Developer: Seed By Seed
Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch
Data de Lançamento: 17 de agosto de 2021

Desfrutar de um jogo ao lado de um amigo ou familiar é sempre muito mais prazeroso do que fazê-lo sozinho. Essa deve ter sido a premissa da Seed By Seed quando desenvolveu Pile Up! Box by Box, um jogo de plataformas 3D que chegou ao PC a 18 de maio deste ano, e que agora recebe a sua versão para consolas.

Embora o jogo permita ser jogado até 4 jogadores em simultâneo, também é possível usufruir dele em single player. Quero com isto dizer que, aqueles jogadores que não gostam muito de vivenciar as experiências dos jogos na companhia de alguém (já que pode levar a alguma frustração se a pessoa ao nosso lado não se desenrascar muito bem), têm também essa possibilidade de poderem jogar sozinhos. Poderá perder alguma piada na parte do riso pelas falhas típicas dos jogadores, mas no aspecto de resolução de puzzles, a experiência continuará a ser excelente.

Dito isto, devo dizer que a maior parte do tempo que o joguei foi na companhia dos mais pequenos, já que sendo um jogo altamente colorido e com uma jogabilidade simples, torna-se muito apelativo para os vossos filhos pedirem rapidamente um comando e acompanharem-vos nesta aventura. Para ajudar a tudo isso, temos um jogo cheio de puzzles em que a maioria deles é de fácil resolução para qualquer adulto, é nesta fase que é giro vocês deixarem as crianças colocarem a capacidade de resolução de problemas à prova, para que possam desfrutar do encanto de resolver estes pequenos puzzles, e se sentirem orgulhosas.

Neste jogo, muitas das coisas existentes são de papel ou cartão, incluindo os nossos personagens, levando-nos por vezes a relembrar Yoshi’s Crafted World. A grande diferença aqui, é que os personagens têm mais liberdade do que no jogo da Nintendo, e menos habilidades do que Yoshi. Aqui as nossas caixas apenas podem saltar, agarrar e empurrar objectos, e atirá-los para uma distância relativamente curta. Para superar isso, vamos encontrar diversos dispositivos para conseguirmos superar os problemas com os quais nos vamos deparando, desde pequenos trampolins, caixas para fazer pressão em botões para abrir portas, ou termos acessos a locais bloqueados, assim como outras coisas.

A beleza de Pile Up! Box by Box está exatamente aí. Não existe uma única solução para superar os puzzles; e por exemplo, quando jogamos com amigos, as caixas nem sempre são necessárias para chegar a locais mais altos, já que podemos usar-nos uns aos outros para alcançar esses locais. Já a jogar em modo single-player é necessário puxarem mais pela cabeça e usarem todo o cenário para resolver os problemas. Confesso que a mim, só o propósito da resolução de problemas para avançar já me deixa satisfeito, mas também a simplicidade do design aliada às cores vivas e aos cenários geométricos, mas que ao mesmo tempo consegue ser bastante atraente e bonitos, é capaz de deixar qualquer um rendido.

Paga-nos o café hoje!

Para exemplificar melhor o que quero dizer, teremos locais onde o mar, a relva e a água criam um ambiente verdejante rico e bonito; mas temos igualmente outros mais escuros (embora sempre coloridos), onde estamos numa cave cheia de objectos brilhantes, como algumas plantas ou pedras, uma espécie de floresta em tons de laranja, fazendo lembrar o outono; e, por fim, estaremos dentro de um teatro, isto é, num local fechado, com paredes e chão de pedra. Quero com isto dizer que existem locais bastante diversificados em todo o jogo.

Provavelmente, o maior problema do jogo é mesmo a sua curta duração, e na verdade, em pouco mais de 4 horas pode ser finalizado. Mas, felizmente, nunca sentimos aquela sensação de repetição – o que é óptimo –, até porque além dos cenários mudarem, também os dispositivos que vamos encontrando para superar os obstáculos vão alternando, dando sempre a sensação de que estamos a fazer algo novo.

Aqueles jogadores que são amigos de adquirir tudo dos níveis – e neste caso falamos em adquirir pequenos cubos que estão espalhados – podem sempre retornar aos níveis anteriores para conseguir o tão ansioso 100%. E esse é provavelmente o único motivo de voltar a jogar Pile Up! Box by Box no modo história. Para quem não liga a isso, a razão para retornar tem a ver com os pequenos mini-jogos que podemos fazer com amigos, e esses mini-jogos não se encontram desbloqueados no início do jogo, sendo necessário avançar na história para os irem desbloqueando.

Os pequenos cubos que falei anteriormente são uma espécie de moedas do jogo, e com eles podemos sempre ir às compras, adquirindo novas skins para as nossas caixas de papelão.

Pile Up! Box by Box é um jogo virado para a cooperação, e um excelente jogo para se jogar com os mais pequenos. Já para o público mais adulto, além de curto, é bastante simples.