Developer: Ubisoft China
Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022

Se existe coisa que não se pode criticar a Ubisoft é de não trazer jogos que prendam os jogadores ao ecrã, seja pelas franquias de Assassin’s Creed, Rainbow Six, Ghost Recon, entre muitas outras. Se as franquias que referi anteriormente tratam-se de jogos “mais sérios”, com histórias muito bem construídas, cheias de detalhes, e com muitos dos jogos a serem quase foto realistas, já a franquia dos jogos de Rabbids são o oposto de tudo isso, com histórias loucas, com um grafismo cartoonesco brilhante e extremamente divertidos.

É exactamente isso que o novo jogo onde os Rabbids são protagonistas oferece. Rabbids Party of Legends chega cheio de mini-jogos que deixam qualquer um de bom humor. Tudo dividido em dois modos de jogos, o modo Aventura e o modo Festa. O Modo Aventura é o equivalente ao modo história, e o modo festa serve para os jogadores iniciarem os mini-jogos de maneira rápida. Mas, já lá vamos.

Para terem noção de como a história do modo Aventura é louca, os Rabbids estavam a ver um documentário no seu tablet sobre o Rei Macaco e o Iluminado (Buda), quando um Rabbid ligou a máquina de lavar que costuma estar presente nos jogos de Rabbids, esta começou a centrifugar e “aspirou” todos os Rabbids para dentro dela juntamente com o tablet. Como que por magia, os Rabbids foram parar à terra do Rei Macaco e do Iluminado, fazendo com que todas as escrituras sagradas se espalhassem por aquele local.

O Iluminado, como castigo, prendeu a máquina de lavar, e disse que não a devolveria sem os Rabbids trazerem todas as escrituras de volta. É aqui que começa a aventura dos Rabbids por este local.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Este modo, tal como o modo Festa, é necessário ser jogado por 4 jogadores, e obviamente que não precisam de ser humanos, já que podem meter também a Inteligência Artificial a jogar. Daí ser um jogo que pode ir de 1 até 4 jogadores humanos.

Durante o modo aventura vamos percorrendo todos os locais daquele local durante 4 actos, que duram mais de 500 anos. Descansem, porque são apenas 500 anos no jogo, e acabar o modo história todos, vai de 2 a 3 horas. O objectivo dos mini-jogos é sempre acabar em primeiro para receber uma maior quantidade de escrituras sagradas, e quem chegar ao fim de cada acto com mais escrituras é o vencedor. Durante todos os mini-jogos preparem-se para muitas gargalhadas e muito divertimento, principalmente se estiverem a jogar com jogadores humanos.

Paga-nos o café hoje!

A razão dessas gargalhadas prende-se com os diversos mini-jogos que o jogo oferece, e faço já a ressalva de que joguei o jogo na Nintendo Switch, onde a maioria dos jogos são jogados com os sensores de movimento e o HD Rumble dos Joy-Cons, algo que não acontece nas restantes consolas. Por esse motivo, acredito que a diversão não seja igual, até porque este jogo tem mesmo “cara” de ser feito para a Nintendo Switch.

Antes de dar exemplos de alguns mini-jogos, falar também do modo Festa, e este é composto por duas opções, o Jogo rápido e o Personalizar. No caso do Jogo rápido, escolhemos o tempo que temos para jogar entre 5, 10, 15 e 30 minutos. Escolhemos o Rabbid que queremos e o jogo faz o resto, isto é, escolhe os jogos aleatoriamente para irmos jogando de modo a que estes durem o tempo que definimos. Já no caso do Personalizar, são mostrados todos os jogos existentes e podemos escolher por ordem aqueles que queremos jogar. Em qualquer uma das opções podemos escolher jogar em equipas de 2 vs 2, ou todos contra todos.

No total, existem 50 mini-jogos, sendo que muitos deles encontram-se bloqueados, e são desbloqueados ao subirmos o nosso nível (já explico esta parte com mais pormenor), que acontece a jogar o modo Aventura, assim como o modo Festa. Temos mini-jogos para todos os gostos, desde imitar algumas das posições dos Rabbids, assim como fazermos lutas e bolas, outros onde temos de “dançar”, jogos de pontaria, jogos onde temos de remar, entre muitos outros. Os 50 mini-jogos são todos diferentes e extremamente bem conseguidos.

Para quem gosta dos jogos de Mario Party, certamente vai ficar fã deste Rabbids Party of Legends, já que a jogabilidade é muito similar e o divertimento que oferece vai no mesmo caminho. Diria mesmo que é o jogo até hoje lançado que consegue oferecer uma qualidade parecida à incrível franquia de Mario Party da Nintendo.

Quanto aos personagens que podemos escolher, este jogo é sublime, e tem uma enormidade de personagens, cada um mais louco que o outro. Ao todo temos 45 Rabbids para escolher, onde a maioria deles está bloqueado, e também vamos ter de os desbloquear conforme vamos jogando. Esse desbloqueio acontece também com o aumento do nosso nível.

Como disse anteriormente, vamos lá explicar o que é isto do nível. Além dos modos de jogo, o jogador está associado a um nível que vai ganhando conforme vai jogando, já que além das escrituras sagradas que adquirimos conforme a nossa classificação nos mini-jogos, também ganhamos experiência, que serve exactamente para aumentar o nível do jogador.

Para os jogadores que gostam de completar os jogos a 100%, não são apenas níveis e personagens que temos para desbloquear, existem também 50 coleccionáveis que podemos apanhar no modo Aventura, são os chamados Tesouros, e podem ver em que actos eles estão, para ser mais fácil de os encontrarem.

Se a jogabilidade está incrível, graficamente o jogo vai pelo mesmo caminho, com uma arte completamente cartoonesca que encaixa na perfeição no jogo. Muita cor, personagens divertidos e completamente chanfrados, que tornam tudo perfeito para este universo dos Rabbids. A componente sonora também é muito boa, o voice acting está divertido e muito bem feito, e as músicas inspiradas na cultura oriental, mas com um ritmo acelerado, tornando tudo ainda mais divertido.

Algo que não posso deixar de referir é que o jogo tem a língua portuguesa para escolherem, tanto para os menus, mas também o voice acting, o que torna tudo muito divertido para os mais pequenos. E falando neles, acreditem que é um daqueles jogos que eles adoram, quer pelos personagens, como também por todos o divertimento que têm a jogar uns com os outros. Cá por casa fez um enorme sucesso.

Rabbids Party of Legends é o jogo ideal para levar de férias, tornando sempre o ambiente divertido. Funciona para toda a família, e jogado na Nintendo Switch é incrível devido a todas as funcionalidades dos Joy-Cons. Confesso que foi uma agradável surpresa, e será mais um jogo da Ubisoft que certamente os jogadores vão adorar.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorHorizon Forbidden West recebe actualização 1.17
Próximo artigoOs dois jogos gratuitos desta semana na Epic Games Store
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.
analise-rabbids-party-of-legends<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Uma diversa variedade de mini-jogos</li> <li style="text-align: justify;">Verdadeiramente divertido</li> <li style="text-align: justify;">Jogado na Nintendo Switch torna-se ainda mais divertido</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Muito conteúdo para desbloquear</li> </ul>