Developer: Nerd Monkeys, Infinity Games
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 28 de Março de 2023
A indústria dos videojogos em Portugal continua no seu caminho de crescimento e expansão, e a Nerd Monkeys é, sem dúvida, um dos estúdios que tem vindo a construir uma reputação no meio. O seu mais recente título chama-se RailWays: Train Simulator, e leva-nos até aos comboios — um tema que, curiosamente, sempre encontrou um público muito fiel e entusiasta no sector dos jogos digitais.
Foi um jogo que teve a importante colaboração da Infinity Games, e onde o próximo trabalho do estúdio português proporciona ao jogador um desafio que tanto consegue ser exigente como divertido. O seu conceito é original, e é maioritariamente um jogo de puzzles, que obrigará o jogador a uma enorme concentração, e uma capacidade de raciocinar rápido e estrategicamente, já que a sua habilidade para planear a curto prazo será testada ao máximo.
Às vezes, aquilo que é simples parece ser o mais difícil de atingir, mas foi precisamente que RailWays: Train Simulator conseguiu. A ideia é ir apanhando passageiros enquanto tentamos coordenar os percursos de três comboios simultaneamente. Parece fácil? No início talvez, mas rapidamente as coisas começam a fugir fora de controlo, especialmente porque temos um tempo para apanhar um número mínimo de passageiros.
Cada comboio tem uma cor e terá de passar na linha dos passageiros dessa mesma cor, e após estes entrarem no comboio. Cada vez que isto sucede, novos passageiros surgirão noutra linha, obrigando o jogador a levar o comboio até lá. A dificuldade aumenta substancialmente quando tudo isto é multiplicado por três comboios, e os designs das linhas e dos obstáculos se vão tornando mais complexos. O tempo não para, e quando apenas podemos travar temporariamente o comboio ou mudá-lo de linha, podem calcular que tudo terá de ser feito nos timings certos.
Perdemos quando os comboios colidem, ou quando se acaba o tempo, o que faz de RailWays; Train Simulator um jogo dinâmico, enérgico, e com um ritmo que se torna verdadeiramente frenético. Na primeira dezena de níveis ainda temos tempo para tomar decisões com alguma calma e cautela, porém, não tardará a que tenhamos níveis onde não temos escolha senão arriscar, ou será extremamente difícil apanharmos passageiros suficientes no tempo estipulado de maneira a superar o nível. Essa é a magia do jogo, e há que dizer que a ideia por trás da mecânica é realmente espetacular.
Temos 30 níveis disponíveis para já, e dado que se torna viciante, como devem imaginar, não demorará muito a que cheguemos ao fim. Infelizmente é algo curto, e nesse sentido seria óptimo acrescentarem futuramente níveis suficientes que nos deixassem entretidos durante muito mais tempo. Fiquei a sentir que sabia a pouco, especialmente porque não há forma de aumentar a dificuldade, o que lhe retira uma replayability que é um elemento fundamental para o jogo que é.
Graficamente o jogo está bem executado, num estilo animado e colorido que encaixa na perfeição neste estilo. O movimento dos comboios e as animações também têm bastante qualidade, deixando tudo muito fluído e agradável ao olhar. A parte sonora também está bem elaborada, ajudando na concentração dada a sua natureza ligeira, o que evita que o jogador se sinta frustrado quando as coisas não correm de feição.
RailWays: Train Simulator foi uma boa surpresa, e para quem gosta de jogos de puzzles e coordenação que obriguem a pensar rápido, certamente é uma óptima opção. Um tiro certeiro da Nerd Monkeys.