Developer: AniYa Games Studio
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 04 de abril de 2023
Não há nada como um bom jogo de farming simulator para animar os dias, e não é segredo nenhum que este é um dos meus géneros de jogo preferidos. Como tal, imaginem a minha alegria quando me é dada a oportunidade de experimentar este jogo que já está na minha wishlist desde que apareceu na Steam.
Pathless Woods apresenta-se como um cozy game de sobrevivência que se desenrola num mundo claramente inspirado nas tradições e paisagens da China. E, como em todo o bom jogo de sobrevivência, Pathless Woods coloca os jogadores a procurar comida para sobrevivermos e matéria-prima para fazer pequenas e grandes construções, tudo enquanto tentamos defender tudo isto de saqueadores e mantermo-nos vivos. Antes de começar a falar do jogo, queria só deixar a nota que este ainda se encontra na fase de “early access” e que tem imenso potencial para que possa ser melhorado ainda mais.
Quando abrimos o jogo pela primeira vez somos levados ao tutorial do jogo. Apesar de ter-me questionado o porquê de isto acontecer, devo dizer que achei extremamente útil, pois muitas das mecânicas do jogo são complexas e não tão intuitivas como esperava. No entanto, os criadores de Pathless Woods claramente perceberam isto e colmataram este detalhe de maneira extremamente eficaz. O tutorial é claro e conciso e não nos deixa progredir no mesmo sem termos as mecânicas base claramente adquiridas, o que achei fenomenal.
Para além de todas as mecânicas que nos são explicadas neste tutorial, também nos é introduzido o barómetro da comida e da água no jogo, ambos igualmente importantes e com grande impacto no gameplay. Caso a nossa personagem fique com fome e os níveis baixem demasiado começaremos a perder HP, por sua vez, se a nossa personagem ficar com sede, então aí diminuirá o nosso nível de stamina no jogo, o que faz com que estas sejam duas dinâmicas muito importantes para conseguirmos ter um jogo fluido.
Quando acabamos o tutorial somos levados de novo para o menu inicial do jogo e agora, sim, é-nos dada a oportunidade de efetivamente começar o jogo. Aqui teremos acesso ao menu de criação de personagens que neste momento ainda não dá muitas opções, no entanto, é perceptível que quando o jogo sair oficialmente, vão-nos ser fornecidas mais opções de customização das personagens.
O mundo em si dá uma sensação de grandeza. Começamos o jogo numa zona mais simples, no entanto, à medida que exploramos vamos encontrar os mais variados ambientes e todos muito diferentes entre si e, ao mesmo tempo com muito em comum. É caso para dizer que temos efetivamente um mundo a nossos pés para explorar.
E, seguindo este raciocínio, admito que Pathless Woods dá-me uma sensação constante de desenvolvimento. À medida que vamos explorando o mundo e descobrindo novas áreas, vamos consequentemente encontrando novos ingredientes e matérias que nos vão permitir desbloquear novos itens e construções.
Para defendermos o nosso acampamento teremos que lutar com intrusos. Estas lutas não são nada complexas, no entanto, são divertidas o suficiente. Quando derrotados, os intrusos deixam cair ingredientes ou artigos para nos ajudar no jogo (por exemplo, ingredientes para comida, ou artigos de construção).
Para além de tudo isto, Pathless Woods torna-se ainda mais excitante ao introduzir um modo de multiplayer no jogo. Apesar de eu não o ter experienciado, o pouco que joguei do jogo até agora dá-me a certeza de que este modo de jogo tem tudo para ser épico e uma aventura autêntica, visto que todas estas experiências do jogo se tornam realmente motivantes quando vividas a dois, ou mais.
Apesar de normalmente não ser grande fã de jogos de sobrevivência, esta mistura com cozyness deu-me tudo o que precisava para ficar completamente envolvida (e ligeiramente obcecada) com Pathless Woods.
Este jogo dá-nos uma quantidade de conteúdo que parece quase infinita. Há tanta maneira diferente de jogar este jogo, tantas coisas para desbloquear e descobrir que sinceramente sinto que ainda só raspei um bocadinho da superfície. Se gostas de explorar livremente e de jogar os jogos à tua maneira, este é, certamente, o jogo certo para ti.
Gostaria ainda de mencionar o facto de os criadores do jogo estarem focados em dar uma boa experiência a toda a gente e têm-nos brindado com updates frequentes que têm tornado o jogo cada vez melhor. E, enquanto se entretêm a ler esta review e a pensar se querem ou não arriscar com Pathless Woods, eu vou voltar a este novo vício que não estou a conseguir largar tão cedo.