O mundo vive numa constante evolução, nada escapa a isso e o mundo dos video-jogos é a prova disso. Todos os anos somos brindados com novidades quer seja em jogos, hardware ou até conceitos. A Playstation é um excelente exemplo com o Playstation VR, onde ganhamos uma nova maneira de jogarmos em consola. O ultimo conceito revolucionário da marca é o Playlink. Para desmistificar um pouco esta palavra, Playlink, não é um jogo, também não é um dispositivo mas sim um conceito de jogar. Uma nova maneira de jogar localmente em família e/ou entre amigos.
Por vezes termos comandos para todos os elementos que querem jogar é bastante dispendioso, e é aqui que entra a novidade deste conceito de jogos sociais, todos podem jogar sem preocupações basta para isso ter um dispositivo móvel com Android ou iOS. De seguida é necessário ligar esse mesmo dispositivo à mesma rede em que a Playstation está ligada. Para finalizar basta descarregar os jogos que vão ser jogados e Voilá!! a festa pode começar. Actualmente só existem cinco jogos disponíveis, Hidden Agenda, Planet of the Apes, Singstar Celebration, És tu! e Saber é Poder!.
Começando com Hidden Agenda, um jogo policial que o principal objectivo é descobrires quem é um assassino em serie denominado por “Traper” isto porque a sua marca em cada homicídio é colocar uma ratoeira no local do crime. A história é bastante viciante e está bem elaborada. Os gráficos estão com uma qualidade elevada e bastante pormenorizados. Mas é neste aspecto que o jogo falha um pouco porque vais encontrar alguns bugs visuais, tal como objectos a trespassar outros de uma maneira muito “fantasmagórica”. Para ser honesto preferi jogar este jogo sozinho do que acompanhado, isto porque este não é um jogo que o objectivo seja diversão, é um jogo sério e que em multiplayer temos que “estragar” as missões aos teus adversários, o que na verdade foge um pouco à essência deste jogo policial.
[wonderplugin_slider id=”430″]
Vantagem de o poderes jogar num smartphone ou num tablet é poderes ter o registo do avanço da história, informações sobre os personagens, entre outros pontos. Isto ajuda mesmo muito com o desenrolar da história, caso esqueças de alguma coisa que foi mostrada podes recorrer ao dispositivo móvel para leres tudo o que se passou e não perderes informação.
Tal como Hidden Agenda, temos outro jogo que pode ser considerado uma novela/filme. Esse jogo é Planet of the Apes: Last Frontier, com uma jogabilidade bastante idêntica ao Hiden Agenda, vais poder assistir a uma história bem elaborada em que o teu papel é dar rumo às personagens desta narrativa, quer sejam símios quer sejam humanos. Ao contrário do policial que te descrevi, Planet of the Apes, conta com uma narrativa mais massuda e que após algumas horas podes ficar a sentir frustrado, porque para chegar a acção demora algum tempo. Mas este título ganha na componente gráfica. Os gráficos estão simplesmente maravilhosos e muito bem detalhados e podes esquecer os bugs que o Hiden Agenda tinha. Apesar de poder ser jogado com os dispositivos moveis, neste jogo podes também jogar com os teus comandos da Playstation 4.
[wonderplugin_slider id=”431″]
Passamos agora para os jogos que são divertimento puro. Estes, em nível gráfico são mais ligeiros, isto é não estamos num ambiente sério. Começando pelo És Tu!!! posso começar a dizer que este é um jogo para ser jogado em equipas. Basicamente tens que conhecer bem o teu colega de equipa e vice-versa para responderes às perguntas sobre cada um. Está dividido em três partes, questões sobre cada um de vocês, um desafio que tens de desenhar e outro desafio de mímica. Qualquer um dos desafios é divertido, mas existe um que pode trazer confusão, que é o desafio do desenho. Se estiveres a jogar com um telemóvel em que o seu ecrã e relativamente pequeno, vais ter a vida muito complicada. Mesmo podendo fazer zoom só te vai atrasar na tua obra de arte. Já o desafio da mímica, é o ponto alto para haver gargalhadas. Vais ter de imitar uma cara que te vai aparecer e para as pessoas que te rodeiam, principalmente, vai ser hilariante.
[wonderplugin_slider id=”432″]
Agora um jogo que é bastante conhecido e que também foi uma novidade no mundo dos video-jogos, lançado originalmente na Playstation 2, estou a falar de Singstar Celebration. Para ser franco o jogo em si não traz grandes novidades, quando comparado com as versões já existentes, sem contar com novas músicas e em alguns aspectos visuais, nos menus. Mas o que traz de novo então esta nova versão do Singstar? A resposta é simples, tal como todos os outros jogos do projecto Playlink, este jogo de karaoke pode ser usado com os teus dispositivos moveis, mas como é óbvio, os microfones dos mesmos têm que estar a funcionar. Desta maneira poupas mais algum dinheiro e trabalho de encontrar os microfones. Foi uma ideia muito inteligente adoptarem esta maneira de jogar e como os outros Singstar vai haver muita diversão em que podes contar com uma lista enorme de musicas, que vêm no Singstar Celebration, mas também podes comprar musicas unitariamente.
[wonderplugin_slider id=”433″]
Para finalizar a lista de jogos, vou-vos escrever sobre a estrela do Playlink, e para ser sincero a cereja em cima do bolo no que toca a diversão. O grande vencedor é Saber é Poder!!, este é o rei da diversão, pode ser jogado até seis jogadores, como quase todos os jogos já analisados. O primeiro aspecto marcante em Saber é Poder é a voz do nosso anfitrião, o Max, que é “dada” por um ícone da TV portuguesa, o grande Herman José. Max é o apresentador deste jogo que testa os teus conhecimentos em várias vertentes, como musica, filmes, video-jogos, geografia, personalidades entre outras. Durante as várias horas de jogo nunca saiu nenhuma pergunta repetitiva, e posso dizer que eu, a minha família e amigos fizemos maratonas de Saber é Poder e fiquei espantado por não ter havido perguntas iguais. Outro lado positivo é o lado visual do jogo, que tem um layout bastante colorido e com umas personagens com um aspecto bastante divertido e muito ao estilo cartoon.
O jogo em si é muito fácil jogar, é feita uma questão e são nos dadas quatro hipóteses de respostas em que só uma está correcta. A pontuação é feita pelo facto de acertares e o tempo de resposta. Mas se pensas que é só assim, muito te enganas, pois os teus adversários podem lançar trunfos que vão atrasar o tempo de resposta, que pode ser vital para a tua vitória. Vais encontrar três grupos com três questões cada e dois desafios de ligação em que tens de ligar elementos de forma correcta.
[wonderplugin_slider id=”434″]
Veredicto final para o Playlink, ponto número um, apesar de existirem ainda poucos jogos, penso que de maneira geral os jogos que existem conseguem agradar todo o tipo de jogador. Estes jogos têm algo em comum e que todos dão para jogar em multiplayer localmente. Sendo jogos que dão para jogar com a nossa família e amigos no mesmo local é sinónimo de ainda mais divertimento, o que é sempre agradável. Mas o mais espantoso é conciliarem o que acabei de enunciar com o facto de nao ser preciso jogar com os comandos da Playstation 4. Finalmente um ponto que é sempre bom lidar é a linguagem ser em português. Dos jogos todos que foram analisados, só o Planet of the Apes: Last Frontier é que não tem o idioma português. Acho que este conceito vai dar que falar muito e que tem tudo para dar certo.