Developer: Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 22 de março de 2024
Poucos dias após a celebração do Mar10 Day, que ocorreu a 10 de março, a Princesa Peach recebeu o seu primeiro jogo onde é a grande protagonista. Embora já tenhamos tido a oportunidade de jogar com ela em alguns títulos da série Super Mario e spin-offs, a verdade é que com tantos anos de existência nunca havia recebido um jogo dedicado exclusivamente a si.
Princess Peach: Showtime! coloca a princesa mais famosa dos videojogos sob os holofotes, mostrando-a de uma forma como nunca a vimos antes: cheia de charme, carisma e ação. Este título oferece uma experiência repleta de movimento e muitas horas de jogo, permitindo que os jogadores vejam Peach numa variedade impressionante de transformações, habilidades e níveis para completar. É uma transformação teatral que poucos protagonistas poderiam proporcionar.
A história do jogo é simples, servindo apenas como pretexto para colocar a Princesa Peach em ação. Tudo começa quando a Princesa está a passear pelos belos campos do Reino do Cogumelo e um dos Toads mostra-lhe um folheto anunciando uma peça no Teatro Esplendor. Animada com a ideia, Peach e dois Toads decidem ir ao teatro.
Ao chegarem lá, ficam maravilhados com a beleza do lugar, mas o inesperado acontece: a vilã Rubi e o seu gangue de Uvaparsas apropriam-se do teatro, raptando todos os atores e criando um cenário de maldade. A partir desse momento, Peach torna-se a protagonista da história, com a ajuda de Estela, a guardiã do teatro. Usando a fita mágica de Estela, Peach pode interagir com inimigos e objetos no palco, além de realizar transformações relacionadas com os cenários em que se encontra.
É desta maneira que irá tentar salvar os atores do teatro e tornar-se a figura central desta nova peça criada por Rubi. As transformações que podemos esperar são diversas, cada uma com as suas próprias habilidades, proporcionando uma experiência única em cada fase do jogo.
Os vários níveis do jogo estão distribuídos pelos seis andares do teatro: Subsolo, Térreo e 1º, 2º, 3º e 4º andares. Desde o piso térreo, onde a aventura começa, até ao 4º andar, os jogadores encontrarão o mesmo esquema: quatro níveis que, uma vez superados, desbloqueiam uma batalha contra o boss daquele andar. O subsolo será onde encontrarão os níveis finais do jogo.
Em cada nível, Peach entra numa das salas do Teatro Esplendor, e é fácil perceber pelo ícone acima de cada porta qual a transformação que irá usar. O jogo apresenta uma ideia interessante, onde cada transformação corresponde a uma peça teatral, composta por três atos. Cada nível representa um ato, e o primeiro ato de cada transformação serve para o jogador compreender o tipo de peça e a “história” que está a ser contada. Por isso, no primeiro ato de cada transformação, Peach começa na sua forma normal, usando apenas a fita de Estela para interagir com o cenário e os personagens presentes, sejam eles inimigos ou aliados. Somente após esse início e ao avançar nesse ato é que chegamos à plataforma de transformação, momento em que ocorre a transformação e começamos a utilizar a transformação correspondente ao nível. Além disso, nos outros atos, exceto no primeiro de cada transformação, já começamos com a transformação, continuando a história daquela peça em questão.
Antes de nos aprofundarmos nas transformações, é importante destacar que este é um jogo com um nível de dificuldade bastante acessível, especialmente para jogadores que não se preocupam muito em completar tudo a 100%. Para aqueles que buscam a perfeição, ou seja, completar 100% do jogo, terão que repetir os níveis para obter tudo o que estes têm para oferecer.
A jogabilidade é simples e familiar, utilizando apenas o analógico esquerdo e um ou dois botões, dependendo do nível e da transformação que estamos a usar. Essa extrema acessibilidade, combinada com uma personagem tão marcante, torna o jogo muito atraente para o público mais jovem, que rapidamente se familiarizará com a jogabilidade e ficará entusiasmado com as várias transformações de Peach.
Cada uma das transformações oferece uma experiência de jogo única, adicionando variedade e diversão à aventura. Algumas das transformações mais utilizadas são:
- Peach Espadachim: Oferece níveis cheios de ação, onde Peach usa uma espada para derrotar inimigos e limpar o cenário de raízes e ramos que bloqueiam o caminho
- Peach Ninja: Com esta transformação, entramos num cenário inspirado no Japão, onde Peach pode atacar inimigos e criar ilusões para se esconder.
- Peach Vaqueira: Num ambiente do faroeste, Peach pode saltar, usar um laço para capturar inimigos e até montar a cavalo, proporcionando níveis cheios de ação e diversão.
- Peach Pasteleira: Preparem-se para um ambiente de confeitaria, onde Peach irá usar um saco de pasteleiro para decorar incríveis bolos e uma batedeira manual para mexer massa na perfeição para criar deliciosas bolachas.
- Peach Furtiva: Nesta transformação conseguimos perceber a enorme agilidade de Peach, já que pode saltar mais alto, usar uma corda para pendurar-se e até mesmo esconder-se no cenário quando necessário.
- Peach Patinadora: Com níveis em chão de gelo, para uma patinagem perfeita, Peach irá dançar, usando esses movimentos para derrotar inimigos.
- Peach Detetive: Uma das mais divertidas transformações, Peach deve reunir pistas e resolver casos, cumprindo objetivos e tirando conclusões para resolver os mistérios apresentados.
- Peach Super-Heroína: Dotada de superpoderes, Peach pode voar, usar a sua superforça e lutar contra inimigos em níveis caóticos e cheios de ação.
- Peach Sereia: Níveis passados debaixo de água, onde Peach se transforma em sereia, nadando habilmente e usando o seu canto para comandar os seres marítimos para interagir com inimigos e objetos do cenário.
- Peach Kung-Fu: Nestes níveis, habilidade marcial, onde Peach enfrenta inimigos em cenários influenciados pela China antiga, demonstrando agilidade e destreza.
Os aspetos que mencionei sobre as transformações são apenas uma amostra do que podem esperar dos níveis. Na realidade, o conteúdo dos níveis é muito mais abrangente do que isso. É fácil perceber como o jogo oferece uma imensa variedade, com níveis bastante distintos uns dos outros. Cada transformação traz consigo novidades, evitando qualquer sensação de repetição. Este é um dos jogos mais diversificados em termos de cenários, níveis e habilidades que uma personagem pode ter.
Por tudo isto é fácil perceber que os mais novos ficarão encantados ao jogá-lo, com aquele sorriso e brilho nos olhos ao descobrir cada uma das transformações, e cada segredo dos níveis.
Os bosses também são bastante variados, não se limitando aos bosses dos andares, mas também incluindo diversos mini-bosses nos vários níveis. Cada um com o seu tipo de ataque, e diversificando os movimentos. O jogador terá de perceber como o derrotar, seja a desviar e contra-atacar, saltar-lhe em cima, entre outras coisas.
Além dos níveis da história, há desafios mais complexos chamados Ensaios, onde os jogadores podem encontrar mais dificuldade. Nestes níveis, devem alcançar a melhor pontuação possível num tempo limitado e com apenas uma vida. Se forem atingidos, terão que recomeçar o nível, ficando com a pontuação que tinham até ao momento. O objetivo é alcançar a pontuação de ouro para obter todas as recompensas, embora as pontuações de prata e bronze também ofereçam recompensas.
Em todos os níveis, há moedas e estrelas para adquirir. As moedas que apanham durante o nível são especialmente importantes, pois permitem recomeçar a partir do último checkpoint caso todas as vidas sejam perdidas. Além disso, fora dos níveis, as moedas acumuladas podem ser usadas para comprar vestidos diferentes para Peach e novos laços para Estela. Embora esses itens não ofereçam vantagens no jogo, proporcionam mudanças estéticas. As estrelas também podem ser usadas para decorar o átrio de cada andar do teatro, oferecendo uma maneira adicional de gastar as estrelas acumuladas durante os níveis.
A componente gráfica de Princess Peach: Showtime! é verdadeiramente admirável, com cenários ricos em detalhes, cores vibrantes e um toque de glamour. É difícil não se deixar cativar pela beleza visual do jogo, e este é sem dúvida um dos seus grandes pontos fortes. A Nintendo mais uma vez demonstra a sua mestria na criação de ambientes visualmente deslumbrantes, o que certamente encantará os jogadores mais jovens.
Além disso, a componente musical não fica atrás, com uma nova música a cada nível, todas elas bem elaboradas e perfeitamente integradas no tema do jogo. A banda sonora é envolvente e contribui para a imersão na experiência de jogo.
Outro ponto a destacar é a opção de colocar todo o texto em português, embora seja em português do Brasil. Esta é uma opção que certamente será apreciada pelos mais jovens, tornando o jogo mais acessível e compreensível para esse público.
Princess Peach: Showtime! é um jogo extremamente competente em tudo o que propôs oferecer. Embora não seja desafiador para jogadores mais experientes, é perfeito para o público mais jovem, devido à sua jogabilidade. No entanto, isso não diminui o mérito do jogo, e devemos, sim, estender o tapete vermelho à Princesa Peach, que faz uma excelente atuação naquele que é o seu primeiro jogo como protagonista. Que venham muitos mais, Princesa!