Developer: Robot Entertainment
Plataforma: PC, Playstation 4
Data de Lançamento: 1 de Outubro de 2019

ReadySet Heroes foi um daqueles jogos que rapidamente me chamou a atenção. Tinha tudo para ser um jogo bastante interessante, com uma componente online que ia de 2 a 4 jogadores, a possibilidade de apanhar novas armas, com diversos personagens e andando de sala em sala a derrotar inimigos. Ou seja, um daqueles jogos indies que nos conseguia prender ao ecrã durante algumas horas enquanto jogávamos e conversávamos com os amigos.

Acreditem que as expectativas eram bastante altas, até porque a maioria das vezes um jogo simples como este, é aquele que mais diversão consegue dar. Será que o jogo desenvolvido pela Robot Entertainment conseguiu corresponder as expectativas?

Infelizmente, a resposta é um redondo “não!”. ReadySet Heroes oferece uma má experiência no que toca a este tipo de jogos. A jogabilidade é medíocre e apenas oferece dois modos de jogo, sendo que um deles consegue ser realmente frustrante, face ao tempo que podemos ter de esperar para encontrar uma partida – se encontrarmos.

Mas vamos então explicar melhor o que se passa neste ReadySet Heroes. Como já disse, o jogo é composto por dois modos de jogo: temos o Crawl e Brawl e Crawl na Torre. No primeiro modo de jogo (que pode ser offline ou online), teremos uma disputa que vai de 2 a 4 jogadores; cada um terá a sua dungeon com diversas salas para ultrapassar e no fim existirá uma espécie de disputa, onde podemos lutar (PVP) contra os outros jogadores. Quem ganhar esse último mini-jogo irá ganhar a partida. Um dos exemplos desse mini-jogo são corridas de caracóis onde temos de dar-lhes frutas para eles andarem mais depressa, ao mesmo tempo que tentamos eliminar os nossos adversários. O grande problema neste modo é que raramente encontramos jogadores online para jogar e por vezes ficamos largos minutos sem aparecer ninguém; e quando aparece um jogador, a verdade é que nunca consegui jogar com mais de um adversário, o que foi desapontante.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Já o Crawl na Torre é um modo totalmente offline e pode ser jogado a solo ou em co-op local até dois jogadores. Aqui, o objectivo é ir limpando salas atrás de salas (30 no total) e derrotando diversos Bosses (4 no total) que nos vão aparecendo. O que acontece é que o jogo está como que dividido em áreas, e quando chegam ao fim de uma determinada área, derrotam o Boss dessa área e passam para outra. Um modo de jogo que até é engraçado enquanto jogamos em co-op, mas que jogado a solo torna-se um pouco repetitivo. Obviamente que a parte de derrotar os Bosses e o aumento de dificuldade de área para área é um atractivo, mas não chega.

Seja no modo Crawl e Brawl ou no Crawl na Torre, o objectivo é derrotar os inimigos que nos aparecem no caminho, no fim de cada sala somos premiados com um baú que nos pode melhorar o equipamento ou oferecer-nos uma habilidade. Podemos apanhar desde machados, punhais, espadas, escudos, armadura, bomerangs, feitiços, entre outras coisas. É a partir destes baús que o nosso personagem vai melhorando no que toca ao dano que consegue infligir nos adversários, assim como aquele que recebe. Além disso, sempre que derrotam um adversário, este deixará cair várias gemas de diversas cores. As verdes servem para aumentar um pouco a tua vida, as azuis a mana que serve para ataques especiais, as vermelhas aumentam o nosso ataque e por fim as roxas que aumentam a defesa.

Algo que é bastante frustrante é a falta de sensação de progressão sempre que acabamos qualquer dos modos, isto porque aconteça o que acontecer, não ganhamos nada com isso, ou seja, não ganham uma arma melhor, uma armadura melhor, não ganhamos mais vida, nada. Começamos sempre do zero, sentindo-se claramente a falta de uma sensação de progressão e de algo que compense jogarmos o jogo nos seus diversos modos.

Outro dos pontos que também é de ficar um pouco de pé atrás é a sua jogabilidade. Não fiquem a pensar que é péssima ou muito má, nada disso, o personagem mexe-se bem, é ágil e sentimos a evolução conforme vamos apanhando novo equipamento. O problema está nos ataques e desvios, e com isto quero dizer que é impossível cancelar um ataque a meio. Sabem quando atacam e percebem logo que não vai funcionar, e carregam no botão de desviar para conseguirem alterar a vossa ordem? Pois bem, aqui não vai acontecer, porque depois de um botão carregado, o personagem fará o movimento até ao fim, e isto pode tornar-se bastante irritante, principalmente em PVP.

Graficamente o jogo está bastante interessante, não nos apresenta texturas incríveis, mas também não precisa. Acredito que o objectivo seja mesmo ser um jogo para toda a família. Simples, com poucos botões e com muita cor. É um jogo que qualquer criança consegue jogar sem grande dificuldade. Cor, brilho, luz e muito cartoonesco. Oferece também diversas salas diferentes com inimigos dos mais variados tipos, seja na sua forma, seja nos seus ataques. Nesse aspecto, o jogo foi todo ele muito bem conseguido.

A componente sonora também está competente. Quem conhece os Minions vai achar piada, pois muitos dos nossos adversários emitem sons que me fizeram instantaneamente lembrar dos Minions. Já as músicas estão bem conseguidas, encaixando bem no jogo.

ReadySet Heroes tinha muito potencial, mas não conseguiu atingir as minhas expectativas. Não significa, porém, que mais tarde, com algumas actualizações, não melhore em certos pontos. Consegue ter diversos pontos positivos, mas a verdade é que a sensação de repetição, a falta de sensação de progressão e obviamente a falta de jogadores online, são os pontos que nos deixam mais reticentes em relação a este jogo.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorGuilty Gear: Novo personagem apresentado
Próximo artigoAnálise: Frostpunk: Console Edition
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.
analise-readyset-heroes<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Conceito simples</li> <li style="text-align: justify;">Comandos básicos para qualquer jogador</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Um pouco repetitivo</li> <li style="text-align: justify;">Não oferece sensação de progressão</li> <li style="text-align: justify;">Falta de jogadores no modo online</li> </ul>