Developer: MythicOwl
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 03 de abril de 2024

Há uma simplicidade muito atraente em construir mosaicos, blocos ou algo do género. E aqui temos a dinâmica principal de Planetiles, onde vamos construir planetas 3D com mosaicos de biomas para conseguir atingir os objetivos que são apresentados. 

Cada nível começa com um planeta, com área de jogo pré-definida e com um número limite de mosaicos disponíveis e, à medida que se vão fazendo conjugações de mosaicos ideais vamos ganhando mais mosaicos para serem colocados. 

Em adição a esta dinâmica, os mosaicos representam biomas diferentes como campos de agricultura, floresta, deserto, entre outros e podem aparecer com formas diferentes (que me fazem constantemente lembrar das peças de tetris) que podem ser rodadas para se encaixarem onde nós queremos e na posição que escolhermos. Quando se juntam 9 mosaicos do mesmo bioma temos a oportunidade de fazer um pequeno update da área. 

Publicidade - Continue a ler a seguir

De uma maneira geral, este jogo é imensamente acessível para qualquer um que esteja a pensar comprar o jogo. Basta jogarmos alguns níveis para estarmos quase que em sintonia com o jogo e para ficarmos ligeiramente viciados também. 

Como mencionado anteriormente, cada nível tem alguns objetivos principais que precisam ser cumpridos para o completar e objetivos adicionais, o que vai introduzir o elemento estratégico do jogo que vai afetar a maneira como vamos colocar os mosaicos no mapa. E, para melhorar ainda mais este jogo, à medida que vamos avançando os níveis vão ficando cada vez mais difíceis. 

Cada nível vai introduzindo novas dificuldades, sendo elas objetivos mais difíceis, um tabuleiro de jogo mais exigente ou a necessidade de criar padrões específicos com os mosaicos para que o consigamos completar.

Para além de tudo isto, Planetiles apresentam mais uma dinâmica que muda todo o rumo do jogo: a existência de desastres naturais como meteoritos, erupções vulcânicas, entre outras, que vão afetar o nosso jogo em momentos inesperados e que nos vai forçar a readaptar a nossa estratégia de jogo. 

Planetiles apresenta ainda uma série de elementos que podemos desbloquear para nos ajudar, e aqui podemos incluir novas estruturas, diferentes bónus, e outros. 

Um ponto muito forte deste jogo é, a adicionar a tudo o que já foi mencionado, são os visuais que nos são apresentados assim que entramos nele. Temos cores vibrantes que combinam harmoniosamente bem para construir um ambiente de jogo atraente onde cada bioma tem a sua oportunidade de brilhar. Este fator vai ser um grande sucesso entre os mais pequenos sem colocar os adultos de parte. Sinto que quem experienciar este jogo vai conseguir apreciar esta pintura pixelada. 

E, para quem como eu aprecia uma boa banda sonora, temos também um ambiente sonoro apelativo que vai ajudar-nos a envolver ainda mais no jogo. 

Digo com confiança, porque foi o que me aconteceu, este jogo faz-nos perder a noção de tempo de quão viciante é. Nunca a frase “só mais um” se aplicou tanto a mim, porque o difícil foi largar o jogo. 

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorPodcast: 4 bits de conversa #122 – A subida de preços do Game Pass e as promessas do EA Sports FC 25
Próximo artigoO novo Modo Rush do EA FC 25 ao detalhe
No recreio da primária passava a vida a ver o seu amigo de infância jogar Pokémon Blue no seu Gameboy Color, e não descansou enquanto não teve a sua própria consola. Os primeros jogos que teve foram o Kirby Dreamland 2 e o Pokémon Yellow e desde aí tornou-se grande fã da Nintendo e de videojogos em geral. Apaixonada por arte, música e jogosssss. Fã de JRPGs, farming sims e os chamados "cozy games" mas na verdade é caso para dizer que marcha de tudo, porque todos os jogos sao bons e sao experiencias unicas.
analise-planetiles<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Gráficos dinâmicos e coloridos</li> <li style="text-align: justify;">Puzzles que quase fazem lembrar o tetris</li> <li style="text-align: justify;">Pode-se repetir níveis e melhorar o desempenho </li> <li style="text-align: justify;">Níveis com objetivos variados </li> <li style="text-align: justify;">Bom no Steam Deck</li> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Gameplay ligeiramente repetitivo </li> </ul>