Developer: Ubisoft China
Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Se existe coisa que não se pode criticar a Ubisoft é de não trazer jogos que prendam os jogadores ao ecrã, seja pelas franquias de Assassin’s Creed, Rainbow Six, Ghost Recon, entre muitas outras. Se as franquias que referi anteriormente tratam-se de jogos “mais sérios”, com histórias muito bem construídas, cheias de detalhes, e com muitos dos jogos a serem quase foto realistas, já a franquia dos jogos de Rabbids são o oposto de tudo isso, com histórias loucas, com um grafismo cartoonesco brilhante e extremamente divertidos.
É exactamente isso que o novo jogo onde os Rabbids são protagonistas oferece. Rabbids Party of Legends chega cheio de mini-jogos que deixam qualquer um de bom humor. Tudo dividido em dois modos de jogos, o modo Aventura e o modo Festa. O Modo Aventura é o equivalente ao modo história, e o modo festa serve para os jogadores iniciarem os mini-jogos de maneira rápida. Mas, já lá vamos.
Para terem noção de como a história do modo Aventura é louca, os Rabbids estavam a ver um documentário no seu tablet sobre o Rei Macaco e o Iluminado (Buda), quando um Rabbid ligou a máquina de lavar que costuma estar presente nos jogos de Rabbids, esta começou a centrifugar e “aspirou” todos os Rabbids para dentro dela juntamente com o tablet. Como que por magia, os Rabbids foram parar à terra do Rei Macaco e do Iluminado, fazendo com que todas as escrituras sagradas se espalhassem por aquele local.
O Iluminado, como castigo, prendeu a máquina de lavar, e disse que não a devolveria sem os Rabbids trazerem todas as escrituras de volta. É aqui que começa a aventura dos Rabbids por este local.
Este modo, tal como o modo Festa, é necessário ser jogado por 4 jogadores, e obviamente que não precisam de ser humanos, já que podem meter também a Inteligência Artificial a jogar. Daí ser um jogo que pode ir de 1 até 4 jogadores humanos.
Durante o modo aventura vamos percorrendo todos os locais daquele local durante 4 actos, que duram mais de 500 anos. Descansem, porque são apenas 500 anos no jogo, e acabar o modo história todos, vai de 2 a 3 horas. O objectivo dos mini-jogos é sempre acabar em primeiro para receber uma maior quantidade de escrituras sagradas, e quem chegar ao fim de cada acto com mais escrituras é o vencedor. Durante todos os mini-jogos preparem-se para muitas gargalhadas e muito divertimento, principalmente se estiverem a jogar com jogadores humanos.
A razão dessas gargalhadas prende-se com os diversos mini-jogos que o jogo oferece, e faço já a ressalva de que joguei o jogo na Nintendo Switch, onde a maioria dos jogos são jogados com os sensores de movimento e o HD Rumble dos Joy-Cons, algo que não acontece nas restantes consolas. Por esse motivo, acredito que a diversão não seja igual, até porque este jogo tem mesmo “cara” de ser feito para a Nintendo Switch.
Antes de dar exemplos de alguns mini-jogos, falar também do modo Festa, e este é composto por duas opções, o Jogo rápido e o Personalizar. No caso do Jogo rápido, escolhemos o tempo que temos para jogar entre 5, 10, 15 e 30 minutos. Escolhemos o Rabbid que queremos e o jogo faz o resto, isto é, escolhe os jogos aleatoriamente para irmos jogando de modo a que estes durem o tempo que definimos. Já no caso do Personalizar, são mostrados todos os jogos existentes e podemos escolher por ordem aqueles que queremos jogar. Em qualquer uma das opções podemos escolher jogar em equipas de 2 vs 2, ou todos contra todos.
No total, existem 50 mini-jogos, sendo que muitos deles encontram-se bloqueados, e são desbloqueados ao subirmos o nosso nível (já explico esta parte com mais pormenor), que acontece a jogar o modo Aventura, assim como o modo Festa. Temos mini-jogos para todos os gostos, desde imitar algumas das posições dos Rabbids, assim como fazermos lutas e bolas, outros onde temos de “dançar”, jogos de pontaria, jogos onde temos de remar, entre muitos outros. Os 50 mini-jogos são todos diferentes e extremamente bem conseguidos.
Para quem gosta dos jogos de Mario Party, certamente vai ficar fã deste Rabbids Party of Legends, já que a jogabilidade é muito similar e o divertimento que oferece vai no mesmo caminho. Diria mesmo que é o jogo até hoje lançado que consegue oferecer uma qualidade parecida à incrível franquia de Mario Party da Nintendo.
Quanto aos personagens que podemos escolher, este jogo é sublime, e tem uma enormidade de personagens, cada um mais louco que o outro. Ao todo temos 45 Rabbids para escolher, onde a maioria deles está bloqueado, e também vamos ter de os desbloquear conforme vamos jogando. Esse desbloqueio acontece também com o aumento do nosso nível.
Como disse anteriormente, vamos lá explicar o que é isto do nível. Além dos modos de jogo, o jogador está associado a um nível que vai ganhando conforme vai jogando, já que além das escrituras sagradas que adquirimos conforme a nossa classificação nos mini-jogos, também ganhamos experiência, que serve exactamente para aumentar o nível do jogador.
Para os jogadores que gostam de completar os jogos a 100%, não são apenas níveis e personagens que temos para desbloquear, existem também 50 coleccionáveis que podemos apanhar no modo Aventura, são os chamados Tesouros, e podem ver em que actos eles estão, para ser mais fácil de os encontrarem.
Se a jogabilidade está incrível, graficamente o jogo vai pelo mesmo caminho, com uma arte completamente cartoonesca que encaixa na perfeição no jogo. Muita cor, personagens divertidos e completamente chanfrados, que tornam tudo perfeito para este universo dos Rabbids. A componente sonora também é muito boa, o voice acting está divertido e muito bem feito, e as músicas inspiradas na cultura oriental, mas com um ritmo acelerado, tornando tudo ainda mais divertido.
Algo que não posso deixar de referir é que o jogo tem a língua portuguesa para escolherem, tanto para os menus, mas também o voice acting, o que torna tudo muito divertido para os mais pequenos. E falando neles, acreditem que é um daqueles jogos que eles adoram, quer pelos personagens, como também por todos o divertimento que têm a jogar uns com os outros. Cá por casa fez um enorme sucesso.
Rabbids Party of Legends é o jogo ideal para levar de férias, tornando sempre o ambiente divertido. Funciona para toda a família, e jogado na Nintendo Switch é incrível devido a todas as funcionalidades dos Joy-Cons. Confesso que foi uma agradável surpresa, e será mais um jogo da Ubisoft que certamente os jogadores vão adorar.