a mesma missão.

Em cada missão de Patapon 2 vai ser possível escolher três classes, para além do nosso herói (que pode mudar de classe). Para terem uma ideia, começamos com a classe de lanceiro (média distância) e em seguida desbloqueia a de guerreiro (curta distância) e arqueiro (longa distância). Também vamos ter várias opções quando ao nosso Herói, que para além de ser mais resistente, tem um ataque especial e também o podemos equipar com armadura e arma especial e que pode influenciar todo o nosso batalhão. Vamos ter que usar a estretégia neste jogo por mais simples que possa parecer, porque há diferentes tipos de inimigos e nós temos diferentes Patapons que são mais resistens ao fogo ou ao gelo, por exemplo, por isso vamos precisar de adaptar o nosso batalhã em conformidade.

Graficamente o jogo levou um revamp para a esta geração, com algumas cut scenes a denotarem alguma dificuldade na transposição para a complexidade 4K, mas no jogo em si, tudo está colorido, definido e animado, onde muitos que pegarem no jogo apenas em 2020 a achar que o jogo foi feito agora, e na verdade esta remasterização mais gráfica do que outra coisa qualquer, consegue fazer isso mesmo.

Patapon 2 Remastered não é para todos, os mais descordenados e menos rítmicos vão penar para se orientar, mas para aqueles cuja música é parte fundamental da sua vida, vão achar o jogo perfeito para as suas capacidades. Vão é ficar a cantar o resto do dia sempre que pegarem o jogo, porque a lenga lenga do Pata Pata Pata Pon é viciante.

Deixa um comentário