Um dos jogos mais aguardados para a Nintendo Switch está ai a chegar, Pokémon Let’s Go, Eevee! e Pokémon Let’s Go, Pikachu!, desenvolvido pela Nintendo e Pokémon Company esta é sem duvida uma das sagas com mais popularidade entre os jogadores, foram várias as consolas da Nintendo que tiveram diversos jogos de Pokémon, a maioria deles com um sucesso bem acima da media. Tudo começou com a primeira geração que foi de 1996 a 1999, aqui na Europa tivemos a oportunidade de jogar esses jogos no Gameboy com Pokemon Red & Blue e mais tarde com Pokemon Yellow (uma versão melhorada dos jogo anterior). Depois existiram diversas gerações, sendo que Pokémon Ultra Sun & Pokémon Ultra Moon (os últimos lançados) já se encontram na sétima geração.

Provavelmente com o sucesso da Nintendo Switch existem agora novos jogadores que estão ansiosos para entrar no universo de Pokémon, o problema é que os jogos da saga já estavam tão evoluídos e com tantas novidades que poderia até parecer meio “assustador” entrar agora sem terem uma base, foi provavelmente por esse motivo que a Pokémon Company decidiu lançar Pokémon Let’s Go, Eevee! e Pokémon Let’s Go, Pikachu!, primeiro porque é um reinicio, e foi inspirado em Pokemon Yellow, o que significa que voltamos à primeira geração e temos a oportunidade de conhecer tudo desde o principio. Para os jogadores mais antigos será um reviver de emoções e aventuras.

Também é importante mencionar outro jogo de enorme sucesso nos smartphones, falo como é óbvio de Pokémon GO, que também serviu de forte inspiração para Pokémon Let’s Go, Eevee! e Pokémon Let’s Go, Pikachu!. Podemos mesmo dizer que o novo jogo da Pokémon Company é uma boa mescla de Pokémon Yellow e Pokémon GO, obviamente que apresenta algumas novidades, mas o core do jogo é mesmo uma boa mistura destes dois. Nós seremos um novo treinador de Pokémon que tem como objectivo tornar-se o campeão da Pokémon League, mas não estamos sozinho, além de nós teremos também um amigo e rival que estará sempre a desafiar-nos e a tentar ser melhor que nós, uma rivalidade interessante e que torna o jogo mais engraçado.

Há aventuras à tua espera em Pokémon: Let’s Go, Pikachu! e Pokémon: Let’s Go, Eevee!

Mas se falamos de Pokémon temos de pensar em caça, isto é, como apanhar a maioria dos Pokémon, e é neste aspecto que o jogo vai buscar a inspiração em Pokémon GO, deixando de existir a luta inicial entre os nossos Pokémon e o Pokémon que queremos apanhar, e sendo agora apenas necessário lançar a Pokéball e ter a sorte que o Pokémon fique. Para conseguirem isso podem usar os diversos frutos para facilitar a vossa “colheita”, e também usar diversas Pokéballs, conforme a dificuldade do Pokémon. Existem diversos Pokémon que podem apresentar vários tamanhos, uns mais pequenos que no mapa serão representados por um circulo azul à sua volta, os normais que não apresentam nada à sua volta e os grandes que apresentam um circulo alaranjado à sua volta. Obviamente que estes serão os mais difíceis de apanhar, mas também os mais valiosos. Tal como em Pokémon GO, são apresentadas uns círculos coloridos que mostram o tempo correcto para lançar a Pokéball, esses circulos são verde para sinalizar os mais fáceis de apanhar, depois os amarelos, laranjas e por ultimo os vermelhos, e será nestes dois últimos que provavelmente terão de usar uma Great Ball ou uma Ultra Ball.

Ainda na caça dos Pokémon é importante mencionar que podem apanha-los de diversas formas, caso estejam a usar a Nintendo Switch em modo portátil, podem simplesmente mover a consola para apontar onde querem que a Pokéball vá cair, e o botão A para a lançar, no caso de jogarem no modo dock ou mesmo em modo portátil mas com os joy-cons retirados podem lançar a Pokéball a partir dos Joy-Cons, e ai tem de direccionar, para a esquerda, para o centro ou para a direita e arremessar com o movimento do braço. Devo confessar que qualquer um dos métodos é bastante pratico, e funciona bem. Além disso existem também a opção de jogarem com a Pokéball Plus, e aqui devo confessar que fiquei impressionado, quando tive a oportunidade de a testar no Verão já a tinha achado bastante pratica e funcional, mas tendo a possibilidade de a testar sem restrições, devo admitir que me convenceu, é uma maneira bastante fácil de enviar a Pokéball para apanharmos os Pokémon.

Se a maneira de caçar os Pokémon deixou de ter a luta que tanto conhecíamos, agora os diversos treinadores e aprendizes que encontramos por toda a região de Kanto são implacáveis, sempre que nos apanham no horizonte estão prontos para vir ter connosco para nos desafiar. É neste locais que podemos testar a nossa habilidade como treinadores, e até as nossas estratégias com a nossa party de Pokémon, esta pode ser constituída por 6 Pokémon à nossa escolha, durante as batalhas podem alternar entre eles, usar poções de vida, antídotos, revives, anti-paralisantes, entre muitas outras coisas.

Pokémon: Let’s Go, Pikachu! e Pokémon: Let’s Go, Eevee! – Explora o mundo (Nintendo Switch)

Será em combates e a caçar Pokémon que vocês conseguirão obter experiência para os Pokémon da vossa party irem subindo de nível, mas não será apenas com isso que os podem evoluir, existem diversos doces que também os fazem evoluir nos seus atributos, como por exemplo HP, defesa, ataque, velocidade, entre outros. Existem doces que também aumentam o nível dos Pokémon e outros que aumentam todos os atributos. Estes itens podem ser encontrados espalhados por toda a região de Kanto, adquirindo em conversa com outros NPC ou enviando Pokemon para o Professor Oak, que terá sempre diversos presentes para vós oferecer.

A Região de Kanto tem diversos locais, entre as quais cidades e aldeias como é o caso de Pallet Town que será onde iniciamos a nossa aventura, existem também grutas, túneis, florestas, ilhas e mares. Algo de extrema importância são os ginásios que podemos encontrar nas grandes cidades, ao todo são 8 onde podem e devem desafiar os seus lideres, temos por exemplo o caso de Brock que vão encontrar em Pewter City ou mesmo Blaine em Cinnabar Island, para os jogadores de outros jogos ou mesmo amantes da serie de televisão já devem saber todos os locais da região de Kanto e onde encontrar os lideres do ginásios. Em todas as cidades e aldeias vão também encontrar o Pokémon Center onde podem reviver e recuperar os vossos Pokémon, e também o Poké Mart que será o local de reabastecimento, onde podem comprar diversos itens, como poções, revives, pokéballs, entre outras coisas.

E se o vosso objectivo é serem campeões da Pokémon League, então não nos podemos esquecer dos Elite Four. Será no confronto com eles que terão de demonstrar o que aprenderam durante a vossa caminhada, quais os melhores Pokémon, quais devem usar contra diversos tipos. Basicamente será um bom local para meterem tudo o que aprenderam em acção. Mas não é só nos treinadores e em ginásios que vão encontrar lutas em Pokémon Let’s Go, Eevee! e Pokémon Let’s Go, Pikachu!, até porque como anunciado pela Pokemon Company, existe também a Team Rocket sempre a fazer as suas trafulhices. Durante a vossa aventura vão encontrar-se diversas vezes com membros da Team Rocket, até com Jessie e James. Como podem imaginar uma boa parte do jogo será mesmo a descobrir o que eles andam a “inventar” e a combater com eles.

Pokémon: Let's Go, Pikachu! e Pokémon: Let's Go, Eevee! -Mega Evolutions, Team Rocket e mais!

Mas nem só de lutas e de caçadas vive este jogo, durante a vossa aventura vão encontrar locais onde tem de resolver alguns quebra cabeças, isto ajuda a não tornar o jogo demasiado repetitivo. Terão de encontrar itens para conseguirem ultrapassar alguns obstáculos, ou descobrir o caminho correcto sem se perderem no meio de alguns labirintos, tudo isto com uma dificuldade media ou baixa.

Saltando agora para os Pokémon, vão ter cerca de 151 Pokémon para coleccionarem no vosso Pokédex, a maioria encontram-se espalhados por toda a região do mapa, e terão de os apanhar, outros só vão obtê-los falando com os NPC. Além disso existem alguns que precisam de evolui-los, para isso será necessário aumentarem a sua experiência para os subirem de nível até chegarem à sua nova forma. Um desses casos é o famoso Charmander que evolui para Charmeleon e por ultimo para Charizard. Cada Pokémon terá 4 habilidades, estas podem ser magicas, de ataque físico ou de defesa, além disso os Pokémon tem diversos elementos, existem os de água, os de fogo, os de gelo, os psíquicos, entre tantos outros. Chegando a determinados níveis eles podem aprender uma nova habilidade, nesses caros terão de escolher qual a habilidade que o Pokémon já possui que vão querer descartar. Por ultimo existem também as trocas que podem fazer com os vossos amigos, essas trocas permitem evoluir alguns Pokémon, e acreditem que este é um método bastante útil e eficaz. Quando os Pokémon estão completamente evoluídos, existem determinados itens que os permitem chegar ao o seu ultimo estado, o chamado Mega Evolution, este apenas funciona em batalha e como devem imaginar será a forma mais letal de conseguirem combater contra os vossos adversários, nem todos tem esta ultima evolução.

E já que falamos em trocas com amigos convém referir que estas podem ocorrer localmente ou online, além das trocas também é possível fazer batalhas do mesmo modo, e assim mostrarem que será o verdadeiro treinador de Pokémon.

Algo que também vão encontrar no jogo será o Go Park que se  situa em Fuchsia City, este é um complexo onde podem fazer a sincronização com o vosso Pokémon GO, de amigos e familiares, não existem limites de contas. Existem 20 parques onde podem colocar até 50 Pokémon em cada um, o que dará um total de 1000 Pokémon que podem coleccionar no vosso Go Park. Além disso se conseguirem 25 espécies de um determinado Pokémon será desbloqueado um mini jogo que o podem jogar no Play Yard, e cada vez que o completarem ganharam doces para melhorar os vossos Pokémon. Importante será dizer que todos os Pokémon que passarem para este parque não podem voltar para Pokémon GO. Infelizmente isto foi algo que não consegui testar, pois nunca consegui sincronizar o smartphone e a Nintendo Switch.

Torne-se num Master Trainer em Pokémon Let’s Go!

Outra das novidades é a componente Co-op local, agora podem jogar com um amigo a qualquer altura do jogo, para isso basta abanarem o segundo Joy-Con e automaticamente aparecerá uma nova personagem em jogo. O que parecia uma ideia super interessante veio a tornar-se um vazio completo, e passo a explicar, primeiro este segundo personagem não interage com nada, passa pelos Pokémon sem ter oportunidade de os apanhar, passa por outros treinadores e nada acontece, pode sair do campo de visão e ficar perdido pelo mapa, e depois irá reaparecer perto do personagem principal. Quanto aos combates, aqui já faz alguma diferença, já que na maioria dos casos será mais um ataque que ganham por turno, isto é, dois Pokémon contra apenas um (na maioria dos casos). A ideia até foi muito boa, o problema foi mesmo a maneira como foi implementada, ainda por cima em combate a dificuldade não é aumentada, o que leva um jogo por si só já é bastante acessível, tornar-se facílimo. Chega ao ponto de provavelmente muitos jogadores quando estiverem aflitos em batalha poderem a meio de uma batalha chamar este segunda porsonagem para terem uma ajuda. Infelizmente esta é provavelmente a componente que mais me desiludiu em todo o jogo, visto que tinha tudo para ser uma excelente ideia.

A jogabilidade é toda bastante simples, temos o analógico e mais dois botões, o A e o X. O jogo responde sempre bem, andar com o personagem é super simples, entrar nos edifícios, falar com os NPC tudo muito funcional, até no vocabulário a Pokémon Company teve um cuidado bastante grande tudo simples e com frases curtas para ser bastante fácil para o publico mais jovem. Pokémon Let’s Go, Eevee! e Pokémon Let’s Go, Pikachu! consegue ser um jogo que dá para os mais jovens, para novos jogadores, para os mais graúdos e até para os fãs mais antigos (embora estes últimos vão achar o jogo demasiado fácil).

E já que falamos de jogabilidade convêm falarmos novamente da Pokéball Plus, como já tinha dito no aspecto de apanhar os Pokémon a partir das Pokéball claramente é a melhor solução, mas até a andar com o nosso personagem, e nas batalhas é excelente. A bola está feita de maneira que se encaixa na perfeição na nossa mão, o material é bastante bom e a bola é bastante robusta. A parte de cima (vermelha) apresenta um botão que será o botão X e o botão do analógico será o botão A. O analógico funciona bastante bem, sem falhas e para não perderem a noção da direcção, a Pokéball Plus vem com um anel para o dedo, que permite terem a noção exacta para onde a bola está virada, além disso tem também um cabo para a prenderem no pulso. Se tiverem a oportunidade de a adquirir, acreditem vale mesmo a pena o jogo ser jogado com esta peça. Dizer ainda que esta vêm acompanhada por um Pokémon raro, o Mew, e podem coloca-lo no jogo. Além disso a Pokéball Plus pode ser sincronizada com o Pokémon GO, fazendo as mesmas funções que o Pokémon Go Plus.

Personalize a sua aventura em Pokémon: Let’s Go, Pikachu! ou Pokémon: Let’s Go, Eevee!

Graficamente o jogo está muito bom, apresenta um grafismo limpo com muita cor e boas animações. Os Pokémon estão incrivelmente bem desenhados, e representam no ecrã o que estamos habituados a ver na televisão. Durante o jogo vão andar acompanhados com o Pokémon da edição que adquirimos (Pikachu ou Eevee), podem ainda escolher outro Pokémon para andar atrás com vocês, e uma das novidades é mesmo o tamanho real dele, por exemplo caso escolham o Onix então ele será tão grande que andaram montados em cima dele.

Pokémon Let’s Go, Eevee! e Pokémon Let’s Go, Pikachu! é claramente um jogo para os novos jogadores e para os amantes do Pokémon GO, é um jogo excelente jogo, embora seja bastante fácil. É um jogo nostálgico para os jogadores mais antigos que voltam a reviver esta aventura na região de Kanto. A evolução dos Pokémon é bastante fácil, mas dada a quantidade deles, será um jogo que vós agarrará por diversas horas, é sem duvida um excelente aperitivo para o próximo jogo de Pokémon que chegará para a Nintendo Switch no próximo ano e que desta vez já trará a oitava geração. Por fim dizer que depois de o acabarem, a aventura continua com muitos e desta vez mais poderosos desafios!

4.5

Sim

  • Um visual bastante interessante e boas animações
  • A jogabilidade é simples e prática
  • Um excelente jogo para os novos jogadores, e para os fãs de Pokémon GO
  • A Pokéball Plus é uma mais valia ao joga-lo!

Não

  • Oferece pouco desafio
  • A opção de Co-op fica muito aquém do esperado
Published
Categories Análises Nintendo
Views 482