Developer: Zen Studios
Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch
Data de Lançamento: 10 de Dezembro de 2019

Muitos de vocês podem não ser do tempo em que os salões de jogos estavam repletos de máquinas e jogos de pinball, mas nos anos 80 e 90 eram dos jogos mais jogados por grande parte dos adolescentes, assim como por adultos que adoravam videojogos. Infelizmente este tipo de jogos começaram a cair de desuso, e são cada vez menos os estúdios que criam este tipo de jogos, para não falar das maquinas que pelo menos em Portugal já pouco se encontram.

A Zen Studios é dos poucos estúdios que continua a desenvolver jogos neste sentido, agora bastante focada no seu Pinball FX3, um jogo de pinball totalmente gratuito. Claro que um estúdio não sobrevive sem lucros, logo, além da parte gratuita do jogo, existe o outro lado em que os jogadores podem comprar DLC para o jogo, e esses já são pagos.

É exactamente de um desses DLC que vamos analisar, Williams Pinball Volume 5 foi lançado no dia 10 de Dezembro e oferece três novas máquinas para os jogadores, Tales of the Arabian Nights, Circus Voltaire, No Good Gofers. Três máquinas bastante engraçadas e que vão divertir os fãs de pinball certamente.

Cada uma das máquinas é bastante diferente umas das outras, seja pelas suas cores, seja por todas as animações que estas realizam. Obviamente que o que procuramos num jogo de pinball é o percurso da bola, os pontos e combos que podemos fazer para obter cada vez mais pontuação, e nisso, tanto Tales of the Arabian Nights, como Circus Voltaire são incríveis.

Para quem não sabe, estas máquinas não foram criadas pela Zen Studios, isto é, são máquinas que existem em formato físico e foram criadas pela Williams, uma de 1996 e duas 1997: Tales of the Arabian Nights, Circus Voltaire e No Good Gofers, respectivamente. O incrível trabalho da Zen Studios foi mesmo de transportá-las para o jogo, e como devem imaginar, para os jogadores que tiveram a oportunidade de as jogar em formato físico, o sentimento é de uma enorme nostalgia.

Vamos então pela ordem de lançamento das máquinas e falar de cada uma delas:

Tales of the Arabian Nights, como é fácil de supor, mal olhamos para ela, vemos que é inspirada no conto das mil e uma noites. A máquina apresenta uma lamparina, um génio, e claro, não podia faltar joias, ouro e uma princesa para salvarmos. Enquanto vamos jogando, a máquina vai-nos oferecendo objectivos que temos de completar, tudo isto num determinado tempo, tal como a máquina verdadeira fazia.

Outra das boas surpresas é Circus Voltaire, e digo isto porque é uma das máquinas mais bonitas que podemos encontrar. A iluminação vibrante é diferente da maioria e tenta transportar-nos para um circo onde a sua principal atracção é o Ringmaster. Uma cara verde que aparece no meio da máquina e que é uma espécie de vilão, e que por vezes prende a bola, fazendo esta aparecer noutro local da máquina. Além disso, como acontece na maioria das máquinas , temos diversos objectivos e ventos para completar. Esta máquina, quando apareceu, teve um enorme sucesso, e é muito bom vê-la chegar a Pinball FX3.

Por fim temos No Good Gofers, e esta tem como cenário um campo de golf, onde dois esquilos, Buzz e Bud só causam destruição e servem para nos incomodar, já que bloqueiam locais e entradas. Embora seja uma máquina divertida, fica um pouco abaixo das duas anteriormente faladas, é mais vazia em conteúdo, o que se nota claramente, só de olhar para ela. Seja como for, continua a ser uma máquina com muita qualidade.

Além das mesas com o aspecto real, é possível também jogá-las com um aspecto mais animado e cheio de efeitos. Depende do gosto de cada um. Continuamos a ter diversos conteúdos como os updates e os challenges para termos outros objectivos além de ambicionarmos apenas melhor pontuação.

Algo que é impossível não reparar é o nível gráfico do jogo, todas as maquinas estão criadas ao mínimo detalhe, com excelentes texturas, fazendo-nos recordar a nossa juventude, a nível sonoro também está irrepreensível, exactamente com todos os sons característicos tanto da maquina, como da bola a bater nos objectos.

Pinball FX3 – Williams Pinball Volume 5 é um DLC muito bem-vindo a Pinball FX3. Os fãs destas máquinas certamente ficarão maravilhados com o trabalho da Zen Studios ao transportá-las para dentro deste jogo. Existe muito conteúdo, e se gostam de pinball ficarão contentes com esta aquisição.